terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O vandalismo não faz parte da sua viagem

Janela vandalizada em trem da Linha 10: Denuncie esse tipo de atitude
Por Diego Silva

Caros leitores, quem de vocês nunca sentiu certo desconforto ao viajar em trens que sofreram vandalismo? De fato, é desagradável você viajar em uma composição que foi atacada por marginais, que destroem o patrimônio público. Como é do conhecimento de todos vocês, eu viajo em todas as linhas da CPTM, conheço cada trem e cada problema. Recentemente, os trens da frota CAF 2100 foram para a revisão geral, ganhando sua merecida reforma, voltando praticamente novo. Todas as janelas novinhas, tudo modificado e aquele ar de trem novo. Em questão de dias, já surgem os primeiros riscos nas janelas, nos assentos, nos apoios...

O que leva uma pessoa a destruir aquilo que ela usa diariamente? Você, leitor, destroi o seu computador, de uso diário? Destroi a sua tv? O seu celular, quando tem rede, também é vandalizado? O trem, assim como todos esses exemplos, é para o nosso uso diário. Não existe qualquer justificativa para vandalizar o que é nosso. Paga-se caro para viajar na CPTM, convenhamos que R$ 2,90 é um preço salgado. Mas esse valor todo é revertido em serviço. Só para se ter ideia, um trem novo, da frota CAF 7000/7500 custou cerca de R$ 50 milhões cada um (contendo oito carros). Cada janela que é vandalizada custa alguns milhares de reais para a CPTM. E de onde vem esse apoio financeiro? Das passagens. O sistema ainda não se paga, como ocorre no Metrô, mas a Companhia tenta fazer tudo para manter um bom padrão de viagem para você, usuário e leitor.

Se você presenciar algum ato de vandalismo, impeça. Se preferir, desembarque do trem e avise a segurança, que as medidas serão tomadas. Preserve o que é seu, pois o trem é de todos nós. É um  pequeno gesto que garante a segurança e o conforto de todos. Lembre-se sempre: Boas atitudes geram Boas Viagens!

7 comentários:

  1. E o pior é que a frota 2100 os vagabundos dizem ser um prato cheio por causa das amplas janelas e portas, dizem que fica mais visível... uma pena naquela que, na minha opinião, é a melhor frota da CPTM entre as composições de 6 vagões...

    ResponderExcluir
  2. Caro Diego, outro fator que me deixa Revoltado e um fato quase que cotidiano, os proprios segurancas da estacao segurando portas para que passageiros apressados possam embarcar. Um erro; Dado que não e legal essa pratica que acaba atrasanso os trens, principalmente na linha 7 rubi. Ja chegeui a presenciar e estar em um trens que teve suas portas seguradas por masi de um minuto a espera dos "atrasados" e o autor foi um seguranca da estacao. Alem do que esta atitude pode provocar avarias na composicao, e prejudicando ainda mais a viagem. Caro Blogueiro nao sei o que voce acha a respeito disso, mas considero vandalismo, e o que e pior, um vandalismo praticado por que deveria defender o patrimonio da cptm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro, segurança terceirzada. esse pessoal da vanguarda, nacional, powder é tudo banana. tem que colocar os PF, da farda marrom, aí eu quero ver. e descer a madeira em quem risca o trem e ouve funk no celular. mané direitos humanos, vagabundo merece borrachada na cabeça.

      Excluir
  3. você ainda acha que adiante denunciar??? sms denuncia só serve pra a gente gastar crédito pq nada acontece, e se vc desembarcar pra denunciar, vc só esta perdendo tempo de esperar o proximo trem pra prosseguir viagem, pq denunciar pessoalmente tb nao adianda nada, os seguranças sao piores que os maloqueiros que infernizam no trem. A segurança da cptm tem q acabar e começar outra com gente que presta, e depois sim se preocupar com os maloqueiros. Viu que um cara ta mal vestido e tem cara de que nao presta, pára e revista. Viu com radinho ligado, expulça do trem e pronto. SMS denuncia só serve pra verem quantos idiotas mandam mensagem pra eles achando que vai adiantar. Mesma coisa as cameras do 7000.....só servem pra gravar, pq nao tem ninguem assistindo na hora....só serve pra gravar e depois mostrar nos noticiarios que a cptm tem cameras de segurança e isso ajuda a combater os marginais. Tem gente que fuma todo tipo de droga dentro do 7000 e nada acontece na proxima estação. As cameras servem pra alguma coisa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é logico que serve pra gravar, se der ocorrencia é só ir e puxar a imagem. ou voce acha que alguem vai ficar observado 8 carros em mais de 40 composiçoes ???

      é cada um que aparece aqui ...

      Excluir
  4. ISSO É O FIM!!! Por essas e outras que o transporte ferroviario engatnha em SP.
    Diego, vc sabe sobre a estação Campos Elisios ou Bom Retiro? Ela vai existir mesmo? Seria uma boa se exxistisee e fosse a integração das linhas Rubi e Diamante.
    PÁRABENS pelo tabalho

    ResponderExcluir
  5. o governo do estado e sua mania de terceirizar tudo, deixa nas mãos de bananas a segurança da ferrovia.

    o PSDB foi o responsavel pelo surgimento do PSDB, agora voces acham que eles vão cuidar da ferrovia?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores