segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Trens do ABC ganham 51 mil novos usuários

Trem série 2100 - Rio Grande da Serra
Fonte: BAND

Os trens que atendem ao ABC, município de São Paulo, receberam desde a inauguração da Estação Tamanduateí de Metrô, em setembro de 2010, 51 mil novos usuários por dia. O crescimento chega a 15% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foram 389 mil passageiros por dia útil ano passado e 338 mil em 2010.

O crescimento na Linha 10 - Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga ABC à capital, é maior que nas linhas municipais da região, mas ainda menor que o da frota de veículos. Os ônibus em São Caetano, por exemplo, receberam 5% mais passageiros.

Santo André teve queda de 0,6% no fluxo de pessoas. O transporte individual, porém, continua a ser campeão no crescimento de adeptos. Foram 18% mais veículos no ABC entre 2010 e 2011, o equivalente a 218 mil novas unidades.

Tamanduateí

Desde setembro de 2010, a Estação Tamanduteí de Metrô passou a ser a mais próxima ao ABC. O tempo de viagem para quem segue da estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, até a estação Brigadeiro do Metrô, na capital, passou de uma hora para 37 minutos com a nova estação.  A Linha 2 - Verde, onde está localizada a parada, é projetada desde 1991.

A urbanista e professora da UFABC (Universidade Federal do ABC) Silvana Zioni afirma que o crescimento expressivo de usuários de trem mostra como poucas mudanças trazem grandes impactos no transporte público.

“Se a gente pensar que a ligação já existia, mesmo que precariamente, percebe que melhoria relativamente pequena, como uma estação a mais, foi tão poderosa.”

Silvana diz que a diminuição de tempo no intervalo dos trens pode ajudar a levar mais pessoas a optarem pelo transporte. “A cada um trem que chega, já passaram três metrôs. Isso pode ser melhorado”, afirmou.

3 comentários:

  1. Pois é, essa chegada de 51 mil novos usuários deveria ocasionar o retorno da Linha 10 a Luz.

    ResponderExcluir
  2. Diego Fernando a linha 10, assim como a linha 11 deveriam ter como estação terminal a Barra Funda, e isso tecnicamente não é difícil... basta ver a quantidade de plataformas sem utilização na Barra Funda!!!

    Na estação Tamanduateí existe um tratamento diferenciado por parte da CPTM, onde sempre anunciam quando o trem parte da estação Ipiranga sentido Rio Grande da Serra ou quando parte da estação São Caetano no sentido Luz, coisa que não existe nas demais estações da malha da CPTM.

    A linha 10-Turquesa é a que mais sofre na época das chuvas de verão por causa de um córrego que passa logo abaixo da estação Santo André... já passou da hora de corrigirem isso se quiserem de fato implantarem uma linha como o Expresso ABC!!!

    ResponderExcluir
  3. O correto, seria a Linha - 10 Turquesa (Rio Grande da Serra), inicializar e ou terminar na Estação Barra Funda. E as linhas 07 (Francisco Morato - Jundiaí) e 11 (Guaianazes - Estudantes), finalizarem na Estação Brás, como era num passado não muiito distante, antes da reforma da estação Luz.
    Ou então, outra opção seria as Linhas 07 (Francisco Morato - Jundiaí) 10 (Rio Grande da Serra) e 11 (Guaianazes - Estudantes) finalizarem e ou iniciarem todas no Terminal Intermodal Barra Funda, que tem diversas plataformas disponíves e amplo espaço, para comportar estas linhas e a circulação de seus passageiros.

    O QUE NÃO PODE, É LINHA DE TREM METROPOLITANO TENDO COMO DESTINO TERMINAL E DE RETORNO AOS SEUS DESTINOS, A ESTAÇÃO LUZ, QUE NÃO FOI PROJETADA PARA SER ESTAÇÃO TERMINAL DE TRENS URBANOS.
    ESTA ESTAÇÃO, ERA TERMINAL E OU INÍCIO APENAS PARA OS TRENS DE PASSAGEIROS DE LONGO PERCURSO, QUE UTILIZAVAM AS PLATAFORMAS LATERAIS (01) E (04), ANTES DA DESATIVAÇÃO DESTE SERVIÇO, EM DECORRENCIA DA LIQUIDAÇÃO DAS RFFSA E FEPASA.
    NAQUELA ÉPOCA, OS TRENS URBANOS APENAS PASSAVAM PELA ESTAÇÃO LUZ, UTILIZANDO A PLATAFORMA CENTRAL (02 - 03).

    QUE HOJE A LINHA (10) E LINHA (11), OU AS LINHAS (10) E (07), FOSSEM DE PASSAGEM PELAS PLATAFORMAS 01, 02 E 03, 04 Á CASA SENTIDO RESPECTIVAMENTE. MAS APENAS DE PASSAGEM POR ESTA ESTAÇÃO!!!

    A Estação Luz, precisa voltar a ser como era antes;
    APENAS ESTAÇÃO DE PASSAGEM AOS TRENS URBANOS!

    Eliminaria as baldeações ao meio do trajeto de muitas pessoas, diminuindo por consequência a alta demanda de passageiros que circulam diariamenmte por esta estação, que não tem a nescessidade de desembarcar e embarcar na mesma pra continuar aos seus destinos, congestionando as plataformas. Ja que estão só de passagem e não saem ou entram no sistema metroferroviário, pelas portas desta estação.

    "ALÔ SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS; VAMOS REVER O ATUAL MODELO OPERACIONAL PARA AS LINHAS DA CPTM EM LUZ, QUE GERA BALDEAÇÕES E TRANSTORNO AOS SEUS PASSAGEIROS!!!"

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores