terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Alstom irá fornecer 9 trens de oito carros para o Expresso Leste

Primeiro projeto que foi divulgado sobre o novo trem série 9000
Fonte: Alstom

A Alstom venceu a licitação pública e assinou o contrato para o fornecimento de 9 trens (72 carros), para a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Os trens foram desenvolvidos estão sendo fabricados na unidade da Alstom em São Paulo, no bairro da Lapa, que emprega atualmente mais de 800 pessoas. (Trens serão da série 9000)

A Alstom fornecerá à CPTM os trens de última geração METROPOLIS, com oito carros cada. Todos são equipados com ar condicionado, câmeras de segurança, detectores de fumaça e equipamentos que fornecem aos usuários informações como mapa de linha dinâmico para indicar cada parada. Além disso, todos possuem itens de acessibilidade segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre eles entrada apropriada para usuários de cadeira de rodas e sistema de fechamento de portas com sinal luminoso para os deficientes auditivos. 

Os carros terão ainda acesso contínuo de um carro para o outro, conhecido como gangway, que possibilita que um passageiro possa ir internamente do primeiro até o oitavo carro, com maior aproveitamento do espaço. 

“A Alstom possui tradição no fornecimento de trens para a cidade de São Paulo e ficamos muito felizes com este novo contrato que acaba de ser assinado, uma vez que teremos oportunidade de continuar trabalhando, com tecnologia e mão-de-obra brasileiras, para que a população da cidade tenha cada vez mais um transporte de qualidade com conforto e segurança”, declara Ramon Fondevila, Diretor Geral do Setor Transporte da Alstom no Brasil. 

Os trens serão utilizados na linha 11, conhecida como Expresso Leste, que vai da Estação da Luz à Estudantes, com 50,8 km de extensão, e transporta em média 521 mil passageiros de segunda à sexta-feira. As entregas devem ocorrer entre o 18º e 22º mês de contrato. 

Sobre a Alstom 
A Alstom é líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, e referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. 

A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra-alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e da integração de fontes de energia renováveis à rede. 

O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010 (sem considerar o setor de Transmissão de Energia, recentemente agregado ao Grupo). 

No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos e conta com 5.000 funcionários diretos que trabalham em sete unidades instaladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia. Em 2011, a empresa terá sua 8ª unidade no País, no Estado da Bahia.

9 comentários:

  1. Mau vejo a hora de o 1 9000 comecar a rodar. Tava lembrando dos cofesbras 2070 qdo foram fabricados em 2008 eu lembro que eles fikavam fazendo testes nakela linha de tras da estacao piqueri.ai eles iam por akela linha ate bem perto da estacao pirituba e voltavam.eu lembro que na epoca estavam arrancando os plasticos dos bancos.fazendo todos os testes de portas e td mais.eu morava no predio de frente pra estacao.era mto legal.espero que com os 9000 seja assim tbm.ai tbm vou acompanhar os testes deles tbm.afinal akela linha de traz do piqueri e a linha de testes da alstom e ainda tenho mtos amigos que moram la.vai ser bom tbm pra tira fts do 9000 la.

    ResponderExcluir
  2. Realmente eu lembro disso.passava por ali e smp via os 2070 no piqueri.na epoca ate xeguei a acreditar que seriam os novos trens da linha 7... Doce ilusao rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Diego, uma sugestão ao seus blogs: Por que não calocar uma ferramenta aonde o visitante possa cadastrar seu e-mail e receber as atualizações automaticamente, como uma newsletter? Visto que seria mais vantojoso pro visitante ficar sabendo o que foi postado ao invés de entrar no site de tempos em tempos para saber se há uma nova postagem? Fica aí a idéia... Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão. Foi acatada e já está disponível o novo serviço para os leitores.

      Excluir
  4. Há muito tempo, abri o site da CPTM, onde constava um edital do trem que seria o 9000 e tinha a previsão de entregar o primeiro deles em dezembro de 2010. Mais um elefante branco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que as entregas da CAF atrasaram, existe um cronograma para entregar trens. O primeiro da frota 9000 está próximo de ser finalizado na Alstom.

      Excluir
    2. Ok, Diego, obrigado... todos 9000 serão Alstom, certo? E que venham, no metrô o Alstom Frota G (ou A 16) é um dos trens preferidos dos operadores hoje, que os 9000 sejam um sucesso, assim espero...!

      Excluir
  5. alguém pode me responder se os trens da serie 2000 do EL vão entrar em operação na linha 9 esmeralda?

    ResponderExcluir
  6. os trens serie 2000 ainda estão sendo discutidos para ir para a linha 9 esmeralda, na minha opinião esses trens deveriam sair do EL principalmente por causa de sus portas.
    Lembro de uma vez não faz muito tempo eu estava andando de bicicleta e ao longe vi 2 trens parados perto da estação patriarca. ao que fui perceber tinha um trem com problemas, entrei na antiga estação desativada e perguntei oque tinha acontecido, um dos passageiros tinha passado mal e o trem não tinha parado, então o operador falou que os passageiros chutaram a porta em que ela amaçou e abriu e não estava mais fechando por estar uns 20cm para fora do trem, então passou outro 2000 na linha contraria e passou com velocidade reduzida e continuou seu trajeto . os passageiros só foram recebidos com um trem serie 7000 sem passageiros, todos entraram e seguiram viajem nele

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores