segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Audiência pública vai debater volta dos trens a Estação da Luz

Trens da Linha 10 seguem somente até Brás
Fonte: STEFZS


A Câmara Municipal de Santo André foi o local escolhido para a realização da audiência pública que vai debater, na segunda-feira (27/2), a partir das 18h, as mudanças operacionais ocorridas na Linha 10, Turquesa, que recentemente deixou de transportar os passageiros até a Estação da Luz, determinando o Brás como estação final. A informação é do deputado Donisete Braga.

Segundo ele, representantes da empresa, da secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e do Consórcio Intermunicipal do ABC estarão presentes, além de lideranças regionais. Na semana passada (7/2), o parlamentar participou de reunião na secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano quando se decidiu pela realização desta audiência.

“Tirar a linha 10 da estação da Luz foi uma medida que impactou a rotina de milhares de usuários. A audiência é uma oportunidade para ouvir os usuários e também apresentar o que vem sendo feito para melhorar o transporte público na região, como modernização das estações, implantação do Expresso ABC e da Linha 18 (bronze), do Metrô, acessibilidade, construção do viaduto Capuava, entre outras. a população precisa conhecer o cronograma destas obras”, explicou o deputado.

Investindo menos
Por outro lado, levantamento no Sistema de Acompanhamento da Execução do Orçamento (Sigeo) mostra que entre 2008 e 2011 praticamente todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram cortes de recursos.

Somente em 2011, deixaram de ser aplicados R$ 242 milhões, ou seja, 31,4% menos que no ano anterior. Houve também cortes na compra de trens para a CPTM e o Metrô, que tiveram redução de 56% em relação a 2010. Os valores gastos caíram de R$ 684 milhões para apenas R$ 260 milhões.

8 comentários:

  1. Nós conhecemos e entendemos que a CPTM possui suas necessidades operacionais. Após a chegada da Linha 4 do metrô à Luz, o tráfego de pessoas se intensificou de forma sistemática.
    Entretanto, tirar o acesso da linha 10 à Luz mexeu com a vida de muitas pessoas. Cabe avaliar democraticamente pessoas beneficiadas X prejudicadas. Abraço.

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  2. Nós conhecemos e entendemos que a CPTM possui suas necessidades operacionais. Após a chegada da Linha 4 do metrô à Luz, o tráfego de pessoas se intensificou de forma sistemática.
    Entretanto, tirar o acesso da linha 10 à Luz mexeu com a vida de muitas pessoas. Cabe avaliar democraticamente pessoas beneficiadas X prejudicadas. Abraço.

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  3. Tendo em vista que o limite de passageiros da estação Luz que foi projetada no século retrasado.

    Para receber 20 mil pessoas/ dia

    E hoje recebe 500 mil pessoas dias.

    Para a segurança de todos foram tomadas as medidas certas.

    Assim como será necessario ainda retirar a linha 7 da Luz também.

    pois não comporta a quantidade de passageiros.

    Para verificar a saturação basta ver a foto a seguir.

    http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAK8SQ2NabC1A3CQp9XWLCzbxVrN_S6Wy-5fBrwa9C_7oi4BzuGNDqmVuuTykY_uf9YWS4Ng8EJ67HRAYQB14-BsAm1T1UMHwx_xb_NE9f6R4QIGai-clZvoI.jpg

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  4. Ah tah.retirar a linha 7 da luz e ai kem vem da zona oeste vai fazer cm para xegar a luz e/ou ir pra zona leste ou o abc? Ja falei em outra maria. A solucao e mandar as linhas 10 e 11 para a b funda kct e fazer a linha 7 ai sim fazer ponto final na b funda tbm.pq ai sim os usuarios da linha 7 teriam 2 opcoes para subir para a luz ou bras.os usuarios da linha 3 vermelha tbm agradeceriam pois teriam 2 opcoes para zona leste e assim dividiriam melhor a demanda das 2 linhas.e uma solucao tao simples mais e tao dificil de fazer neh...aff a cptm ta cd dia mais pensando pekeno.daki uns dias vira supervia...as vezes eu fico pensando se esse lixo desse M.bandeira n era presidente da supervia viu...so faz merda.

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  5. eu descordo a linha 7 tem que permanecer na Luz já não bastou a Linha 7 ter perdido a Estação Brás pro Expresso Leste ai vai ficar mais injusto ainda pros usuarios da Linha 7 perder mais uma estação na minha opnião ficou muito melhor e acho que não vai suportar tanta gente e não são eles que tem que resolver se a linha 7 vai ficar ou não na Luz e acho que essa assembléia não vai dar em nada e se for o caso as 2 linhas 7 e 10 estão empatadas com 13 estações ou só se levar o Expresso Leste pra Barra Funda pra resolver esse dilema.

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  6. Não desviem do foco. Ninguém falou em remover a Linha 7 da Luz, e sim em retornar a Linha 10 para lá.

    Reforço que do ponto de vista da Linha 7, a mudança foi benéfica, até certo ponto. Foi retirada uma opção, tanto para os usuários da Linha 10 quanto para os da Linha 7 e demais linhas atendidas pela estação Luz.

    "Melhorou" o embarque sim, mas o embarque já era caótico a muito tempo, e não só na Luz. Isso mostra que a intenção por trás dessa atitude era cortar custos, e não desafogar a estação ou melhorar o embarque - até porque, na prática não desafogou a estação, visto que quem necessita descer na Luz ainda vai para lá, as únicas pessoas que talvez deixaram de passar pela Luz são os usuários que a utilizavam apenas para integração.

    Outras medidas podiam ter sido tomadas, sem que se removessem uma opção. Essas alternativas já foram discutidas exaustivamente nos comentários do Blog. E mesmo que essas alternativas não fossem viáveis a curto prazo - e muito provavelmente não são de fato - sendo realmente necessária a remoção da Linha 10, poderiam ter agido com mais transparência e sem gastar dinheiro público numa obra que não está sendo utilizada.

    A própria matéria mostra que houve cortes nos investimentos tanto na CPTM quanto no Metrô. Se vocês derem uma olhada nos últimos artigos do blog, verão que a maioria são sobre tragédias. Com tantas áreas pra se investir, se melhorar, gastam dinheiro numa obra que não será utilizada?

    A Luz está superlotada sim, e isso não é de hoje. Porque só agora decidiram "resolver" o problema? Essa atitude, mais as obras de melhoria e manutenção atrasadas, mais os constantes acidentes e vários outros problemas mostram que a CPTM está regredindo. Pensando em cortar custos, não importando quais consequências isso trará.

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  7. Mais uma audiencia publica em que o Governo finge se preocupar com o que a população pensa e com seus problemas, e que no final não vai dar em nada... técnica mais manjada de gestão pública... estou é cheio dessa palhaçada.

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