quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Consórcio negocia retorno da Linha 10 à estação Luz

Trens série 2100 - Estação Luz
Fonte: STEFZS

O destino final da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Rio Grande da Serra à Capital, será tema de reunião entre a empresa e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC na terça-feira. O presidente da entidade e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), irá reivindicar a reinclusão da Estação Luz no itinerário. No mês passado, a CPTM confirmou que os trens que atendem a linha iriam ter a Estação Brás como ponto final de forma definitiva.

Na avaliação de Reali, a mudança no trajeto prejudicou os usuários da região, principalmente os que têm de fazer baldeação para acessar a Linha 1-Azul do Metrô (Jabaquara-Tucuruvi). Com a alteração, o passageiro precisa desembarcar no Brás e fazer conexão na Linha 11-Coral da CPTM (Luz-Guaianazes), que compõe o Expresso Leste. "Não dá para fazer essa baldeação pela Linha 11. É muito cheia", garante Reali.

Para justificar a mudança definitiva, a CPTM afirma que 55,7% dos usuários avaliam que, após o encurtamento da linha, o serviço prestado é ótimo ou bom. "Queremos ter acesso a essa pesquisa e aos demais dados técnicos para que possamos ter mais embasamento nas solicitações", pondera o petista.

A CPTM informa que tomou a decisão por conta da superlotação na Estação Luz, por onde circulam diariamente cerca de 465 mil pessoas. Por esse motivo, Reali teme que o terminal não volte a ter ligação direta com a região. "Eu, sendo franco, sou um pouco cético. Temos um problema operacional, que é o volume muito grande de passageiros. E isso aumentou muito depois da inauguração da Linha 4-Amarela do Metrô."

O petista também questiona os motivos de a linha que atende ao Grande ABC ter sido escolhida para o corte. "A linha que vem de Jundiaí passa pela Estação Barra Funda. Por que não fizeram o trem parar lá? Eles escolheram uma linha em detrimento da outra", diz o mandátario, referindo-se à Linha 7-Rubi.

Histórico

A Estação Brás passou a ser o último ponto da Linha 10-Turquesa em agosto. Até então, a mudança seria temporária, em função de obras de modernização da via férrea. Após a conclusão dos serviços, porém, o antigo trajeto não foi retomado.

A modificação gerou insatisfação por parte de passageiros dos trens ouvidos pelo Diário. O tempo de viagem até a Linha 1-Azul, segundo usuários, teve acréscimo de até meia hora nos horários de pico. Outra opção é acessar a Linha Norte-Sul por meio da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Mariana), na Estação Tamanduateí.

13 comentários:

  1. Para a Linha 7 ficou realmente bem melhor, principalmente agora que voltou as aulas, a estação é muito cheia, e seria uma decisão quase suicida deixar a L7 novamente com uma plataforma. Sobre o que disse o Senhor Mário Reali, não concordo em parar a L7 na Barra Funda, só teríamos uma opção de metrô, ao contrário da L10 que tem 2. A linha 7 também diminuiu aquelas paradas infernais antes de entrar na Luz, já cheguei a ficar 20 minutos parado esperando os trens da frente Entrar, Parar, Desembarcar,Embarcar, Sair.

    ResponderExcluir
  2. o que o Mario Reali disse é inadmissivel a linha 7 Rubi tem que continuar sim na Luz porque seria mais uma estação a menos antes a linha 7 antes linha A Marrom ia até a estação Brás e perdeu uma estação hoje está na Luz atualmente, e sinceramente acho que ficou bem melhor a Linha 7 e Linha 11 terem 2 plataformas de embarque e desembarque pelo menos não tem mais tumulto sobre a Linha 10 voltar para luz eu perdi as esperanças.

    ResponderExcluir
  3. Que linha 7 em Barra Funda o que... Será que não viram o caos que ficou na estação Barra Funda depois que o trecho Luz <---> Barra funda ficou interrompido? E quem se não fosse a linha 7 faria o esse trecho??? Isso é burrice, a linha 7 leva muito mais passageiros para a Luz que a linha 10

    ResponderExcluir
  4. ...Primeiro que os trens que prometeram para nós, não tem nem 1/4 em circulação, segundo: duas estações vão atrasar quatro anos (que vergonha) e agora querem tirar uma estação importante para a L7... Vê se pode uma coisa dessas...

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a CPTM em repensar essa atitude tomata espero que a linha 10 realmente volte a estação LUZ, mais tambem sei que o movimento aumentou muito depois da linha amarela, entendo que restringir a linha L7 ate a barrafunda vai gerar o mesmo desconforto que foi para os da L10, o Ideal é que a L10 ultilize a antiga plataforma da LUZ que pode ser reformada caso esteja em mas condições e tambem que a linha se estenda a Barra funda evitando o desenbarque de alguns passageiros na LUZ.

    ResponderExcluir
  6. entao,pra mim se a linha 7 fizesse ponto final na B FUNDA e a cptm trouxesse as linhas 10 e 11 para a B FUNDA tbm seria bem mais interessante pq os usuarios da linha 7 teriam 2 opçoes diretas para a luz e bras,os usuarios que tem destino a zona leste teriam mais 1 opçao de transporte e desafogariam a linha 3 vermelha sem falar que seria um belo terminal para as linhas 7,8,10 e 11 da cptm, antigamente essas linhas faziam ponto final na B FUNDA.ouvi mtas historias sobre essa epoca, nao é a toa q a B.FUNDA tem umas 10 plataformas neh.era um mega terminal e cabe tranquilamente todas as linhas la,alias da até 2 plataformas pra cada linha,sem falar que antigamente a linha 10 (antiga linha D) fazia ponto final em pirituba e na outra extremidade era paranapiacaba,keria ter pego os trens na cptm nessa epoca fazendo este percurso,aposto q deveria ser legal fazer essa viagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com o Tarcisio, a Barra Funda tem 4 plataformas vagas, não se trata de prejudicar a linha 7. O Bras não tem suporte pra receber a L7, mas a Barra Funda tem sim suporte pra receber a L10 E L11. Por se tratar de uma integração CENTRAL. duas linhas circulando entre Bras e Barra Funda, parece o mais sensato sim. Quanto a o minimo que a CPTM deveria fazer pela L7 é entregar os trens ao qual foi destinada a ela.

      Excluir
    2. Será que a CPTM não enxerga como uma melhora, poxa vida a estação CENTENARIA, não deveria servir de terminal, mas sim de passagem. com L10 E L11 finalizando na Barra Funda são duas opções sentido Barra Funda e duas opções sentido Brás. Olha que diferença. Até a L7 sai no lucro comparado a L10 que hoje só depende da L11 até o Brás. Usuarios da L7 teriam duas opções.

      Excluir
  7. Espero realmente que depois dessas novas conversas, nós usuários da linha 10 possamos ir até a estação da LUZ ou então fazer esta linha ir até a estação da Barra Funda. Entendo os usuários da linha 7, pois tbm sou usuária dessa linha e sei o quanto ficou melhor, mas estas pessoas tbm tem que entender que a linha 10 fazendo final na estação do Brás ficou um verdadeiro inferno para nós. Só para vcs terem idéia, na semana passada eu chequei a ficar 1 hora (2 dias da semana) esperando conseguir entrar em um trem na estação da LUZ sentido Guaianazes (cheguei na estação as 18:30 e só consegui entrar em um trem as 19:35, e no outro dia as 19:31) A plataforma estava tão lotada que as escadas rolantes pararam e os passageiros que estavm nestas escadas ficaram parados nela, não conseguiam chegar até a plataforma, estava um verdadeiro caos.

    ResponderExcluir
  8. Antigamente esses trens, vinham de Francisco Morato, Pirituba, até Rio Grande da Serra e muitos iam até Paranapiacaba.
    A Estação da Luz servia apenas para embarque e desembarque de passageiros, ou melhor, a Estação da Luz servia apenas de passagem dos trens.
    Daí então fizeram da Estação da Luz ponto final de quem vinha de Rio Grande da Serra. Quer dizer encurtaram o percurso de quem fazia uso desses trens da Lapa, Pirituba, Caieiras e assim por diante.
    Devido tais mudanças o passageiro fazia transferência na Luz para ir a região do ABC.
    Agora tiraram esses trens também da Luz, COISA ABSURDA!
    Com tal mudança, ficou um verdadeiro transtorno ter que se fazer baldeações com os trens que vem da Zona Leste.
    Moral da história: As coisas em vez de progredirem e melhorarem pioram para os usuários da tal linha.

    ResponderExcluir
  9. Ola boa noite! Foi publicado hoje que a CPTM descarta qualquer possibilidade de volta da linha 10 para a estação Luz... continuo achando isso um absurdo e não consigo ver a melhoria para o sistema. Pra mim, acontece o seguinte:
    Linha 7: O embarque na luz melhorou com as 2 plataformas, porém quem precisa ir para o ABC agora faz mais uma baldeação e vice versa;
    Linha 11: No brás o trem ja chega lotado e o desembarque ja era um transtorno, agora piorou ainda mais pois os usuários da linha 10 precisam embarcar. E outra, quem desembarca na luz para embarcar pra Fco. Morato também tem reclamado pois agora é necessário aguardar 15min pra conseguir descer as escadas e subir do outro lado.
    Linha 10: Não preciso nem falar né?
    Resumindo: Nunca vou concordar com isso e apoio a iniciativa do consorcio.

    ResponderExcluir
  10. Até q eu concordo com a CPTM, a linha 10 não tem q voltar para a Luz, ela tem q voltar para a Barra Funda! Utilizando a Luz apenas como parada, e o Expresso Leste tbm poderia ter a Barra Funda como terminal!

    ResponderExcluir
  11. A linha 7 realmente melhorou, contudo no bras no horario de pico virou uma palhaçada. Pegar metro no horario de pico nao tem condicoes, pegar o trem pra luz, um reality show "sobreviventes" isso e cobrir o sol com a peneira. O que tem de ser feito e tombar aquela estacao da luz de duas plataformas e a julio prestes "estação fantasma" e fazer um terminal no terreno moinho, aquele que pegou fogo, onde estava aquele projeto do terminal bom retiro? sobrou poucas moradias la devido ao incendio, e so transferir o pessoal para o cdhu e acabar com essa palhaçada de pagar 3 contos para ser torturado dentro de um trem. Outro fator de extrema importancia é a sacanagem que cptm fez na plataforma da barra funda do trem linha 7 que vem da luz, uma escada rolante que quase nunca funciona para 3000 usuarios em cada desembarque, isso ja não é desrespeito e tirar um sarro da cara do povo e digo que a cptm ta dando muita sorte do pessoal nao se revoltar principalmente no horario de pico. trem linha 11 e 10 para barra funda já.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores