terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CPTM abre vagas para maquinista, além de cadastro de reserva

Vagas para maquinista e cadastro reserva
Fonte: CPTM

A CPTM, no uso de suas atribuições, abriu 3 vagas mais o cadastro de reserva para maquinistas. A prova teórica, será aplicada no dia 1º de abril (não, não é nenhuma pegadinha), abragendo a língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. Os candidatos deverão ter o ensino médio completo, além de um curso de eletricidade básica (mínimo de 40 horas).

O edital já pode ser conferido diretamente no site da CPTM, através deste link: http://www.cptm.sp.gov.br/E_CONCURSOPUBL/Arquivos/001_2012_MaquinistaEdital.pdf

As inscrições terão início no dia 18 de fevereiro, tendo seu encerramento em 08 de março. Leiam atentamente as instruções do edital. A taxa de inscrição é de R$ 15,60.

26 comentários:

  1. com td a ctz desse mundo eu to dentro,1 dessas vagas é minha

    ResponderExcluir
  2. Caramba so 3 vagas...to ate vendo...cm vai ser concorrido.diego esse vai ser o uniko concurso de makinista desse ano? Esperava q fosse pelo menos umas 40 vagas ou mais cm smp e mew.agr 3? Kct.msm assim vou tentar neh vai que....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me passaram, somente essas 3 vagas.

      Excluir
  3. É obrigado ter esse curso de eletricidade?Parece que sim né..
    Eu queria fazer esse concurso mais não tenho esse curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, a empresa exige que o candidato aprovado tenha as 40 horas de eletricidade básica. Isso é pré-requisito. Procure um curso rápido, caso queira prestar o concurso.

      Excluir
  4. Kleber, não se desespere. Normalmente a empresa divulga um número reduzido de vagas por questões administrativas, mas em geral o número de vagas costuma ser maior. No último concurso foram abertas apenas 60 vagas, porém foram chamados, acredite, mais de mil. Claro, não sei quantos foram contratados.
    Gabriel Crestani, é indispensável o curso de elétrica, com no mínimo 40 horas. Você pode se inscrever e até fazer a prova sem ter o curso, mas se for chamado e no dia de apresentar documentação não tiver o certificado você perde a vaga. Aliás, se faltar qualquer documento, sem chance, eles não dão mole.
    Boa sorte a todos. Preparem-se. Nos vemos "no trecho"! kkkk Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Paulo! Nos vemos no trecho, com toda certeza =)

      Excluir
  5. Opa valew paulo fico mais confiante.vou estudar pra kct desde ja e vou fazer oq puder pra passar nesse concurso.dizem que oq mais pega e a entrevista cm a psicologa e o exame medico.to apreenssivo mais com isso.na prova eu me garanto e os docs tao td em dia...mais se tiver de ser sera.vou tentar qtas vezes for ate eu passar.

    ResponderExcluir
  6. A entrevista com a psicóloga realmente "pega". Muitos colegas passaram na prova e na análise psicológica não. Não sei os critérios, mas tem que ter fé em Deus e sorte nessa hora, pois os motivos não são alegados.
    No exame médico eles avaliam IMC e a vista. Já marquei oftalmo pra deixar meus olhos em ordem kkkkk
    Agora colegas, inclusive nosso amigo Diego, tenho dúvidas sobre o curso de elétrica, pois há muitas ofertas e como saber se tais instituições são válidas?
    Ouvi dizer do INED lá na Marechal Deodoro e claro, o Senai (este mais demorado). Mas será que outras são aceitas?
    Perguntei ao RH mas nem eles sabem dizer. Se alguém souber, favor publicar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha paulo eu perguntei no senai e tbm pra diversos maquinistas e os mesmos disseram que de todos este e o mais indicado ate porque tem o selo do imec exigido pela cptm.na epoca que eu perguntei quase todos os que perguntei fizeram la no senai.realmente e mais demorado mais...se vc axar em outro lugar neh q tenha este selo melhor.pq demora p abrir as inscricoes la.o meu eu fiz na turma de novembro do ano passado.1 mes de cursos e eram aulas so aos sabados.

      Excluir
  7. Pessoal, fiz um curso de Mecânico de Usinagem no SENAI e neste curso tive um módulo de Eletricidade Básica, com 80 hs. Será que conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, Paulo. Se você já tem o diploma do curso, onde consta que você cursou eletricidade por 80h, faça o concurso.

      Excluir
  8. SERA QUE O C.M.R.D.A TMB SERVE? TENHO ESSE CURSO O NR 10! E UM DE ELETRICIDADE BÁSICA!.VOU TENTAR NUM SOU MUITO BOM EM MATEMATICA NÃO MAS VOU TENTAR NÃO CUSTA NADA.

    ResponderExcluir
  9. Ola colegas prazer Felipe tbm fiz o concurso e peguei classificacao 600 tenho chances d ser chamado? ja fui ferroviario ate o final do passado 2011, nos trens d carga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurso de Maquinista, Felipe? Classificação 600, você está dentro... Só aguardar. Classificaram 815.

      Excluir
  10. Boa noite,

    Onde posso fazer o curso de Eletricidade básica que seja aceito no concurso?

    ResponderExcluir
  11. Encontrei essas modalidades de curso à distância:
    http://ibratep.com.br/site/?page_id=27

    http://www.institutodenver.com.br/curso-eletricidade.html

    http://www.cursosvirtuais.net/curso/eletricidade-basico-104.htm

    Será que são cursos válidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, faça o curso no INED (www.institutonacional.com.br). Fiz minha formação nessa escola, curso bom e de fácil aprendizado.

      Excluir
    2. Muito obrigado Diego.

      É certeza que o curso de Eletricidade básica do INED é válido para o concurso da CPTM?
      Será que serei convocado logo, pois fiquei em 636º?
      Espero que de tempo de fazer o curso.
      Estou ansioso de mais...

      Excluir
  12. Bom dia a todos!

    Está tendo formação de turma na IBratep para os sábados das 8h às 18h.
    Segundo a instituição, ela é reconhecida pelo MEC e essa informação constará no Certificado.
    Já está tendo curso intensivo para os candidatos da primeira chamada.

    http://ibratep.com.br/site/?page_id=6

    Atenciosamente,
    Daniel Paixão.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se o curso a distância é valido para o concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É válido, Aline. O meu foi semi-presencial...

      Excluir
  14. Olá, não queria ressuscitar o post e nem sei se alguem vai ler, mas meu IMC está em 32, entretanto, tenho outras especificações positivas, como tecnico em eletrica (2 anos) e uma boa avaliação no exame psicologico... Meu exame medico é depois de amanhã, venho fazendo dieta, mas ainda não alcancei a meta...
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, esse IMC tem sido o pesadelo de muita gente, inclusive o meu. Estou com IMC 32 também, correndo contra o tempo para me adequar. Já passei no médico e estou com uma dieta muito regrada para seguir. Te desejo sorte de todo coração, pois os médicos são muito rígidos. Estarei na mais sincera torcida para te darem mais algum tempo...

      Excluir

Seguidores