quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CPTM irá ampliar o pátio de Presidente Altino

Trem série 5000 - Pátio de Presidente Altino
Fonte: Revista Ferroviária

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai abrir licitação para a construção de um novo pátio com oficinas e instalações, em Presidente Altino, na zona Norte de Osasco.

O projeto faz parte dos planos de modernização do sistema ferroviário, que devem transformar as linhas de trem em uma espécie de “metrô de superfície”.

Na semana passada, a empresa realizou uma sessão pública para recebimento de propostas para execução do projeto, mas ainda não há previsão para abertura da licitação. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente emitiu, em 2009, a licença ambiental prévia para construção do novo galpão, e o projeto deverá ser executado em até de 2 anos e 6 meses.

O empreendimento terá 30 mil metros quadrados de edificações, que incluirá um galpão, de 15.500 metros quadrados, onde poderá ser realizada a revisão de até seis trens, simultaneamente; uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE); um depósito de inflamáveis; uma central de armazenamento de resíduos; entre outros espaços.

O projeto também prevê melhorias para as áreas utilizadas pelos funcionários da CPTM. Será criado um espaço, de 1.650 metros quadrados, para atender cerca de 450 empregados, com vestiários, sanitários, refeitório e área de lazer. Também será projetada uma área de 2.100 metros quadrados, onde será implantado um estacionamento para os empregados.

7 comentários:

  1. Há alguns dias estive olhando o projeto das novas oficinas. A área utilizada é local chamado "Pátio da Bolívia", onde hoje os trens da ALL descarregam algo parecido com areia.
    Será uma obra bem vinda para nós, pois com os novos trens série 8000 o espaço está ficando escasso.
    Entretanto tenho uma crítica, embasada com a experiência dos profissionais mais antigos de Altino. O novo patio da linha 8 não deveria ser aqui e sim nas extremidades, como o pátio de Jabaquara do metrô. Como na área central de São Paulo não há espaço, acredito que ficaria muito bom em Itapevi, próximo a Amador Bueno, onde há muito mais espaço.
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma área boa poderia ser a antiga fábrica de cimento em Itapevi,a Cimenrita.

      Excluir
  2. Concordo com o caro PAulo Farias, a construcao de un novo patio em itapevi seria masi viavel, sabendo que em Amador bueno, ha bastante espaco ocioso que podeira ser bem aproveittado, e com isso desafogaria consideralvente o ja saturado Patio de presidente Altino, e sem falar que podeira criar postos de trabalhos para a populacao local.

    ResponderExcluir
  3. Então amigo "O Arquiteto"...

    O pátio de Altino ficaria para servir a linha 9, pois está posicionado em um dos extremos da linha, uma vez que não se fala em expandi-la no lado oeste e sim no lado sul (Varginha) ou mais ao centro (Lapa).

    A região de Amador é muito ampla para tal implantação, ficando assim no extremo metropolitano oeste.

    Os possíveis trens para o interior (Sorocaba, Itu, etc) poderiam tanto partir de Amador como de São Paulo.

    A população dessa região tão carente seria beneficiada de forma sistemática.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo paulo estive pensando,realmente se fizessem um patio entre itapevi e amador bueno seria realmente interessante para a linha 8,seria um bom modo de desafogar presidente altino que ja esta saturado,assim cada linha teria sua oficina exclusiva sem falar como vc ja disse tbm poderia receber os possiveis trens regionais para itu,sorocaba,presidente prudente derrepente...e etc...mais outras alternativas tbm que estava pensando paulo é mesmo que nao fosse feito um patio para a linha 8 entre itapevi e amador bueno é fazer um patio para colocar esses trens que SUCATAS dos 5000 e 5500,esses outros trens antigos que ja nao funcionam a mto tempo,akeles vagoes de viagens e por ai vai,e ate tbm serveria para guardar os 8000 td la até iniciarem a operaçao,pq se esses que ja estao prontos continuarem la em hortolandia na CAF vai dar meeeerda pra cptm... ou em outras palavras = MULTA.alias seria um jeito tbm de concentrar tds esses ferros velhos que a cptm tem e ainda n deu um destino,ai pegava akeles 5500 que n rodam mais a mto tempo na linha 12,akeles monte de 1400,1600,5500 que estao na lapa,mais uns 1700 q tem la tbm q tbm n roda,ai qdo definir o futuro deles vai tirando de la...mesmo q n tenha oficina nd,so precisa ter as vias e a alimentaçao eletrica.ai o patio de altino iria sobraaaaaaaar espaço para os trens das linhas 8 e linha 9 e fikaria bem melhor em todos os sentidos,presidente altino teria até outro ar sem akele monte de ferro velho empilhados de tds os lados sem utilidade.

      Excluir
  4. Olá Tarcísio. Bela observação.

    Não digo pelos outros pátios porque pouco conheço, mas pelo menos aqui em Altino, a concentração de frota morta é espantosa. Desde vagões de carga até carros de longo percurso. Material irrecuperável e que infelizmente está se acabando com o tempo. Esse patrimônio deveria já sair daqui para a reciclagem. Entretanto, seria uma solução urgente se fossem colocados em uma área ampla, sem uso, para de lá seguirem rumo ao destino final.
    Hoje, 05/02/2012 chegou mais um série 8000. Não há mais lugar, e segundo falei com uma funcionária de Hortolândia, lá existem mais dez unidades prontas. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa tade caro paulo eu realmente vi esta unidade que xegou e pelas mh contas este dv ser o S9 8033-8036. Eu reparei tbm que os 8000 foram novamente adesivados com adesivos de 61 novo trem da cptm o 8001-8004.tirando o adesivo de 21 novo trem 2011 que estava do ano passado. O 8005-8008 com 62 novo trem o 8009-8012 com 63 novo trem e ai pulou 2 unidades.e vem o 8021-8024 com 64 novo trem.sendo que ontem vi o 8013-8016 e o 8017-8020 lado a lado no lavatorio de trens de altino.axei ate q iriam ser adesivados. E paulo sobre oq vc tinha comentado uma vez de talvez ter pulado algum trem.tenho ctz q nao pois ja vi TODOS os 9 unidades do 8000 ai em altino.inclusive xegando e sendo montadas. Talvez esses S4 e S5 seila.tenham tido algum defeito para terem sido pulados na adesivacao. Mais pelo que eu VI estao todos os 9 serie 8000 ai.oq eu keria perguntar.sera q essa adesivacao pode indicar q em breve teremos eles rodando na linha ou n tem nd a ver? Forte abraco e qq coisa me add ai no msn tarcisiodmx10@hotmail.com e a gnt se fala melhor.tenho mtas perguntas p te fazer. Falow

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores