terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CPTM irredutível. Linha 10 não voltará para a estação Luz

Trem série 2100 na estação Luz (Foto de Diego Silva)
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Texto de Ádamo Bazani

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos reiterou em audiência pública realizada na noite desta segunda-feira dia 27 de fevereiro de 2012 que as composições da linha 10 Turquesa que partem de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, continuarão indo apenas até a Estação Brás, excluindo a Estação da Luz dos serviços.

O presidente da CPTM, Manuel Bandeira, esteve na Câmara Municipal de Santo André, e não trouxe nenhuma esperança para a população do ABC Paulista que ainda acreditava no possível retorno.
Ele tentou justificar o encurtamento da linha dizendo que a medida foi para a segurança dos passageiros já que a Estação da Luz está sobrecarregada.
 
A Estação da Luz começou a receber no ano passado a demanda dos passageiros da linha 4 Amarela do Metrô, que parte do Butantã, na zona Oeste da Capital Paulista. Aliás, tem sido esta a característica da expansão do Metrô em São Paulo. Em vez de distribuir os serviços de melhor forma e criar mais pontos de integração, como foi realizado na estação Tamanduateí, as baldeações têm se concentrado em estações já saturadas, como Sé e a própria Luz. O tempo de viagem aumentou e o conforto diminui para os passageiros da linha 10.

Agora eles têm de desembarcar no Brás e para continuarem até a Luz devem pegar uma segunda linha de trem ou o Metrô da Linha 3 Vermelha, que são extremamente lotados.
Em agosto do ano passado, a linha foi encurtada sob a alegação de obras no trecho entre Brás e Luz, mas em janeiro a CPTM comunicou que a medida seria definitiva.

Num longo prazo, Manuel Bandeira disse que devem ocorrer inovações na linha 10 Turquesa. As estações da linha devem ser modernizadas, ficando no padrão da estação Tamanduateí, e ampliadas, já que as composições deverão ser aumentadas para 8 carros no lugar de 06 atualmente. Ele também prometeu reativar a estação Pirelli, em Santo André, por conta de novos empreendimentos no local, como torres de escritórios e residenciais no chamado Espaço Pirelli.

Manuel Bandeira disse que a linha 10 Turquesa será prolongada para a futura estação Bom Retiro, na região central de São Paulo. A maioria dos participantes da audiência pública saiu do encontro decepcionada com a posição da CPTM, considerada por alguns que estiveram presentes como arbitrária.

11 comentários:

  1. No que ele disse sobre a Luz está certo agora transformar o CAF 2100 num trem de 8 carros eu acho completamente absurdo porque esse trem é de 6 carros e se for adaptar vai diminuir a frota que atualmente são de 24 trens e sinceramente não vejo vantagem nenhuma aumentar para 8 carros que praticamente vai dar no mesmo e poderá ficar trens sem carro motor, seria mais vantagem encomendar com a Alstom ou CAF a compra desses trens de 8 carros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Celso, a ideia de fazer uma frota de 8 carros para a Linha 10 remonta na compra de novos trens. Não seria viável para a empresa adaptar mais dois carros por unidade em cada 2100, a começar que iria faltar trem. Para o horizonte 2015/2020, provavelmente teremos novos trens nessa linha.

      Excluir
  2. oque ele disse nao faz sentido,pois para sos trens chegarem até essa futura estaçao bom retiro que vai fikar entre a luz e a barra funda A MERDA DO TREM VAI TER Q PASSAR PELA LUZ,entao cm vai fazer? a linha 7 opera com 2 plataformas e a linha 11 tbm,vai inventar uma passagem por cima ? aff,sobre os 2100 operar com 8 carros axo que talvez eles decidam comprar os irmaos dos 2100 que operavam na espanha e foram aposentados recentemente como o diego silva ja mostrou em uma materia no final do ano passado,talvez seja isto ou entao desse lote de 55 trens ai que vai chegar sabesse la quando parte dele vai para a linha 10,visto que todos os novos trens sao de 8 carros cada...

    ResponderExcluir
  3. Acho mais provável que esses trens de 8 carros sejam trens novos, embora creio que ele só disse isso da boca pra fora. Assim como a promessa do Expresso ABC até Barra Funda e Linha 10 até a estação Bom Retiro.

    Por que tanta falta de transparência? Se falassem a verdade desde o início, não haveria toda essa novela. Agora querem justificar uma mentira com outras. Isso já tá cansando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, João! Serão trens novos, devem ser financiados em breve. Não boto muita fé nessa história de estação Bom Retiro, porque, se nos planos futuros, tivermos a Nova Luz, Bom Retiro seria coisa de 100 metros a frente.

      Excluir
  4. Eu acharia melhor se as linhas 10 e 11 fossem até Barra Funda, e a linha 7 até lá, pois assim nenhuma linha teria seu terminal na Luz, e facilitaria o acesso rapido entre Brás e Barra Funda, o que voce acha Diego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia de centralizar tudo em Palmeiras-Barra Funda é boa, porém, há de se considerar que aconteceria o que acontece hoje em Luz: lotação extrema.

      Excluir
  5. O texto está incorreto.

    Quem irá parar na estação BOM RETIRO é o EXPRESSO ABC.

    Que também fara parada na Luz.

    Previsão de funcionamento, até a Copa do Mundo.

    Daqui a pouco

    ResponderExcluir
  6. NOVAMENTE AVISANDO.

    Como ja esta noticiado

    em todos veculos de comunicação e blogs ferroviarios.

    O TREM QUE TERÁ PONTO FINAL NO BOM RETIRO É O EXPRESSO ABC.

    A estação São Caetano irá ser demolida em breve para construção da linha do expresso.

    ResponderExcluir
  7. Enquanto esse Expresso ABC não chega, e futuramente o Expresso Leste vai para a Barra Funda, então a CPTM poderia fazer o seguinte: levar hoje a Linha Turquesa e o Expresso Leste até a Barra Funda, e a Linha Rubi faria ponto final na Barra Funda, os usuarios da Linha Rubi poderiam utilizar três opções mais tranquilas para seguir ate a Luz: os trens do Expresso Leste, os Trens da Linha Turqueza e o Metro, quer por ser ponto final vai mais tranquilo, e em apenas 3 estações chega na REpublica podendo fazer baldeação para a Luz pela Linha Amarela, ja que os usuários da Linha Turqueza hoje com ponto final no Bras só contam com duas opções lotadas que é o Expresso Leste e o metro que vem da Zona Leste, embora pegando no Tamanduatei o tempo de viagem é muito demorado ate a Luz, depois com a inauguração do Expresso Leste voltaria o normal, a Turqueza no Bras, Expresso Leste Barra Funda e Rubi na Luz, sera que não seria mais viável esta opção??????

    ResponderExcluir
  8. po eu utilizava essa linha até a tamanduateí e eu vinha de francisco morato e a viagem toda levava 1 hora e 50 minutos
    hoje eu levo de 3 horas e meia a 4 horas pra chegar na tamanduateí decepção total

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores