sábado, 11 de fevereiro de 2012

Estação Luz terá mais saídas de passageiros

Estação Luz
Fonte: Revista Ferroviária / O Estado de São Paulo

Superlotada desde o fim do ano passado e instalada em um prédio tombado, a Estação Luz, no centro da capital paulista, deve passar por três mudanças significativas para não colocar em risco as estruturas históricas nem a segurança dos passageiros. E as obras devem começar no início do ano que vem.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o local foi planejado para receber cerca de 20 mil pessoas por dia, mas é usado por mais de 465 mil desde novembro do ano passado. Naquele mês, foi inaugurada a Linha 4-Amarela do Metrô.

A primeira obra - e mais urgente - é a abertura de mais saídas para os passageiros. "Vamos construir duas saídas novas para a Avenida Cásper Líbero", diz o secretário. Essas portas vão facilitar a passagem de usuários em uma das duas galerias subterrâneas que interligam as plataformas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) às Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô. Fernandes diz querer que as obras para a abertura das novas passagens estejam contratadas até o fim do ano.

A segunda alteração será o prolongamento do Expresso Leste - linha especial paralela à Linha 11-Coral da CPTM - até a Estação Barra Funda, na zona oeste, passando pela Luz. Com a mudança, parte dos usuários deixará de embarcar na Luz, o que deve desafogar a estação.

"Também vamos fazer o Expresso ABC chegar até a Barra Funda", diz o secretário. Essa linha, planejada para começar a funcionar até 2014, também tinha como ponto final previsto a Estação Luz. No entanto, a lotação na estação mudou os planos para o futuro ramal.

A situação da Luz até já havia provocado uma mudança na Linha 10-Turquesa, que liga São Paulo ao ABC. Antes com parada final na estação histórica, o ramal agora para no Brás, com integração com a Linha 3-Vermelha. "Com o Expresso ABC, essa região voltará a ter acesso direto à Luz", promete Fernandes.

Esteira. 
A terceira mudança (tida como mais "embrionária" pelo governo do Estado) será a construção de um túnel entre as Estações Luz e Júlio Prestes. As paradas estão a cerca de 400 metros uma da outra, mas não têm conexão. A ideia é fazer uma passagem com esteiras rolantes, que poderiam ser usadas especialmente por pessoas que queiram ir à Sala São Paulo (na Júlio Prestes) e ao Museu da Língua Portuguesa (na Luz).

5 comentários:

  1. Parece noticia de primeiro de abril! aushaushaush
    É meio utópico achar que algum dirigente leus os comentários de outras postagens, mas é essa sensação que passa. O problema é: quando isso será feito, e o que acontecerá com a Linha 7. Seria sacanagem tirar ela da Luz pra colocar o Expresso. Poderiam colocar na Júlio Prestes, já que essas estações serão interligadas, embora a notícia não fale sobre integração - podiam fazer os dois de uma vez né!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a L7 em Julio Prestes iria ser interessante APENAS SE TIVESSE CONEXAO COM A LUZ, apesar de ter que andar quase 1 km para poder chegar ao metro, seria uma boa opção

      Excluir
  2. Não sei se é só impressão minha, mas a distância entre a Luz e a Júlio Prestes parece ser a msm entre as estações Brás do Metrô e da CPTM. Acho q é só impressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Eduardo, também tenho essa impressão, mas como será subterrânea talvez pareça ser menor, assim como a estação Consolação da linha 2-Verde e a Paulista da linha 4-Amarela, ambas do Metrô... mas é como você mesmo disse: um tanto utópico tal idéia

      Excluir
  3. Axo q esta integracao da luz e julio prestes ja deveria ter sido feita a aaaaaaaaaanos assim seria mais uma opcao para os usuarios que vem do metro ou das linhas 10.11 e 12 e descem na luz sentido barra funda ou lapa e utilizam so a linha 7 no pico.cm essa integracao vai desafogar legal a linha 7.pq kem pega a linha 7 ate a b funda p fz transferencia p linha 8.ja vai fz direto na luz e julio p. E a julio p vai deixa d ser so uma estacao de viagem negativa pra se tornar uma das maiores estacoes de terminais integrados a luz

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores