segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Linha 9-Esmeralda é a mais bem avaliada, segundo pesquisa da ANTP

Trem série 7000 - estação Presidente Altino - Linha 9-Esmeralda
Fonte: Web Diário

A linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos),que vai de Osasco ao Grajaú, foi a melhor avaliada, entre as 7 que compõem o sistema ferroviário da Grande São Paulo, em pesquisa de qualidade divulgada esta semana pela Associação Nacional dos Transportes (ANTP).

De acordo com o levantamento, ela foi classificada como excelente ou boa por 69% dos entrevistados, atingindo ainda a melhor avaliação das últimas três edições, que foram de 67% em 2009 e 62% em 2010.

Já outra linha que corta a região, a 8 Diamante, que vai de Itapevi a Júlio Preste, ficou com a 5ª colocação entre as avaliações. Ela foi classificada como boa ou excelente por 47% dos usuários, repetindo índice de 2009 e baixando em relação aos 51% obtidos em 2010.

O levantamento envolveu usuários de trem, do Metrô e dos ônibus. Dentre eles, 18% consideraram os serviços de transporte público como bons; 41% como ruim e 41% como nem bom e nem ruim.
Os trens da CPTM tiveram ainda uma média de avaliação, nesta edição, de 3,3, repetindo os anos anteriores. O Metrô caiu de 3,9 para 3,7. E os ônibus metropolitanos caíram de 3,4 para 3,3.

Além disso, neste ano, 4% dos usuários consideram os trens excelentes, 43% bons, 30% regulares, 16% ruins e 5% péssimos. Na pesquisa anterior, os índices foram de 3% para excelente, 51% bom, 28% regular, 12% ruim e 6% péssimo.

Quanto às tarifas cobradas nos trens, 68% dos entrevistados consideraram o valor caro, contra fatias de 62% nos dois anos anteriores.

Trens da Linha 9 são classificados como bons por 69% dos usuários.

2 comentários:

  1. A linha 9-Esmeralda transporta hoje um perfil de usuários que não utiliza as demais linhas da CPTM, falo daqueles que trabalham nos escritórios da região da Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta... e julgam a linha como boa ou excelente.
    A demanda dessa linha ocorreu, de fato, após a integração com a linha 4-Amarela do Metrô porque até então operava com uma certa ociosidade de passageiros...

    Como usuário há mais de 18 anos (18 na linha 12-Safira e 10 na linha 10-Turquesa) considero satisfatório o serviço da CPTM, embora haja ainda muito mais por fazer, afinal de contas quando o assunto é transporte sempre exige aperfeiçoamento do serviço.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores