terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A máscara do Alstom série 9000

Máscara do novo Alstom série 9000 da CPTM
Por Diego Silva

Caros leitores, apesar de estar com pouco tempo para postar novidades para vocês, ando observando nos bastidores o que anda acontecendo. Hoje, ganhamos essa surpresa aí da foto: a máscara da nova série 9000 da CPTM, que está sendo fabricada na Alstom. Durante passagem no pátio da Lapa, notamos a máscara sendo preparada por técnicos da fabricante. Mesmo de longe, conseguimos notar que trata-se de uma máscara menos robusta que a do CAF 7000/7500/8000, mas igualmente aerodinâmica.

Durante algumas conversas, soubemos que a Alstom havia modificado o projeto, a pedido da própria CPTM, para tornar o 9000 um trem mais parecido possível com os CAF's.

10 comentários:

  1. nossa seria legal se a cptm pedisse que a alstom fizesse a mascara dos 9000 igualzinha dos 7000/7500/8000 ai fikaria algo mais padronizado com a empresa,oque ela quer,uma padronizaçao da marca e dos seus trens,e seria legal,pq os serie 2000 tem alguns carros que a caf fez,outros da alstom e outros da adtranz,axo que a alstom copiar a mascara dos 7000 nos 9000 nao teria nd demais,seria ate legal,mais axo que nao sera assim,talvez seje algo entre o 2000 e o 7000,algo bem parecido com essas 2 series mais no meio,nem tao puxado pro 2000 e nem pro 7000.pelo que eu vi ali axo que vai ser isso.um intermediario...

    ResponderExcluir
  2. Qual é né os trens são de fabricas diferentes e serão tão parecidos assim que saco eim.

    ResponderExcluir
  3. Isso se chama padronizacao da marca e da identidade da empresa.axo legal isso.por mim se realmente acontecesse em tds os trens tbm depois dos 9000 seria mto legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So complementando.e padronizacao de frota tbm.algo que ajuda na identificacao da imagem da companhia como um todo.e outra.esteticamente os 7000 sao lindos.por isso a cptm ker q tds os prox trens sejam o mais parecido possivel cm eles.e tbm pelo sucesso.tomara q de certo.torco pra isso.independente se seja caf.alstom bombardier ou qq outra empresa tem q ter essa mascara super linda dos 7000

      Excluir
    2. Não gosto da frente "mascara" dos 7000, acho esteticamente feia, bréga, e de mau gosto. Além de não se necessário uma frente tão aerodinâmica para uns trens que raramente passa dos 80Km/H. Se ainda chegasse a 150Km/H seria aceitável.

      Excluir
  4. Tem que ver se esse projeto dos 7000 pertence a CPTM ou CAF, se for da CPTM a CAF não pode utiliza-lo pra outros clientes sem autorização da CPTM.

    Mesmo assim eu preferiria que os 9000 fosse parecidos com o desenho que tem na NET porque e mais bonito e combinaria com os 2070.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertence à CAF... Tanto que os trens que a empresa espanhola está fornecendo ao MetroRec possuem praticamente a mesma aparência externa.

      O design de um trem dificilmente (diria praticamente impossível) pertencer à uma empresa operadora, e sim ao fabricante do trem. Vide os trens fabricados pela Alstom (Frota F e G do Metrô SP, Série 2070 da CPTM, frota Série 2000 do Metrô DF)...

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores