quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Usuários reclamam de lotação na Linha 9-Esmeralda

Trem série 7000 - Estação Pinheiros - Linha 9-Esmeralda
Fonte: Terra Notícias

Os usuários da linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentaram problemas na semana passada ao tentar embarcar em alguma composição. O intervalo maior entre os trens e a lentidão no trajeto Osasco-Grajaú superlotou estações. O problema está ligado a troca da rede de energia.

A internauta Paula Campiao esteve na Estação Vila Olímpia entre os dias 1 e 4 de fevereiro e relatou o problema. Na quinta-feira (2), por volta das 17h, a estação chegou a ficar tão lotada que dificultou a entrada de novos usuários pela catraca. Ela afirma ter esperado por duas horas na plataforma até conseguir entrar em um vagão. 
Em resposta, a CPTM não comentou a superlotação, mas confirmou que a rede aérea de energia e os sistemas de alimentação elétrica dos trens estão sendo trocados. Novas subestações de energia estão sendo construídas em todas as linhas. 
A empresa afirma que trabalha para encontrar soluções rápidas que reduzam ao mínimo as ocorrências que interfiram na operação dos trens. Mesmo com relatos de que a lentidão na linha tenha começado às 15h30, se estendendo até às 19h30, a CPTM afirma que é um grande desafio promover intervenções nos horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e de madrugada, o que prolonga o tempo de implementação das obras. Segundo a nota, a Linha 9-Esmeralda terá investimentos previstos de R$ 72 milhões.

16 comentários:

  1. Obtive informacoes ontem a noite que a 2 noites 1 unidade do 2070 esta realizando testes na linha 11.mais precisamente o N3 2079-2082 . Provavelmente agora os 2070 lg lg possam pintar na linha 11. Ainda n e ctz mais vou aguardar maiores informacoes. Kem souber de alguma coisa sobre o assunto pode falar ai.a pessoa me disse que ate fim de marco a intencao da cptm e levar td a estrutura de mecanica de oficina e pecas incluindo 1 unidade baixada de altino pra eng sp para os 2070 operar na linha 11.vamos esperar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcisio, procurei no painel sinótico das linhas 11 e 12 por esse cofesbra que você citou, mas o mesmo não passou em nenhum momento. Talvez sua informação não seja verdadeira.

      Excluir
    2. Entao diego.e uma informacao q me passaram.axei q a fonte era confiavel mais pelo jeito...de qq forma valew pela informacao diego

      Excluir
    3. Aqui em Altino não ouvi nada à respeito. Os trens 2070 estão operando nas linhas 8 e 9.

      Excluir
  2. Eu falei cm a pessoa novamente ontem a noite e ela me garantiu que 1 cofesbra foi sim pra linha 11 e ja realizou os testes la durante 2 noites e que foi reprovado e disse que a solucao encontrada por eles e enviar 5 7000 pra linha 11 no lugar desses 5 2070.a peregunta e.daonde vai sair esses 7000? E oq vao fz cm os 2070 e tbm cm os 3000? So estou passando uma informacao q me passaram.cm ja disse talvez seja vdd talvez n.outro assunto comentado tbm foi o interesse da cptm em privatizar a linha 9 futuramente.vc sabe alguma coisa a respeito disso diego?ouco comentarios disso a mto tmp ja.

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante os 2070, ou 2000 Fase II rodarem na linha 11. Mas, ao meu ver, os 7000 estão muito bem lá, não sei se a CPTM vê assim também... N3 então corresponde ao trem 2079-2082. Por que a CPTM não modifica o sistema de numeração?
    O do Metrô-SP atualmente é mais simples, o número do carro já identifica o número do trem(carro C236 = trem C23, carro F081 = trem FO8). Mas é só uma curiosidade, se alguém comentar aí, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, levantaram uma questão sobre a troca de prefixos na CPTM, mas parece que ainda não foi levado muito a sério. Seria similar ao que o Metrô usa hoje. Particularmente, prefiro como está hoje.

      Quanto a ver os Cofesbras na Linha 11, seria interessante sim, mas comentários de amigos da operação: o trem rodou de madrugada no Expresso e não passou nos testes. Resta saber o motivo da reprovação.

      Excluir
    2. Levantei a questão, pois uma vez mandei um SMS à CPTM e tiveram dificuldades, pois quando mandei o número do carro, eles escreveram de volta se era o último carro, quando na verdade é o primeiro. Talvez porque na CPTM é comum o processo de inverter o trem de posição (corrija se eu estiver errado), ou também a própria dificuldade pelo fato de a numeração do carro não ajudar a identificar o trem tão facilmente. Questão de costume, quando o metrô mudou, estranhei, mas acabou facilitando, consequentemente, foi bem aceito.
      Valeu pela resposta!

      Excluir
  4. acredito que a linha 11 fikaria melhor com mais caf 7000,afinal e um belo trem e os 9 que ja estao la ja n estao sendo suficientes,nao vejo a hora dos 9000 tbm xegarem,apesar de serem lindos os cofesbras 2070,prefiro mais 5 cafs 7000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você praticamente matou a charada do comentário anterior. Os cofesbras foram reprovados na L11 e, muito provavelmente, virão 5 7000 da Linha 9 para cobrir o trecho do Expresso Leste.

      Excluir
  5. A linha 9 está enfrentando vários problemas com a rede aérea. Basta reparar o elevado nível de ruído dos pantógrafos em contato com a mesma.
    O sistema parece ser na rede mesmo. Comenta-se na oficina que haveriam problemas no próprio traçado, sobrecarregando os pantógrafos. Na calada da madrugada, como solução a Oficina envia trens série 5000 (geralmente o 5012-5040-5049-5071) com canoas em aço para tentar amenizar o problema. Então, se pela madrugada alguém vir um série 5000 na linha 9, com os salões apagados, não se assuste, não é um fantasma. Abraço a todos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. legal, a linha 9 esmeralda cada vez pior e ainda vão tirar 5 trens?? a cptm tha de tiração... poderiam pelo menos esperar a conclusão das obras do corredor campo limpo-rebouças ou a linha 5 lilás chegar em santa cruz, detalhe que a tendencia é sempre piorar já que a linha vai se extender de varginha a lapa... só pra lembrar que ano passado a linha estava operando só com trens da serie 7000, eles tiraram alguns e colocaram 2070, realmente nossa querida linha está penando nas mãos da nova gestão... cadê o juanito que veio do metro pra transformar a linha 9 em metro de superficie?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vamos negar que houve melhoras, mas até chegar ao padrão do Metrô faltam algumas décadas.

      Excluir
    2. paulo e diego silva,entao sobre os cofesbras 2070,se n forem para a linha 11 como falam e se realmente levarem mais alguns 7000 prala,daonde sera que vao tirar esses 5 7000?sera que seram os 4 da linha 7 e mais 1 da L9 ou da L12?alias n sei se vcs vao acreditar mais vi o S5 rodando na linha 8 agora a noite,era umas 20:30hs da noite,caramba n acreditei qdo vi,ate olhei umas 2 vezes pq era um 8000 sem adesivo de trem entregue,ate pensei q era um 7000 mais qdo vi o gangway e a numeraçao me dei conta que era ele msm 8017-8020,alias os S2 E S6 rodaram o dia todo na linha 8 hj e nao vi nem sinal dos S1 e S3 rodando na linha 8 hj.so pude ve-los parados em altino.

      Excluir
  7. A linha 9 tem um total de 28 trens sendo 16 caf 7000 e 7 7500.faltando 1 7500 ainda p entrar.e os 5 2070 cofesbras.fora os 5 siemens que qdo tiver um bom numero de 8000 na linha 8 tbm n seram necessarios la e poderam voltar pra linha 9.entao da sim para tirar 5 7000 pra linha 11 sim pq hj tem 28 trens disponiveis sendo que a linha 9 so opera com 19 no pico e entre 12 a 15 no vale.como o tarcisio ja disse ate sobra caf 7000 de monte em altino.ja q n podem devolve pra linha 7 entao manda pra 11 ja que vao fika com nossos 2070

    ResponderExcluir
  8. isso esta acontecendo novamente pois ele manda agente trocar de composição

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores