sexta-feira, 2 de março de 2012

CPTM amplia prazo para trem em Alphaville

Trem série 8000 no pátio Presidente Altino
Fonte: Encontra Alphaville

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ampliou o prazo necessário para executar o estudo e o desenvolvimento do projeto funcional para a implantação de um ramal de trem no bairro de Alphaville. A companhia informa que o desenvolvimento do projeto funcional está estimado em 10 meses, sendo que o prazo começa a contar somente após a sua efetiva contratação.

As informações são diferentes das anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin no mês de dezembro, em Barueri, quando participou do 2º Fórum Econômico. À época, Alckmin informou que seriam realizados estudos de viabilidade financeira e técnico-operacional para a construção do ramal. “Se for comprovada a viabilidade, nós vamos executar o projeto. Geralmente, dura oito meses esse tipo de estudo”, explicou.

Mas o presidente da CPTM, Mário Bandeira, amplia tais prazos ao responder os questionamentos encaminhados pelo deputado estadual Gil Arantes (DEM), que decidiu cobrar uma ação efetiva do governo para que Barueri resolva um problema sério em relação ao trânsito, principalmente em Alphaville e Tamboré.

Em resposta ao parlamentar, Bandeira informa que este ano ficará por conta do desenvolvimento do Projeto Funcional. “A companhia elaborou estudos preliminares de viabilidade técnica e operacional de um novo serviço de média capacidade, compreendendo os municípios de Barueri e Carapicuíba, requisito para o desenvolvimento do Projeto Funcional, atualmente em processo de contratação”, informa.

Ainda de acordo com o presidente da CPTM, o desenvolvimento de uma ligação do sistema de transporte metropolitano com a região de Alphaville consta do Projeto de Lei do PPA 2012-2015 e no Projeto de Lei da LOA para 2012, com previsão de rubrica orçamentária.
Mesmo o governo do estado estimando que a linha de trem de Alphaville entre em operação em 2015, poucos avanços foram registrados até agora. Há mais de dois anos o sistema de transporte alternativo é discutido.

Promessas
No ano passado, o governo chegou a informar quanto investiria no projeto do ramal de trem para Alphaville. O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, informou que o plano de investimentos para a malha ferroviária, que terá orçamento de R$ 19 bilhões, se concentra em sete projetos, que terão a fase de licitações iniciada em 2012. Considerando apenas o período de 2012 a 2015, a previsão é investir R$ 9,4 bilhões.

Os projetos previstos são: a extensão da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) até Varginha, zona sul de São Paulo; os ettimxpressos do ABC e de Jundiaí; a ligação até Alphaville; os trens regionais para Santos e Sorocaba; e o trem até Guarulhos. Agora, pelas previsões da própria CPTM, a fase de licitações deve ter início em 2013.

3 comentários:

  1. Tomara que saia do papel este ramal. Vai beneficiar muita gente aqui na minha região.

    ResponderExcluir
  2. Fikei mto curioso pra ver cm seria construido este ramal...mais tudo leva a crer que devera ser em via elevada.no estilo do metro da linha 5 lilas do metro.pq n tem espaco fisico pra fazer um tracado de trem dentro de alphaville.seria interessante tbm extender essa linha ate santana de parnaiba. Mais sinceramente axo q isso nunka vai sair do papel...e uma pena.promessas e promessas

    ResponderExcluir
  3. Paulo vc saberia informar a situacao do R1 se ele ainda tem chances de entrar em operacao ou se esta unidade ja ta condenada antes mesmo de entrar em operacao.e sobre o S8 que foi pulado.se ele xegou pq ja vi o S7 ja pronto rodando.S9 quase pronto e ate adesivado e xegou o S10 tbm e esse S8 nd.disseram uma vez q eles n seguem sequencia gostaria de saber se e vdd isso

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores