sexta-feira, 16 de março de 2012

Estado prepara extensões na CPTM

Trem série 4400 - Estação Suzano - Linha 11-Coral
Fonte: Diário de Mogi

O Governo do Estado já está preparando a extensão da Linha 11-Coral, para levar os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o Distrito de César de Souza. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deu diversas declarações de que a execução do projeto é inevitável e que será realizada assim que for concluída a implantação integral do Expresso Leste em Mogi das Cruzes, prevista para ocorrer até 2014. Os detalhes técnicos têm sido mantidos em sigilo pela CPTM, porém, é fato que já existem. Em entrevista a O Diário, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) revelou, nessa semana, que já há estudos em andamento para determinar a demanda e a frequencia das futuras viagens.

Bertaiolli afirmou que já falou sobre a extensão dos trens entre as Estações Estudantes e César de Souza com o governador em diversas oportunidades, nas quais Alckmin confirmou a intenção de atender ao pleito mogiano. O prefeito também explicou que tratou do assunto com setores técnicos da CPTM e que obteve alguns detalhes sobre os planos da estatal para a implantação do projeto.

Segundo ele, já há levantamentos indicando que as viagens até o Distrito serão mais espaçadas em um primeiro momento, sendo que as ampliações serão feitas de acordo com a necessidade dos usuários. "O Expresso Leste vai chegar à estação Estudantes de quatro em quatro minutos. Então, para cada três ou quatro viagens, teremos um trem para César de Souza, dependendo da demanda de passageiros", observou o prefeito.

O prefeito explicou que o Estado poderá evitar falar no projeto enquanto não for concluída a implantação do Expresso Leste, que ainda depende de várias obras para modernização de trilhos e das estações ferroviárias ao longo de toda a linha. "A chegada dos trens até César de Souza é inevitável e será realizada. Porém, o Estado não pode se comprometer com a realização desse projeto, enquanto não concluir a implantação do Expresso Leste, que é a grande prioridade nesse momento", ponderou.

Bertaiolli também acredita que deverá haver um aumento da demanda já que as projeções são de crescimento populacional no Distrito nos próximos anos, especialmente em razão da entrega de novos condomínios residenciais. César de Souza tem inúmeros empreendimentos com obras em andamento, tanto do setor privado quanto de programas habitacionais públicos, como o Programa Minha Casa Minha Vida.

A tendência de crescimento foi confirmada pelo último levantamento do Censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, César de Souza foi a região que mais cresceu em Mogi das Cruzes na última década. O levantamento apontou que no ano 2000 havia 22.450 pessoas vivendo na região. Em 2010, o número de habitantes chegou a expressivos 33.295, em um aumento de 48% em dez anos.

Proposta

Atualmente, a Linha-11 Coral tem ponto inicial na Estação da Luz, no centro da Capital, e segue até a Estação Estudantes, no Bairro do Shangai, em Mogi das Cruzes. A proposta é que os trens de passageiros cheguem até César de Souza, com embarque e desembarque em um novo terminal que precisará ser construído pouco antes da passagem em nível da Avenida Ricieri José Marcatto. Outro ponto importante para viabilização do projeto é a construção de uma passagem subterrânea para transposição dos trilhos na Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, nas proximidades do Mogi Shopping.

A extensão da Linha 11 tem apoio da população mogiana. O movimento popular "Trem até César já!" reuniu um total de 28 mil assinaturas em favor da proposta. A meta do grupo é alcançar 50 mil nomes, para posterior entrega de um documento ao Governo do Estado. O dossiê terá peso simbólico na luta.

6 comentários:

  1. Expande umas e diminuem outras #fato #Voltalinha10praluz

    ResponderExcluir
  2. Aff e a extensao de amador bueno nada neh...aff palhacada.era p ter sido entregue em setembro de 2011 e ate agr nd...nem trilho tem direito la. Essa e a cptm. Cia. Pinoquio de trens metropolinados. Cangada de mentirosos...so vivem de promessas e mentiras...lixo

    ResponderExcluir
  3. extensoes nao neh,extensao,pq aki só fala da extensao de cesar de souza,e a extensao da linha 8 axo que ja era msm neh...

    ResponderExcluir
  4. Que a linha 8 e a linha 11 tenham suas extensões concretizadas. Afinal, se a linha 11 receber esses benefícios, está ótimo. Desde 1994 os mogianos ouvem promessas da chegada do Expresso Leste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahn??? Desde 1994? Nem existia o projeto... =S

      Excluir
  5. amador bueno deve ter circulaçao de trens até 2013, assim como varginha. já está todo mundo careca de saber. esse povo visita blogs da ferrovia e parece que não se atenta nas noticias.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores