sexta-feira, 16 de março de 2012

Expresso Leste em Palmeiras-Barra Funda ainda nesse semestre

Trens do Expresso Leste irão até Palmeiras-Barra Funda
Por Diego Silva

Caros leitores, uma 'boa' notícias para os usuários das linhas 7-Rubi e 11-Coral: a CPTM está preparando as vias para a chegada do Expresso Leste na estação Palmeiras-Barra Funda. Desde a entrega das plataformas 5 e 6 da estação para os trens da Linha 7-Rubi, acontecem obras nas vias 8, 9 e 10 da estação. Há alguns dias, soubemos através de fontes confiáveis que os trens do Expresso Leste irão mesmo ganhar mais uma estação.

A notícia vem em boa hora, afinal, grande parte da demanda do Expresso segue até Palmeiras-Barra Funda. Atualmente, o público divide espaço nos trens da Linha 7-Rubi, com usuários que utilizam os trens até Francisco Morato. No pico da manhã, é possível perceber que grande parte da demanda fica entre Palmeiras-Barra Funda e Lapa. Uma outra situação perceptível é tentar retirar a lotação da estação Luz, afinal, a integração entre as linhas Coral e Rubi se dá na centenária estação. Com a transferência para Palmeiras-Barra Funda, muito maior e mais dotada de receber um fluxo constante de usuários, é possível que haja mais conforto e rapidez na integração. 

Na última segunda-feira, presenciamos um trem da frota da Linha 11-Coral realizando testes nas vias de Palmeiras-Barra Funda, comprovando a tese de que a notícia é segura. Atualmente, os trens da Linha 11-Coral transportam diariamente cerca de 650 mil usuários. O trecho do Expresso Leste (compreendido entre Luz e Guaianazes) é a linha mais carregada da CPTM. Para tanto, a empresa adquiriu nove trens novos, para reforçar a frota e oferecer um significativo aumento na oferta de lugares. As novas composições estão sendo construídas em São Paulo, pela fabricante Alstom, com prazo de entrega para o segundo semestre desse ano.

Com o aumento de mais uma estação no Expresso Leste, ganha-se também maiores transferências. Passará a ser: Guaianazes (acesso aos trens com destino à Estudantes), Corinthians-Itaquera, Tatuapé e Brás (Acesso tarifado à Linha 3-Vermelha do Metrô, com exceção de Brás, que tem transferência gratuita, além de realizar conexão com as linhas 10-Turquesa e 12-Safira da CPTM), Luz (Acesso às linhas 7-Rubi da CPTM, 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e em Palmeiras-Barra Funda (acesso às linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, Linha 3-Vermelha do Metrô e ao terminal rodoviário).

O Blog não sabe informar se o Metrô e a CPTM entrarão em acordo para haver integração gratuita nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Atualmente, a integração é tarifada.

20 comentários:

  1. Finalmente uma boa noticia depois de tantos acontecimentos na CPTM nos ultimos tempos, agora e esperar.

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  2. Axo q isso ja deveria sido feito a mto tempo.agora tem que trazer a linha 10 p b funda tbm e fazer a linha 7 fazer ponto final la.ai a barra funda se tornar a maior estacao de transferencia de sp.sem falar q usuarios da linha 7 teriam 3 opcoes para luz e bras. Linhas 10 .11 e o metro linha 3

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  3. SE REALMENTE ACONTECER, SERÁ MUITO BOM!

    Entretanto, também penso que;
    A Linha - 10 Turquesa deveria serguir até a Barra Funda, ficando de passagem pela Estação Luz, nas Plataformas 01 e 02 desta.
    E a Linha - 07, deveria ser segredada em Barra Funda, nas Plataformas 05 e 06 desta.
    Desta forma, os Passageiros da Linha - 07, quando desembarcarem em Barra Funda, teriam a opção de utilizar a Linha - 03 do Metrô, e as Linhas 08, 10 e 11 da CPTM, para continuar seus deslocamentos a região central da cidade de São Paulo e demais pontos da Região Metropolitana.
    Se as Linhas 07, 10 e 11 fossem todas segregadas em Barra Funda, os PASSAGEIROS destas três linhas seriam beneficiados, e a centenária Estação Luz, seria apenas de passagem, paras as linhas 10 e 11, atraves das plataformas 01 / 02, para a L-10 e 03 / 04 para a L-11.

    No caso da L-11 em Luz, quando da necessidade da utilização da Plataforma - 04 para atender ao Expresso Turistico e ou outros eventuais Trens Especiais, ou até mesmo de Longo Percurso, que usariam esta Plataforma em horáriros esporadicos, os Trens da L-11 então utilizariam a PLataforma - 03, em Via Singela, apenas quando realmente da necessidade da Plataforma - 04 em uso pra outros Trens. Que normalmente, já utilizam a mesma em finais de semana, ou fora de horários de píco.

    "ALÔ SECRETARIA DOS TRAMSPORTES METROPOLITANOS, CPTM;
    QUE TAL FACILITAR A VIDA DE TODOS, COLOCANDO ESTA IDÉIA EM PRÁTICA?!?"
    LINHAS 07, 10 E 11 EM BARRA FUNDA JÁ!!!

    E com isto, penso também ser totalmente desnecessária, a criação do Expresso ABC na Linha - 10!
    Visto que a Linha Convêncional, sendo extendida até a Barra Funda, como já ocorria num passado recente, JÁ SERIA EXCELENTE!!!

    Remanejando e adequando o sistema que já temos hoje, os serviços das Linnhas 07, 10 e 11 podem ser melhorados sensivelmente!...

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    1. L7 na Barra Funda é sacanagem, iriam tirar de uma só vez 2 integrações com o Metrô, você tem que pensar que apesar de a L10 ter saído da Luz, ainda continua com 2 integrações (Brás e Tamanduateí) e fazendo ela ir até a Barra Funda iria ter nada menos do que 5 integrações (Tamanduateí, Brás, 2 na Luz e Barra Funda). e linha 7 só uma? fala sério, já não basta colocar os piores trens para nós?

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  4. Eu acho que a linha 10 deveria voltar para a luz mas sem tirar a linha 7.Por que?Porque na Luz percebi que as plataformas são grandes o suficiente para abrigar dois trens um na plataforma antiga e outro na nova(NA MESMA VIA um trem em cada ponta)assim os usuarios da linha 10 não teriam que pegar um trem lotado da linha 11 para ir até a Luz.

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    1. Edu você falou tudo mas com foi falado a Linha 7 não sairá da Luz.

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  5. A linha ferrea que está em teste HOJE

    Para abrigar a linha 11 na Barra Funda.

    Começou a ser feita - sim foi feita do zero - foi tirado todos trilhos antigos.

    Nivelado o chão, feito canal de drenagem etc.

    EM 2009.

    Quem pede a linha 10 na Barra Funda.

    Melhor esperar a Expresso ABC lá.

    Porque demora a mesma coisa...

    huahauhauaha

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  6. Se o Governo de São Paulo tivesse pensado bem anos atrás agora daria pra estação Palmeiras- Barra Funda ser a maior e ter mais acessibilidade e nela ser terminal das linhas: 7 RUBI (Palmeiras- Barra Funda-Francisco Morato-Jundiaí), 8 DIAMANTE (Palmeiras- Barra Funda-Amador Bueno), 9 ESMERALDA (Palmeiras- Barra Funda-Varginha), 10 TURQUESA (Palmeiras- Barra Funda-Paranapiacaba) e 11 CORAL (Palmeiras- Barra Funda-Suzano-Cezar Sousa).

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    1. No que você disse descordo 5 linhas numa estação? Vai virar um formigueiro humano não vai aguentar tantas linhas da CPTM.

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  7. Como mesmo disse já era pra ter emplantado isso só que descordo dos comentarios acima se referindo a Linha 7 Rubi ter ponto final na Barra Funda, ela tem que permanecer na Luz como eu mesmo disse a nossa linha não pode perder mais uma estação já não bastou a gente ter perdido a estação Brás pra linha 11 Coral dai ficaram apenas 12 estações ao invés das atuais 13 estações e sobre a Linha 10 deve voltar para Luz.

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  8. caramba viu tem gente que NAO ENTENDE, estaçao luz nao suporta 3 linhas neste modal de 2 plataformas para embarque e desembarque para a mesma linha,e colocar um trem atras do outro vai confundir mto os usuarios,sem falar que o trem que fikaria a frente do outro de outra linha diferente fikaria fora da area coberta,num dia de chuva quem fosse pega-lo iria ter que espera o trem debaixo de chuva?e eles certamente nao teria essa ideia redicula de fazer uma nova cobertura na luz,mto menos de colocar 3 linhas com 2 plataformas cada,sendo uma a frente da outra,e aonde o trem da linha 7 e da linha 10 vai realizar manobra para voltar?,nada a ver essa ideia,o negocio mesmo é centralizar TODAS na barra funda,ja foi assim antigamente e DA para ser assim se quizerem nos dias de hoje,a barra funda ja é grande pra KCT,se investirem certo da até para amplia-la com mais saidas para os usuarios e fazer algo bem legal,porque a barra funda n tem akela estrutura toda e akele monte de plataformas SÓ para servir 2 linhas com é hoje ( L7 E L8),qdo eu era pequeno ja peguei varias vezes trem ali pra estudantes e pra rio grande da serra.e por falar em demanda,isso ajudaria mto na demanda das linhas 11 e da linha 3 do metro pq dividiria mto melhor os usuarios,a barra funda voltaria a ter uma importancia vital para o transporte denovo,alem das linhas de trem e metro,o terminal rodoviario e as linhas de onibus ao redor,a barra funda é com certeza a mais indicada para receber as linhas 10 e 11 novamente para se juntar as linha 7 e 8,sobre a linha 9 em barra funda axo uma bobagem,ainda mais se vc pensar que NAO TEM ESTRUTURA SUFICIENTE o trecho da leopoldina até a barra funda para ampliar e fazer mais uma via em paralelo a via da linha 8,a unica solucao q imaginei é os trens da linha 9 andar no mesmo trilho da linha 8,coisa que seria mto complicada e traria mta dor de cabeca para usuarios e a propria cptm,entao deixa a linha 9 como ta la,nakele trecho de grajau-osasco ja ta dando uma dor de cabeca do kct,entao dx ela la cm ta msm,barra funda tem que ser linhas 7-8-10 e 11 msm.

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    1. Tarcisio como já foi dito no texto a Linha 7 Rubi não sairá da Luz e como o amigo Diego disse a Estação Barra Funda não vai suportar tantas linhas da CPTM.

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    2. Estação Barra funda tem 2 vezes o tamanho da Estação Luz. Ela foi projetada para ser terminal de trens metropolitanos SIM! Além disso, ela pode ser ampliada e reformada, ao passo que luz não. Tem mais que ficar as linhas 7, 10 e 11 terminando lá. A L8 continuará terminando em Julio prestes. O que não dá mais é para Luz continuar sendo terminal, já que ela não foi projetada para ser terminal de linha alguma e está sobrecarregada, além de não poder receber sequer um elevador, qto mais obras de ampliação. Questão de bom senso transferir o ponto final das linhas 7 e 10 para a Barra funda e levar a 10 para lá tb, provisóriamente até construirem a nova luz. Tem que se pensar em rede, não só na linha X ou Y.

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    3. E o movimento no facebook que conta com apoio dos prefeitos e vereadores da região irá pressionar até que a CPTM transfira a linha 10 até Barra funda e leve as linhas 7 e 11 tb. Assim, desafoga as linhas 2, 3, 11 e 12. Linha 7 terá 2 linhas voltando VAZIAS no contra fluxo para Luz e Brás. O movimento já acionou o ministério público, além da associação dos prefeitos do ABC.

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    4. Goukisf3 já foi falado a linha 7 não sairá da LUZ e esse movimento que você deve ter visto deve ser da volta da linha 10 devolta pra Luz e a estação Barra Funda não irá suportar varias linhas da CPTM.

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  9. Eu sou usuário da linha 7 rubi e desde o final do ano passado vi as obras das plataformas 8 9 10. Há poucos meses vi do trem na volta para casa uma equipe soldando os novos trilhos.

    Quando as obras terminarem haverá mais uma opção de transferência, mas acredito também que a estação palmeiras barra funda da CPTM ficará ainda mais movimentada visto que boa parte dos passageiros que se destinam para as estações Brás, Tatuapé ou Corinthians Itaquera vão preferir pegar o expresso leste porque o trajeto tem bem menos estações que o metrô. Isso vai ajudar a desafogar a linha 3 vermelha que já está à beira do caos.

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  10. Seria possível colocar um trem de três ou quatro carros para atender exclusivamente as estações Barra Funda-Luz-Brás nos horários de pico, seria uma alternativa para o pessoal que vem do ABC, já que a linha 10 dificilmente irá para Luz...

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  11. Sugestão:

    LINHA 8 - Terminar em Palmeiras - Barra Funda. A diferença de demanda é gigantesca!
    LINHA 7 - Terminar em Julio Prestes - Opção p/que ela ainda chegue ao centro (com túneis sob a Rua Mauá, ligando-a as estações Luz do Metrô e CPTM.
    LINHAS 10 E 11 - Terminarem em Palmeiras - Barra Funda.

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    1. Renato não tem como a Linha 7 terminar em Julio Prestes por ser trecho da Fepasa e a Linha 7 está no trecho da antiga CBTU/RFFSA.

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  12. Acho melhor a CPTM esperar os 9 Alstom chegar. A menos que se tenham CAF 7000 suficiente para reforçar a frota. Quantos trens circulam no horário de pico na linha 11, alguém saberia? Obrigado.

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