sexta-feira, 30 de março de 2012

Falha interrompe operação na Linha 9-Esmeralda nessa manhã


Fonte: G1


Uma composição da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou um problema de tração na Estação Ceasa, na Zona Oeste da capital paulista, por volta das 8h50 desta sexta-feira (30).

A composição que trafegava no sentido Grajaú teve de ser rebocada, o que obrigou os outros trens a seguirem por apenas uma via durante aproximadamente 30 minutos. De acordo com a CPTM, por volta das 9h20, a circulação foi normalizada.

Na quinta-feira (29), uma falha no sistema elétrico da Linha 7-Rubi paralisou trens e terminou com a depredação da estação Francisco Morato. A Polícia Militar chegou a usar bombas e manifestantes foram detidos. Passageiros relataram que chegaram a demorar até 4 horas no percurso e flagraram cenas de vandalismo.

O total de passageiros nas estações da CPTM cresceu 73% em cinco anos, segundo a empresa. Foram 117,1 milhões de passageiros nos dois primeiros meses de 2012, contra 67,8 milhões transportados no mesmo período de 2007. O número de usuários neste ano equivale a cerca de 3 mil vezes a capacidade do Estádio do Pacaembu - cerca de 40 mil, na Zona Oeste de São Paulo.

O Ministério Público informou que investiga falhas no serviço e especialistas ouvidos pelo G1apontam que há superlotação e necessidade de mais investimento. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou obras de modernização no trecho afetado e afirmou que a inauguração da Linha 4 do Metrô e a consequente integração com os trens trouxe um "tsunami" de passageiros ao sistema.

Fernandes admite que "a rede aérea [de trens] está no limite", mas nega que esteja havendo caos. 
"A demanda reprimida é muito grande. Pagamos o preço do nosso sucesso", disse ele, em entrevista coletiva nesta quinta-feira. A secretaria relata estar trocando os sistemas de alimentação de energia das estações da CPTM. Serão construídas novas substações de energia em todas as linhas, ainda de acordo com a pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores