sábado, 31 de março de 2012

Linha 9-Esmeralda terá segundo domingo de interdição para obras de modernização

Trem série 7500 - Pátio de Presidente Altino
Fonte: CPTM

A Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú] será fechada neste domingo [1] para obras de modernização. Esse será o segundo domingo em que a linha ficará inoperante, visando acelerar as intervenções necessárias para a melhoria de sua infraestrutura [sinalização, energia, rede aérea e vias]. Na segunda-feira [2], a linha voltará a funcionar normalmente, das 4h à meia-noite.

A programação para o deslocamento dos passageiros, feito pelo sistema PAESE [ônibus], será a mesma do último domingo 25. As senhas para utilizar os ônibus devem ser retiradas nas quatro estações que possibilitam conexões: Imperatriz Leopoldina [L8], Pinheiros, Santo Amaro e Grajaú. A escolha dessas estações se deve às integrações com as demais linhas da CPTM e do Metrô [Linha 4-Amarela], bem como aos terminais de ônibus e o corredor ABD.

O ônibus com saída da estação Imperatriz Leopoldina atende as pessoas que vêm de Osasco pela Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] até a estação Pinheiros. Ali, haverá outro ônibus que seguirá pelo trecho até a estação Santo Amaro, contando com uma parada na estação Berrini, que integra os serviços da EMTU/SP. Da estação Santo Amaro o ônibus segue até a estação Grajaú.

Ciclovia Rio Pinheiros: visando a segurança dos ciclistas, a ciclovia Rio Pinheiros também ficará fechada neste domingo, devido à movimentação de carros, caminhões e equipamentos que trafegarão pela via. Na segunda-feira, a ciclovia voltará a ser aberta, no horário normal, das 6h às 18h15.

Serviços de 60 dias em apenas 1

Os resultados das obras na Linha 9-Esmeralda efetuadas no último domingo [25] foram significativos: se obras se fossem efetuadas durante a semana, no sistema convencional durantes as madrugadas, levariam 60 dias para serem realizadas.

Ao todo, cerca de 240 operários trabalharam nessas obras em 17 frentes de trabalho. Os serviços abrangeram a modernização de sinalização, medição de desgaste de 4 km de cabos da rede aérea de alimentação elétrica e troca de outros 600 metros, 400 m de reversão de trilhos, implantação de 500 m de cabos de sinalização, 780 m de correção geométrica das vias, e obras nas estruturas de via. Todas as estações contaram com reparos e instalações.

Na estação Santo Amaro, o trabalho foi para a reversão de trilhos. Na região da Estação Morumbi houve implantação de estruturas como postes e perfis metálicos, além da substituição de cabos aéreos. Em Jurubatuba, também foram feitas instalações de estruturas da rede aérea de alimentação elétrica, ferragens e isoladores. Já na estação Pinheiros, houve a implantação de chaves elétricas, fixação da via permanente e solda dos trilhos nos bondes de impedância dos aparelhos de mudança de via [circuitos elétricos do sistema de sinalização].

A CPTM disponibiliza a Central de Atendimento ao Usuário através do telefone 0800 0550121, assim como mantém aberto os canais de relacionamento através das Redes Sociais [Facebook e Twitter] para prestação de informações e esclarecimentos.

3 comentários:

  1. Ola diego silva.gostaria de saber sobre o museu de trens que irao fazer em julio prestes.ouco essa historia ja a algum tempo.soube a algum tempo que pegaram uma unidade 5000 que foi devolvida pela caf a cptm e esta em altino e foram tirados os pantografos e alguns componentes dele.pra ser mais preciso e a unidade 5021-5036.um azul. Pelo q me disseram este 5000 + akele 5500 jogado em presidente altino + 1 1600 e 1 1400 que estao na luz para fikarem em exposicao na julio prestes quando a mesma fechar no fim deste ano. Vc sabe alguma coisa a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CPTM não pretende fechar Júlio Prestes nesse ano, tampouco utilizar essas frotas mais antigas como um Museu do Trem. Desconheço qualquer história similar...

      Excluir
  2. Entao vc saberia explicar sobre varios componentes deste trem terem sido arrancados.como ATC. Pantografos.itens do painel e cabines.entre outros.se vc passar por altino vc podera ver.e mto estranho.qdo passei por pres altino fikei ate assustado pois este foi um dos primeiros 5000 a ser devolvidos a cptm pela caf e ai procurei informacoes com alguns amigos da cptm e soube desta historia.mais valew pela informacao.alias sobre os 8000 ja tem 11 unidades rodando. S12 em testes e S13 acabou de chegar.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores