segunda-feira, 26 de março de 2012

Qual a vantagem de ter o Expresso Leste em Palmeiras-Barra Funda?

Trens do Expresso Leste deverão chegar até Palmeiras-Barra Funda
Por Diego Silva

Caros leitores, noticiamos aqui há alguns dias sobre a possível chegada do Expresso Leste em Palmeiras-Barra Funda. Pensando de maneira mais logística, quais seriam os benefícios que teríamos se essa linha chegasse até lá? Quem conhece o sistema e o utiliza diariamente, sabe que por um lado, tudo será muito bom. Mas assim como tudo na vida, temos lados bons e ruins.

Hoje, o Expresso Leste transporta mais de 600 mil usuários por dia, um número muito alto para uma linha considerada tão curta. Claro, após Guaianazes ainda existe a continuação, mas com outros trens. São cerca de 21 composições que percorrem de Luz até Guaianazes diariamente, quase sempre cheias. Para chegar em Palmeiras-Barra Funda, mantendo o atual intervalo, seriam necessários aproximadamente seis trens. Pensando nisso, a CPTM adquiriu nove composições, que são da nova série 9000, que deverão ser entregues até o fim do segundo semestre.

Vantagens
Esse acréscimo de uma estação traria aos usuários uma maior facilidade de deslocamento, visto que grande parte da demanda hoje utiliza os trens da Linha 7-Rubi para chegar em Palmeiras-Barra Funda, Água Branca e Lapa. A maior vantagem no pico da manhã, seria a divisão da demanda com os trens que seguem até Francisco Morato. Considerando que hoje, alguns usuários dão preferência para o Metrô para chegar em Palmeiras-Barra Funda, a extensão do Expresso Leste será fundamental para dividir bem a demanda, além de desafogar os trens da Linha 7-Rubi.

O aumento de integrações também é importante: na estação Tatuapé (integração com a Linha 12-Safira da CPTM), na estação Brás (integração gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô e às linhas 10-Turquesa e 12-Safira da CPTM), na estação Luz (integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, Linha 7-Rubi da CPTM) e agora, em Palmeiras-Barra Funda (integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô, Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, além do terminal rodoviário).

Desvantagens
O problema será sempre o mesmo: lotação. Se hoje, a lotação se concentra na estação Luz, ela será transferida para Palmeiras-Barra Funda, mas com um detalhe: a última tem um espaço muito mais amplo, podendo oferecer mais conforto para o usuário. Muitos leitores ainda insistem em concentrar nessa estação as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral. Mas pensem que, por mais que a estação seja espaçosa, não faz sentido querer jogar lá tudo de uma vez.

A maior preocupação que tenho nesse sentido é o combate que os usuários travam para embarcar e garantir o lugar para viajar sentado. Hoje, na estação Luz, parece uma praça de guerra quando um trem estaciona para ir à Guaianazes. Quando a Linha 11 ganhar mais uma estação, o combate será em Palmeiras-Barra Funda. Mas pensem: se muita gente está esperando o trem na Luz, haverá ainda mais lotação. Os trens já irão subir cheios, ao chegar em Luz e Brás, por exemplo...

A idéia da CPTM é ótima, pois garante um aumento de viagens no Expresso, levando mais pessoas, mais longe e mais rápido. Mas assim como todo grande projeto, temos de considerar os prós e contras. Na minha visão de usuário e de profissional de logística, o projeto dará certo. Para quem não sabe, o projeto original do Expresso era este mesmo: ligar o leste ao oeste, de maneira rápida. Dizem até que o Expresso poderá chegar na estação Lapa, quando esta estiver totalmente reconstruída, abrigando as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, além do Expresso e de uma linha de Metrô.

8 comentários:

  1. Bom dia caro diego.estive pensando.vc postou uma materia um tempo atras dizendo que o expresso leste chegaria a barra funda ainda no 1 semestre mais ai se de fato isso ocorresse teriam que pegar trens de outras linhas visto que a frota atual da linha 11 sao 24 trens = 15 serie 2000 + 9 serie 7000,se isto de fato acontecer neste semestre na minha opiniao seria preciso que as 5 unidades do 2070 que estao na L9 fossem para o expresso ou os 4 serie 7000 da L7 mais 1 ou 2 da linha 9 ou 12 para completar este quadro de 30 trens que vc diz.alias outra curiosidade q gostaria de saber.quando o expresso leste for de barra funda-suzano qtos trens serao necessarios para operacao neste trecho?desde ja obrigado e otima semana.

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  2. Essa linha vai ajudar muito pois vai aumentar as integrações, ajudando a desafogar a linha 3 do metrô para os passageiros que vão para as estações Brás, Tatuapé e Corinthians Itaquera vão ter mais uma opção e atrativa: o expresso leste, que além de ter menos estações pelo percurso, é mais rápido que o metrô.

    O problema com certeza será a lotação, que já era grande, ficará ainda maior, sem falar no estouro da boiada que vai acontecer na Barra Funda...

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  3. é, tbm agora que a linha 10 turquesa faz terminal brás tinham usuários que iam de trem até a luz e útilizavão a linha 7 rubí até a barra funda, mas agora com a linha 11 coral até a barra funda, desafoga até a linha 3 vermelha do metro seguindo até palmeiras barra funda

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  4. Para que o Expresso Leste chegar a Lapa? Barra Funda está ótimo para ele, aí vão querer reduzir a linha 7... Duvido a CPTM ter estrutura para receber 4 linhas em uma só estação, mesmo a Lapa sendo reconstruída...

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    Respostas
    1. É o projeto desde sempre, Wagner. A ideia era fazer o Expresso entre Lapa e Suzano, uma verdadeira ligação leste-oeste. Não acho que com isso a L7 fique em Palmeiras-Barra Funda.

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  5. Antes que alguém fale na L10 na Barra Funda e terminal da L7 também etc etc, A linha 7 não pode terminar na Barra funda, teríamos apenas 1 conexão com o metro, enquanto a L10 iria ter 5....

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  6. Aumentará a integração. Legal. Mas levando em consideração o Expresso Leste até Barra Funda, os novos trens para a linha darão conta?
    Até darão, mas e quando estender-se o serviço até Suzano? O modelo operacional em Barra Funda será como em Luz? Haveria como usar duas ou três plataformas em BFU para o Expresso (no estilo metrô Itaquera ou metrô Barra Funda - embarque trem vazio, desembarque e embarque - somente desembarque).
    Poderiam despachar vazios alternadamente (BFU-GUA, LUZ-GUA, BFU-GUA, BAS-GUA)? ´Tô chutando bem alto nas estratégias, talvez seja exagerado.
    Acredito que quanto mais deslocar o Expresso Leste para o Oeste, sairá de seu terminal cheio e superlotará.
    A questão da Luz hoje é bem crítica, mas Guaianazes pela manhã acho bem pior. Tanto que o trem de Estudantes sofre restrição de intervalo (não vejo outro motivo do intervalo do pico manhã na L11B ser 9 min. contra 8 min. até 8 da noite), sendo que Guaianazes sozinha tem peito para lotar o Expresso de manhã.

    Ufa, é isso. Abraço, boa matéria!

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  7. Seria muito inviável a linha 11 chegar estação Lapa, pois a demanda seria pequena por lá.

    A linha 11 fazer terminal em Palmeiras Barra Funda já está ótimo.

    Quem quer ir da Barra Funda à região da Lapa pode muito bem fazer a transferência, pois tem duas opções: as linhas 7 e 8, sem falar que a viagem até a Lapa é curta e leva pouco tempo.

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