sábado, 24 de março de 2012

Sem CPTM, 100 mil usuários irão usar 40 ônibus para percorrer trecho da Linha 9

Trem série 2070 - Estação Pinheiros - Linha 9-Esmeralda
Fonte: Jornal Destak

A linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ficará fechada durante nove domingos para reparos no sistema de rede aérea (elétrico, que alimenta os trens), sinalização e na via. As obras também irão obrigar o fechamento, aos domingos e segundas, da ciclovia que corre em paralelo à linha.

Com isso, os 100 mil passageiros que utilizam o ramal aos domingos terão como opção 40 ônibus que os levarão de graça da estações Pinheiros (linha 4-Amarela do metrô) até a estação Santo Amaro (linha 5-Lilás). 

Nos outros dias da semana, a linha 9 transporta em média 500 mil usuários. Serão investidos na reforma do ramal, inicialmente, R$ 55 milhões, de um total previsto de R$ 307 milhões. 

Panes em série 
A decisão de fechamento foi anunciada pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB) após uma série de panes - a mais recente, no dia 14 deste mês, afetou cerca de 30 mil usuários. 

Em entrevista, ontem, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, disse que há "exagero" de falhas significativas na linha 9 neste ano - cinco das 13 ocorridas em todo o sistema, que tem seis linhas.

Obras fecharão também a ciclovia da Pinheiros
A ciclovia da marginal Pinheiros, que corre paralela à linha 9-Esmeralda da CPTM, ficará fechada aos domingos e segundas-feiras durante as obras de reforma do ramal, que começam neste domingo. 

Isso terá de ser feito para que carros, caminhões e equipamentos possam trafegar na via aos domingos para os reparos necessários na linha de trem. Às segundas, ela ficará fechada para limpeza e manutenção, segundo a CPTM. Isso deve ocorrer ao longo da duração da obra no ramal, até 20 de maio. 

A ciclovia foi aberta em fevereiro de 2010 e por ela já passaram cerca de 500 mil ciclistas. Em fevereiro, foi aberto um novo trecho, de 4,8 km, e agora ela conta com 18,8 km de extensão. Em média, a ciclovia recebe 300 ciclistas por dia na semana e 2.000 aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores