sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia do Ferroviário será celebrado com música na estação Júlio Prestes

Estação Júlio Prestes será palco de celebração do dia do ferroviário
Fonte: CPTM

Em homenagem ao profissional que há 158 anos contribui para o desenvolvimento econômico e social do país, é celebrado em 30 de abril o "Dia do Ferroviário". Para comemorar essa data, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] traz a banda "The Doorments Railroad Rock Band" para uma apresentação especial nesta quarta-feira [25], a partir das 18h, na Estação Júlio Prestes.

A "The Doorments Railroad Rock Band", ou simplesmente Doorments, nasceu da união de colegas ferroviários da CPTM e músicos numa festa de final de ano em uma oficina da companhia, em 2000. O grupo resolveu levar o Rock¿n Roll, estilo que nunca morre, para alegrar o público. Seguindo as linhas do classic e do pop rock, o Doorments vem executando músicas das mais diversas bandas dos cenários nacional e internacional, como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Raul Seixas, Ira, Deep Purple, Pink Floyd, Rolling Stones, entre outros.

A ferrovia no Brasil

Tudo começou em 30 de abril de 1854, data de inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis. O trajeto de 14,5 km ligava o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, à Serra da Estrela, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

A partir dessa data, o desenvolvimento ferroviário avançou e várias ferrovias surgiram em todo o país, entre elas a São Paulo Railway [atuais linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, da CPTM]. Inaugurada em 1867, a primeira ferrovia paulista tornou-se a mais importante do país por escoar a produção do interior para o porto de Santos, tornando-se fundamental para o desenvolvimento do país e principalmente do sistema ferroviário.

Enganam-se os que pensam que ferrovia seja apenas peça de museu ou capítulo de livros de história. Hoje, a ferrovia paulista vive novamente seu auge. Com 260 km de trilhos, a CPTM transporta diariamente mais de 2,6 milhões de passageiros em 22 municípios.

Para que isso seja possível, nada mais importante que o esforço de todos os ferroviários para levarem, com rapidez e segurança, as pessoas que deles dependem para suprir suas necessidades de deslocamento para o trabalho, o estudo ou simplesmente o lazer.

Serviço:
Estação Júlio Prestes
Praça Júlio Prestes, 148 - Bom Retiro.
Gratuito para usuários do sistema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores