terça-feira, 24 de abril de 2012

Governo define estações de VLT que ligará ABC à Guarulhos

Futura linha de VLT ligará Santo André até Guarulhos
Fonte: RD

O governo do Estado definiu as estações que farão parte da nova linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar o ABC a Guarulhos. O projeto prevê a construção de 23 estações, cinco delas em Santo André. A criação da linha vem sendo discutida com a Prefeitura desde 2010, e agora começa a tomar forma. O traçado elaborado pelos técnicos da Secretaria de Transportes Metropolitanos inclui a retomada da Parada Pirelli, antiga estação da linha 10-Turquesa, desativada quando o trecho que cruza o ABC ainda era linha D.

A futura estação Pirelli seria a primeira parada da nova linha. Se sair do papel, o trecho vai permitir acesso direto não só a Guarulhos, mas a outras linhas da rede metro-ferroviária. Será possível realizar integração com as estações Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira.

O projeto prevê, ainda, integração com a futura estação Sapopemba, que fará parte do novo trecho da linha 2-Verde do Metrô, que já está sendo construído. “Há esboços, estudos funcionais. A ideia é fazer um VLT subindo perpendicularmente, lá debaixo da Pirelli passando todo aquele eixo da linha 11 e linha 12, chegando até Guarulhos”, explica o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em entrevista exclusiva ao Repórter Diário.

O projeto ainda está em fase inicial, sem previsão oficial de sair do papel, apesar de a linha fazer parte da rede prevista pelo Metrô para 2021.


Estações A definição do local onde as futuras estações serão construídas foi feita em conjunto com o governo do Estado e Santo André. Partiu da administração municipal a ideia de que a Estação Pirelli fosse utilizada como terminal da nova linha.

O VLT vai passar pelas avenidas André Ramalho, Jorge Beretta e das Nações. Depois, segue para São Paulo, passando por regiões, como o Jardim Guarani, Cidade A.E. Carvalho e avenida São Miguel. As estações em Guarulhos ficarão próximas às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Além da estação Pirelli, Santo André terá as estações Avenida dos Estados, Vila Curuçá, Cidade dos Meninos e Oratório.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve ficar responsável pela operação do novo trecho. De acordo com o diretor de Planejamento da empresa, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, a proposta está na fase do projeto funcional.

“O primeiro passo é fazer um estudo de viabilidade para saber se é possível ou não. O segundo passo é o [projeto] funcional, que já define uma diretriz, faz uma análise de demanda, de localização de estação”, explica o diretor. O passo seguinte é a realização do projeto básico, ainda sem previsão para ser feito.

Corredor ABD é prioridade A ideia de se construir uma linha para ligar o ABC a Guarulhos deve ainda demorar a sair do papel. Apesar de reconhecer a importância do novo trecho, o governo do Estado informa que tem outras prioridades de investimento na rede de transporte metropolitano. Uma delas que deve se tornar realidade antes do VLT é a ampliação do corredor ABD, que vai seguir até Guarulhos.

“O que está mais adiantado é o projeto para passar pela [avenida] Jacu-Pêssego, saindo do terminal São Mateus. Em todo aquele complexo do corredor ABD a pessoa vai estar no mesmo sistema sem pagar tarifa nenhuma a mais e vai embora até Guarulhos”, explica o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A CPTM também pondera que linhas do sistema metro-ferroviário terão de ser modernizadas para suportar a demanda que a nova linha deve provocar.

“Existem outras prioridades que estão sendo colocadas até mesmo para modernizar o que já existe, para a CPTM avançar em outras linhas. Precisa que as linhas 10, 11 e 12 estejam arrumadas, porque senão estaremos colocando mais demanda nessas linhas sem elas estarem capacitadas para receber”, diz o diretor de Planejamento da empresa, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro.

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER COMO ESTAR O PROCESSO DA ESTAÇÃO UNIÃO DE VILA NOVA.TEM UMA PREVISÃO DE QUANDO VAI COMECA AS OBRAS.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez não se ouviu o povo de São Miguel Paulista...Mais uma vez se segue interesses obscurantistas da Associação Comercial de São Miguel Pta., não o povo do bairro...


    Até quando isso ?!?



    :(

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores