quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trem rápido para Sorocaba deverá funcionar em 6 anos



Fonte: Rede Bom Dia

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes disse ao BOM DIA, via sua assessoria de comunicação, que “se houver a união de forças suprapartidárias e não ocorrerem recursos de empresas nas concorrências públicas a o trem já poderá entrar em funcionamento a partir de 2016”.

O secretário convidou os deputados Hamilton Pereira (PT) e Maria Lúcia Amary (PSDB) – os dois com base eleitoral em Sorocaba e região e com mais tempo de serviço na Assembleia Legislativa – para uma reunião, em abril. A ideia é sentir se os líderes de partidos opostos desejam que esse trem entre em operação.

O secretário acredita que aqueles que viajam para a Capital darão prioridade ao trem, que será confortável. “Com hora certa para chegar e alguns serviços de bordo, como sinal de internet e possivelmente também serviço de café”, afirmou. O trajeto será feito em pouco mais de 40 minutos, com parada em Mairinque e talvez em São Roque.  O desembarque na cidade de São Paulo deve ser definida na Barra Funda, na Lapa ou na região de Pinheiros.

Deputados/O deputado Hamilton Pereira falou que a expansão de regiões metropolitanas como São Paulo, Sorocaba e Campinas (em um futuro não muito distante) promoverá o encontro dessas manchas urbanas transformando rodovias como a Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera e Bandeirantes em grande avenidas. “Os  trabalhadores que saem de Sorocaba para trabalhar em São Paulo enfrentam congestionamentos nas rodovias”. Hamilton  enfatizou a importância da ferrovia para o escoamento da população.

Já a deputada Maria Lúcia Amary disse que uma das solicitações será que seja usado em Sorocaba como ponto de partida a Estação de Ferroviária. “Vamos mostrar que a estação está próximo ao Terminal Santo Antônio que vai facilitar o embarque de passageiros.” Ela afirma que o investimento deve ficar entre R$ 3 milhões e R$ 6 milhões. “Ainda não temos estimativa de quanto será o valor da passagem”.

O deputado estadual Carlos Cezar (PSB) – parlamentar também com base eleitoral em sorocaba – disse que vai se empenhar também na questão. “As rodovias que ligam as cidades, que hoje já apresentam grande transtorno aos motoristas devido ao trânsito, também serão desafogadas”, disse.

Traçado novo ainda não está definido
O novo traçado para a ferrovia que vai ligar Sorocaba-São Paulo ainda não está definido mas já existe um projeto executivo do assunto

Linha atual não poderá ser utilizada
A linha existente é usada para o transporte de cargas e  têm curvas consideradas fechadas que impossibilitam viagens acima dos 70 km/h

5 comentários:

  1. BALELA!

    É perfeita,ente possivel aproveitar sim o traçado da Ferrovia já existente, a antiga Sorocabana e posteriormente FEPASA, para a immplantação deste Trem.

    Ok; Se o probelam são rampas e ráios de curvas , que impossibilitam velocidades maiores que 70km/h, que o Trem ande então a média de 70 KM/H.
    Que a viagem tenha a média de uma hora e meia estourando entre Sorocaba e a Capital.
    Fazer este trajeto de Trem em uma hora e meia, ainda assim é melhor, do que encarar a congestionada Castelo Branco, e depois as congestionadas Marginais Tietê ou Pinheiros.
    E aproveitamdo a ferrovia já existente, torna a implantação do projeto mais barata. Visto que é preciso apenas melhorar e ou modernizar, uma estrutura já existente!

    E o Ponto de Partida deste Trem, DEVE SER A ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES NO CETRÔ DA CAPITAL!
    Que atualmente, só atende a Linha - 08 da CPTM, que utiliza apenas duas, das quatro plataformas existentes nesta estação.

    E um serviço destes de Trem Regional entre São Paulo e Sorocaban, tende a ser diferente do Metroplitano que tem intervalos de minutos entre Trens.

    Digamos no Regional de Sorocaba, hajam partidas de 30 em 30 munutos.

    JÁ ESTARIA DE ÓTIMO TAMANHO, SENDO ÓTIMA OPÇÃO AOS DESLOCAMENTOS.

    E é perfeitamente possivel, este Trem compartilhar a ferrovia já existente, seja no treho urbano da CPTM entre Itapevi / Júlio Prestes, seja no trecho da ALL de entre Itapevi / Mairinque / Sorocaba.
    Pra isto existe Centro de Controle Operacional e a sinalçização da Linha - 08 no trecho da CPTM esta sendo modernizada também.
    Logo estes Trens Regionais, dispondo dos mesmos equipamentos de comunicação e sinalização, poderiam compartiçhar a Linha - 08.

    AO INVÉS DE INVENTAR ESTA PAPAGAIADA DA IDÉIA DE PROJETO DE LEVAR A LINHA - 09 ATÉ A LAPA, PELA LINHA - 08, FAÇAM O TREM REGIONAL SOROCABA / MAIRINQUE / SÃO ROQUE / SÃO PAULO CORRER PELA LINHA DA VELHA SOROCABANA JÁ EXISTENTE. E PAREM DE QUERERE REIVENTAR, O QUE JÁ ESTÁ PRONTO DESDE A FUNDAÇÃO DA EFS.

    MELHOREM O QUE JÁ TEMOS, QUE SAI MAIS BARATO E ATENDE BEM AS NECESSIDADES DESTES DESLOCAMENTOS, PERFEITAMENTE!

    ResponderExcluir
  2. Quase 5 anos para implantar uma linha ferroviária entre Sorocaba e São Paulo?Que absurdo!Mas, como é a CPTM, isso não é supresa!Afinal, existem muito$$$ assunto$$$ para serem resolvido$$$!Por que será que na China ou na Europa isso seria diferente?

    ResponderExcluir
  3. Cultura mel velho, cultura da corrupção, que a cada dia nos eixa mais indignados ! Na acontece e, quando acontece, já há muito mais que deveria ter sido feito.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza sera melhor para a população que depende deste transporte que no momento e o mais viável,para todas as classes,eu me recordo bem das viagens q fazia de sp a Sorocaba,com o trem de longo percurso, e uma viagem maravilhosa,pena que o governo do PSDB, acabou com a ferrovia em geral. entrei na fepasa quando era menor de idade, com projeto com apenas 17 anos aprendiz de CFT(curso de formaçao em transportes, foram um ano de curso, e mais 6 meses de estagio, o q adiantou, em 1998 venderam e sucatearam a ferrovia, acabando com estes trens, e principalmente os trens de carga, infelizmente deixei a ferrovia nesta mesma data. Como adoraria depois de longos anos, voltar a trabalhar novamente na ferrovia, q e minha Paixão,Espero que realmente volte a funcionar. Edison Chaves...

    ResponderExcluir
  5. Olá sr. O projeto era pra 6 anos até agora não moveram nenhum dormente se quer gente vamos pensar um pouco na população quando nos tiamos a FEPASA os trens não eram muito velozes mas atendia bem a população principalmente do interior temos muitas estações em bom estado a presidente Epitácio por favor vamos colaborar com a humanidade melhor custo e utilizar a antiga FEPASA....

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores