terça-feira, 8 de maio de 2012

2a. Exposição 'Imagens da Ferrovia Brasileira'

Como parte das comemorações dos 20 anos da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do 58° aniversário da AEEFSJ – Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, dia 26 de maio de 2012, será realizada a 2ª Exposição Imagens da Ferrovia Brasileira. Em novo formato, de característica inédita no Brasil, a 2ª edição deste evento vem com o intuito de mesclar num encontro único aspectos do passado e do futuro da ferrovia brasileira, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer um pouco da história ferroviária e o que se pretende para o futuro desse modal, que gradativamente tem retomado sua importância nos cenários paulista e nacional, para o transporte de passageiros e de mercadorias.

Programação

I. 09h00 às 10h00 – Painel: “Os futuros trens regionais em São Paulo”, com Silvestre Eduardo Ribeiro, diretor de Planejamento da CPTM. Explanação sobre os projetos da CPTM para os futuros trens de passageiros que ligarão São Paulo a Campinas, Sorocaba e Santos.

II. 10h00 às 10h20 – Coffee break

III. 10h20 às 11h50 – Painel: “Os trens de longo percurso no estado de São Paulo, das décadas de 1960 a 1980”, com Rafael Prudente Corrêa e Thomas Corrêa, pesquisadores da história ferroviária. Uma visão histórica dos trens de passageiros que partiam de São Paulo com destino ao interior e ao litoral no período estatal das ferrovias paulistas.

IV. 11h50 às 13h00 – Almoço

V. 13h00 às 14h40 – Painel: “A história e o futuro das locomotivas GM no Brasil”, com João Bosco Setti da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem e João Sérgio de Almeida, gerente de operações da Progress Rail /MGE. A trajetória das locomotivas General Motors, reconhecidamente importantes para a historia ferroviária nacional, desde o primeiro modelo até as recentes aquisições, e o que se pretende com a instalação da unidade industrial, através da Progress Rail, para montagem e fabricação de seus modelos no Brasil.

VI. 14h40 às 15h00 – Coffee break

VII. 15h00 às 16h40 – Painel “Automotrizes Ferroviárias”, com José Emílio Horta Buzelin da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem e Daniel Souza, gerente de vendas da Progress Rail /MGE. A história das automotrizes Budd no Brasil e a remodelação da Automotriz-Buffet SP 4.1 da CPTM, executada pela Progress Rail /MGE.


VIII. 16h40 às 17h30 – Visitação à Automotriz SP 4.1 e ao Auto de Linha de Inspeção da CPTM.

CADASTRO:

Para fazer inscrição preencha o cadastro.
Em breve recebera um e-mail confirmando o recebimento dos dados junto a orientação de como efetuar o pagamento.

As inscrições só serão incluidas no sistema apos confirmação do pagamento!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores