quarta-feira, 16 de maio de 2012

CPTM 20 Anos: As novas estações

Estação Dom Bosco, inaugurada em 2000: mais conforto e espaço
Por Diego Silva

As novas estações da CPTM possuem um padrão bastante peculiar: são espaçosas e com mais opções de acessibilidade. De 1992 até hoje, mais de vinte estações foram construídas do zero, além das estações que foram reformadas. Mais do que isso: mais conforto e facilidade para o usuário, que pode embarcar em estações amplas. A mais recente estação, entregue em 2010, possui integração gratuita com a linha 2-Verde do Metrô (Tamanduateí).

Estação Tamanduateí - Integrada com o Metrô
No caso da zona leste, a CPTM deu preferência para estações com plataforma central. Esse vem sendo o padrão adotado pela companhia, para tentar ocupar o menor espaço possível para construção, ao mesmo tempo que necessita atender o seu passageiro com conforto e segurança. Nesse padrão, encontramos as estações USP Leste, Comendador Ermelino, Jardim Romano, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista, que foram reconstruídas e entregues até 2008. Na Linha 9-Esmeralda, apenas as estações Osasco, Presidente Altino e Jurubatuba não possuem plataforma central, visto que o padrão adotado pela CPTM deu certo.

Estação Comendador Ermelino - Linha 12-Safira
Em breve, as novas estações que serão construídas também deverão ter esse padrão de construção, pois atende perfeitamente a necessidade que a companhia tem hoje.

7 comentários:

  1. Será que a futura estaçao Varginhá também vai ser assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tenho o projeto da nova estação Varginha, mas assim que receber, mostrarei para vocês.

      Excluir
  2. Um detalhe, a estação Tamanduateí é protegida contra chuvas, e muitas e muitas estações da CPTM não o são! Aconselho as pessoas que usam trens em dias de chuva, ficarem mais longe da linha de segurança amarela, pois com a desaceleração dos trens, a água sempre vai na cara dos passageiros, tomei cada banho ... Mas agora aprendi !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As 3 estações modernas mais bonitas na minha opinião são: Tamanduateí, Itaim Paulista e Comendador Ermelino.

      Excluir
  3. Acabei de encontrar no blog do jaraguá os desenhos de como pode ser a nova estação Jaraguá. É bem legal, bastante moderna.

    http://blogdojaragua.wordpress.com/2009/07/29/novas-estacoes-cptm-jaragua-e-vila-aurora/

    ResponderExcluir
  4. As estações Guaianazes, José Bonifácio,Dom Bosco e Corinthians Itaquera foram projetadas pelo Metrô,por isso possuem qualidade,assim como a Tamanduateí foi feita em conjunto com o Metrô.Veja a de Calmom Viana,feita e reformada pela CPTM,como é um verdadeiro puxadinho para atender os "suburbanos".Qualidade para CPTM é só para os mais "favorecido$$$$$".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em contrapartida a linha lilás foi projetada pela CPTM.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores