sexta-feira, 18 de maio de 2012

CPTM 20 Anos: Bastidores - Oficina Luz

Trens série 2100 no abrigo da Luz
Por Diego Silva

Nos bastidores da operação, a Oficina Luz atende hoje, em sua maioria, os trens da Linha 10-Turquesa. A oficina conta com dois abrigos, um pátio de estacionamento, além de um depósito de peças. Atualmente, o consórcio responsável pela manutenção da frota 2100 é liderado pela Bombardier (consórcio Comafer).

Atuante desde os tempos da São Paulo Railway-SPR, as oficinas já abrigaram locomotivas, trens de passageiros e os mais recentes trens elétricos (de EFSJ, RFFSA, CBTU e CPTM). No abrigo menor, apenas instalações e recuperações rápidas são realizadas nos trens. No abrigo maior, ao lado do depósito de peças, temos duas valas, para manutenção dos truques, equipamentos e rodeiros.

Manutenção e troca de rodeiros na Oficina da Luz
A oficina conta também com uma fresa, para recuperação de rodeiros. Ao lado dos depósitos, manutenções preventivas e corretivas de equipamentos são realizadas, além da oficina de pantógrafos. Alguns trens da linha 7-Rubi também realizam manutenção nessa oficina, tais como troca de rodeiros e manutenção corretiva mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores