sábado, 12 de maio de 2012

CPTM 20 Anos - Linha 11-Coral

Estação Dom Bosco - Linha 11-Coral
Fonte: Wikipédia

A linha teve sua construção iniciada em 1869 pela Estrada de Ferro São Paulo-Rio (também conhecida como Estrada de Ferro do Norte), que seria incorporada pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1890. No início do século XX iniciou-se a operação de trens suburbanos, inicialmente até a Penha, atingindo Mogi das Cruzes na década de 1910. Essa operação tinha 49 quilômetros de extensão e dezenove estações.

A eletrificação da linha ocorreu apenas na metade dos anos 1950, sendo que a operação com TUEs começou a ser feita com unidades já desgastadas, trazidas do sistema suburbano da Central no Rio de Janeiro. Em 1976 a linha foi estendida até Estudantes, para que pudesse atender aos alunos de faculdades localizadas em Mogi.

Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Central do Brasil como uma de suas subsidiárias. A partir de fevereiro de 1984 passou para a tutela da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede.

Estação José Bonifácio - Linha 11-Coral
Em 1994 a linha foi estadualizada e passada às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que em 2000 desativou todas as estações entre Brás e Tatuapé, e entre esta e Guaianazes. O antigo trecho entre Artur Alvim e Guaianases foi suprimido para dar lugar a um novo traçado, retificado e com três túneis, em que foram construídas a nova estação Itaquera e as estações Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases (nova). A partir de então, o trecho entre Luz e Guaianases passou a ser denominado "Expresso Leste".

O primeiro trecho, o Expresso Leste, apresenta trens modernos e dotados de ar-condicionado (série 2000), que circulam entre as estações Luz e Guaianases. Nesta estação, faz-se a baldeação para os trens antigos do segundo trecho, entre as estações Guaianases e Estudantes, em Mogi das Cruzes, atendendo também aos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. Durante muito tempo previa-se a incorporação do Expresso Leste à malha metroviária, transformando-o na Linha 6 do metrô. Este projeto, entretanto, não foi levado adiante e não consta mais do projeto futuro.

Estação provisória de Ferraz de Vasconcelos - Linha 11-Coral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores