domingo, 13 de maio de 2012

CPTM 20 Anos - Linha 12-Safira

Estação Comendador Ermelino - Linha 12-Safira
Fonte: Wikipédia

A linha, até hoje conhecida como "Variante de Poá", "Leste - Variante" ou simplesmente "Variante" (expressões que a diferenciava da chamada linha "Leste - Tronco", atual Linha 11), foi construída durante a década de 1920, embora só tivesse sido inaugurada em 1934 já oferecendo serviços suburbanos para bairros então considerados como "rurais", ao sul do Rio Tietê. Com o tempo, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, além da cidade de Itaquaquecetuba, se tornaram localidades densamente habitadas, especialmente por uma população de renda mais baixa, o que sempre foi considerado como fator responsável pelo fato de a linha guardar, até hoje, o rótulo de "a linha mais problemática de trens metropolitanos em São Paulo".

A Variante foi eletrificada na segunda metade da década de 1950, embora os trens de subúrbios puxados por locomotivas a vapor tivessem resistido até o ano de 1963, o que aumentou a fama de precariedade da linha. Já na década de 1960, a linha operava com os trens elétricos mais velhos da Central em São Paulo (os conhecidos série 100, originários do Rio de Janeiro, fabricados na década de 1930).

Em 1975, a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA, que desde 1957 tinha a Central do Brasil como uma de suas subsidiárias. Em 1984, passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da Rede. Em 1994, a linha foi estadualizada e passada às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que atualmente está investindo na recuperação e modernização completa da linha, com a construção de novas estações e requalificação das antigas, no isolamento mais eficiente da faixa patrimonial (indispensável para a redução de acidentes e de vandalismos contra os trens), além de reformas na via permanente e em praticamente todo o material rodante.

Em 29 de janeiro de 2008, o governador José Serra inaugurou a estação USP Leste e a estação reconstruída de Comendador Ermelino, obras que marcam o início da modernização e dinamização da Linha 12, bem como a entrega de trens reformados. Itaim Paulista (reconstruída) e Jardim Helena-Vila Mara foram entregues por sua vez em 28 de maio, com a presença do Governador José Serra e do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em julho de 2008 foi entregue a estação Jardim Romano.

Estação Calmon Viana, modernizada em 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores