quarta-feira, 30 de maio de 2012

CPTM 20 Anos: Mensagem do blogueiro

Diego Silva, blogueiro do 'CPTM em Foco'
Por Diego Silva

Caros leitores, funcionários e admiradores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos... Lá se vão duas décadas da fundação da empresa. Concebida para tentar resgatar um sistema de transporte ferroviário completamente falido, não chegou a crescer como se esperava... Cresceu sim, em número de usuários: chegou a marca de quase 800 mil usuários transportados no final da década de 1990. Hoje, esse número é algo próximo de apenas uma linha: já são quase 3 milhões de usuários transportados diariamente.

Posso lhes dizer que cresci junto com a empresa. Desde criança, tive o sonho de ser maquinista, pois achava a profissão fantástica. Jamais imaginei que essa admiração fosse chegar onde chegou hoje: blogueiro, franco conhecedor da empresa, ex-funcionário e aguardando o grande dia de realizar meu sonho. Tenho um ano a mais que a CPTM, mas sempre a vi como uma grande companhia, que teria um grande futuro.

Nessas duas décadas, muitos desafios foram vencidos... A frota de trens está sendo renovada, novas estações foram construídas, o serviço melhorou muito em vista do início das atividades. Mas isso ainda não significa absolutamente nada diante da necessidade de transporte do paulistano. Todos os dias, a lotação nos trens e no Metrô é uma constante, que parece não ter fim. O governo promete uma senhora rede de linhas até 2020, mas até lá, quanto já teremos de demanda? O sistema vai aguentar tanta gente por mais 8 anos? Desde os anos 2000 que se fala de implementar o trem para Guarulhos... Doze anos depois, nada saiu do papel. Prometem para 2014. Projetos existem aos montes, mas execução...


Nessa postagem, queria deixar uma mensagem para os funcionários da CPTM, tanto aqueles que já passaram, aqueles que são da empresa e aqueles que, como eu, ainda serão: mantenham o foco. Não se deixem abalar por dificuldades no trabalho, pois todos pertencemos à uma mesma classe. Vocês, hoje, são responsáveis por 3 milhões de famílias, que viajam pelos 270 km de trilhos existentes em 22 munícipios de São Paulo. Sabe-se que é difícil, mas não façam nada contra a vontade. Se você, funcionário, está na CPTM apenas pelo salário e pelos benefícios, procure fazer do seu trabalho uma diversão. A ferrovia em São Paulo cresceu graças ao sacríficio de milhares de pessoas, algumas doaram a vida, para hoje termos o que temos. Não deixem tudo isso ruir diante dos próprios olhos.

Aos governantes, deixamos o seguinte: procurem investir mais nos trens e no Metrô. São Paulo não para de crescer um minuto sequer, precisando de fôlego a toda hora. Esse fôlego está aqui: transporte público de qualidade. Façam esses projetos virarem realidade, criando uma grande rede de trem e metrô na metrópole. Lembrem-se dos, hoje, sete milhões de usuários que dependem do transporte para chegar ao trabalho, para estudar, para conseguir o sustento da família, para levar a família ao lazer nos finais de semana. Pensem com o coração, não com o bolso. Criem uma política de incentivo ao uso do trem. A CPTM tem um grande potencial, que nunca foi explorado: ser a maior e melhor empresa de transporte ferroviário de passageiros do Brasil, quem dirá, da América do Sul. Basta vocês observarem o quão a empresa tem capacidade de chegar mais longe. Basta investir. Enquanto não houver políticos sérios nesse país, isso será apenas sonho.

Nesses 20 anos, gostaria de parabenizar a todos que já fizeram da CPTM o seu emprego, o seu sonho, o seu sustento. Pessoas que abrem as estações, que deixam as famílias em datas importantes (aniversários, Natal, Ano Novo, feriados...) para não deixar o sistema parar... Agentes operacionais, Controladores de tráfego, maquinistas, escalantes, técnicos da manutenção, alunos do Centro de Formação Profissional 'Engº James C. Stewart' (o qual tive orgulho de fazer parte), terceirizados da limpeza e segurança, Agentes de Segurança Operacional e todo o pessoal envolvido na operação: os meus parabéns, pelo esforço, paciência e determinação de conseguir manter o sistema sempre em ordem. Aos diretores, supervisores e gerentes, parabéns pelo serviço prestado e um pedido: mais valorização para o pessoal da operação. Vamos em frente, pois os próximos anos prometem crescimento e desenvolvimento.

6 comentários:

  1. Postagem sensata e objetiva. Meus parabéns!
    O Blog no geral é bem interessante e informativo, continue assim, mas sobretudo com isenção, que dá ainda mais credibilidade.
    Sugiro apenas que inclua no clipping os jornais O Diário de Mogi, Mogi News, Diário do Alto Tietê e Diário de Suzano, que costumam publicar assuntos sobre a CPTM costumeiramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, obrigado pelos elogios referentes ao blog. Dentro das possibilidades, incluo as notícias mais relevantes que circulam nos principais meios de comunicação, inclusive os jornais do Alto Tietê.

      Excluir
  2. Diego parabéns pela série de matérias quem estão sendo postadas este mês!
    Só um detalhe com relação a foto ao lado do CAF série 2100... faz tempo que não vejo um tão limpo.. rsrs... acho q a CPTM deveria cuidar melhor deles, a limpeza interna percebemos que é feita, mas estão muito sujos por fora. Uma pena os modelos como esse da imagem reformados e rodando tão encardidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, obrigado pelo elogio. Também tenho notado um certo relaxo por parte da CPTM na limpeza externa dos trens. Há de se considerar que já estamos indo para quase 3 anos que o lavador da Barra Funda está quebrado. Quando muito conseguem, tem de levar o trem até Jundiapeba para lavar. Nessa foto, o trem havia acabado de voltar da reforma, ou seja, não deu nem tempo de sujar.

      Excluir
  3. Parabéns, Diego Silva por suas excelentes matérias. A de hoje foi muito profunda. Tudo nesse blog é muito massa, acompanho as notícias e matérias quase todo dia, vale muito a pena passar quase 30 minutos lendo essas matérias tão legais. Continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruno. O reconhecimento dos leitores é importante para mim, pois é sinal de que o trabalho está sendo bem feito.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores