sexta-feira, 25 de maio de 2012

CPTM 20 Anos: Os primeiros passos para se tornar metrô de superfície

Novos trens para o novo tempo
Por Diego Silva

Desde sua fundação, a CPTM tem como metar recuperar, modernizar e capacitar o sistema de transporte metropolitano de trens para algo próximo de um 'metrô de superfície'. Para isso, a companhia vem trabalhando para estabelecer esse status. Novos trens, novas estações, nova sinalização, novo CCO, aumento do quadro de funcionários... Podemos citar em tópicos algumas dessas mudanças:


- Estações: Novas estações construídas, com plataformas amplas, escadas rolantes, elevadores e completa cobertura. Sinalização sonora de boa definição, sinais visuais, acessibilidade, conforto e segurança. Integração com o Metrô em determinadas estações.


- Via Permanente: Capacitação de via permanente, troca de dormentes, substituição de aparelhos de mudança de via (amv) na estação Luz para entrada e saída mais rápida dos trens, troca de trilhos, substituição de lastro, terraplanagem.


- Rede aérea: Em andamento, construção de novas subestações, oferecendo um maior índice de corrente elétrica. Além disso, substituição de cabos de alta tensão.

- Sinalização: Troca de sinais de via, novo CCO integrado.

- Recursos Humanos: Novos maquinistas, agentes operacionais, fiscais de limpeza, escalantes e supervisores de tração.

- Segurança: Investimento em ASO (Agente de Segurança Operacional), com armamento, oferecendo maior tranquilidade aos usuários. Recrutamento de mais seguranças patrimoniais.

- Novos trens: Aquisição de mais de 200 trens, com ar-condicionado, assentos anatômicos, avisos sonoros, conforto, segurança e praticidade.

São as primeiras de muitas mudanças. O Governo de São Paulo pretende investir para fazer da CPTM um sistema capacitado, que deverá atender muito mais gente.

2 comentários:

  1. Diego, os series 3000 estão rodando na linha 9 ou na linha 8 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, não tenho saído para as linhas 8 e 9, mas segundo me disseram, estão na Linha 9-Esmeralda, operando no loop.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores