quarta-feira, 23 de maio de 2012

Depois de obras na Linha 9-Esmeralda, agora será a vez da Linha 8-Diamante



Fonte: CPTM

A partir do próximo domingo, 27, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] começa a executar o plano de intensificação das obras de modernização da Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]. A exemplo da Linha 9-Esmeralda, o objetivo é ampliar o tempo disponível para os trabalhos e agilizar a execução dos investimentos, antecipando as obras que já estavam em andamento. Os recursos investidos para implantar a nova infraestrutura da Linha 8-Diamante são da ordem de R$ 470 milhões. Nessa etapa, serão realizados R$ 28,6 milhões.

Até 26 de agosto, durante 14 domingos, a Linha 8 terá trechos fechados para intervenções. As obras contemplam os sistemas de rede aérea, sinalização e via permanente, objetivando aumentar a confiabilidade dos sistemas e equipamentos. Vale lembrar, que os trabalhos de manutenção corretiva e preventiva continuarão sendo feitos diariamente, durante a madrugada e, quando necessário, em qualquer hora do dia ou da noite.

As intervenções entre as estações serão realizadas em várias etapas, nos seguintes domingos:

¿ De 27/05 a 10/06, a circulação de trens será interrompida entre Júlio Prestes e Presidente Altino.
¿ Em 17/06, as intervenções serão feitas entre Itapevi e Carapicuíba;
¿ Nos dias 24/06 e 01/07, as obras ocorrerão entre Itapevi e Santa Terezinha;
¿ Nos dias 8 e 15/07, as intervenções serão entre Presidente Altino e Carapicuíba;
¿ Nos dias 22 e 29/07, as obras ocorrerão entre Carapicuíba e Santa Terezinha;
¿ Em 05/08, o trecho entre Júlio Prestes e Presidente Altino voltará a ser interrompido para testes;
¿ Os dias 12, 19 e 26/08 estão reservados para a conclusão das intervenções que eventualmente tenham ficado pendentes, haja vista a complexidade dos serviços a serem executados. Assim, no final de julho, serão definidas as ações a serem feitas nestes três domingos restantes.

Após a Linha 8-Diamante, a próxima linha a ter o cronograma de obras acelerado será a Linha 7-Rubi.


Usuários terão ônibus gratuito

Como alternativa de deslocamento, nos primeiros três domingos de interdições parciais, a CPTM acionará o plano PAESE, com 10 ônibus gratuitos para transportar os usuários. Os coletivos circularão entre as estações Lapa, na Linha 7-Rubi, e Ceasa, na Linha 9-Esmeralda.

Durante este período, os usuários serão informados nas estações e trens por meio de avisos sonoros, além dos sites e redes sociais [Twitter e Facebook] da CPTM, Metrô e EMTU. A Central de Atendimento ao Usuário da CPTM que atende pelo telefone 0800 055 0121, também será reforçada.

A opção de realizar as obras aos domingos se dá em razão da redução significativa do movimento de usuários nesta linha, cerca de 145 mil ante os 465 mil transportados nos dias úteis. Nas segundas-feiras, a operação será iniciada, normalmente, a partir das 4h, nas seis linhas.

A CPTM disponibiliza a Central de Atendimento ao Usuário através do telefone 0800 0550121, assim como mantém abertos os canais de relacionamento através das Redes Sociais [Facebook e Twitter] para prestação de informações e esclarecimentos.

Balanço das interdições da Linha 9-Esmeralda

Durante os nove domingos em que a Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú] esteve fechada para obras a CPTM conseguiu, com a ampliação do tempo disponível, acelerar o cronograma dos trabalhos em cerca de 40 semanas. Esse era o prazo previsto se os trabalhos fossem executados no sistema convencional [madrugada e finais de semana], sem interrupção da circulação de trens.

Dentre os serviços realizados, destacam-se: a implantação de 180 estruturas da nova rede aérea, de três novas seccionadoras, a substituição de outras 12 por modelos de maior capacidade, instalação de 360 metros de rede de dutos para a sinalização dos novos terminais em Pinheiros e Jurubatuba, limpeza de vias, lançamento de 3.100 metros de cabos ópticos para os sistemas de sinalização e telecomunicação, troca de 1.500 metros de trilhos, e correção da geometria em 13.800 metros da via permanente.

Para essa enorme ação, foram mobilizados 200 operários a cada domingo. Por conta das interdições, os ônibus gratuitos disponibilizados transportaram mais de 185 mil passageiros ao longo da Linha 9, numa intrincada operação logística.

A partir de domingo [27], as interdições na Linha 9-Esmeralda serão parciais, com intervalos maiores entre os trens, porém sem interrupção da operação.

Curta nossa página no Facebook: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores