sábado, 12 de maio de 2012

Espaço Cultural recebe mural comemorativo do momento 'Itália-Brasil'


Fonte: CPTM

Em homenagem ao aniversário de 20 anos da CPTM, o Espaço Cultural Brás recebe este mês o evento MIB [Momento Itália-Brasil]. A iniciativa, que conta com parceria do Museu Brasileiro de Escultura [MUBE], levará ao local um mural de grafite feito por artistas brasileiros e italianos.

Além do aniversário da Companhia, o painel também terá como temática a Integração Brasil-Itália. Será possível encontrar figuras típicas nacionais como o "Boi-Bumbá" e o "ET de Varginha", a tradicional macarronada e pontos turísticos dos dois países, como a Catedral da Sé e a Torre de Pisa.

Fazendo uso de uma linguagem cinematográfica, os painéis conversam entre si. Não são esquecidas as imagens de antigas filmadoras e de Mazzaropi, um dos grandes atores brasileiros que é descendente de imigrantes italianos.

O curador da mostra, Binho Ribeiro, explica que a intenção é homenagear a miscigenação da cultura dos dois países. "A ideia foi fazermos um encontro cultural com muita liberdade de expressão e criatividade dos artistas convidados de uma forma lúdica e figurativa."

Ao todo, são oito grafiteiros envolvidos, sendo quatro deles vindos da "Velha Bota": Alessander Etnik, Corn, Macs e Mr. Fijoder, além dos brasileiros Binho Ribeiro, Pato, Evol e Arthur Navarro. Segundo Binho, o apoio da CPTM e do MIB serve como exemplo para artistas do mundo todo. "Todos ficaram encantados com o suporte perfeito para a produção do mural, com total liberdade. O relacionamento conquistado no Brasil é totalmente inovador e é tido como exemplo para todos", afirmou.

Para a pintura dos três painéis, que juntos têm aproximadamente 140 m², foram utilizadas 300 latas de tinta spray própria para grafite e necessários dois dias para o término da obra.

O mural ficará exposto no Espaço Cultural Brás, localizado no mezanino da Estação, até o final de julho.

O "MOMENTO ITÁLIA-BRASIL" [MIB]

O MIB é uma iniciativa da embaixada da Itália em Brasília, com parceria dos institutos italianos de cultura do Rio de Janeiro e São Paulo e dos consulados no Brasil, idealizadas desde 2010, com a proposta de reapresentação e reconhecimento da Itália ao Brasil moderno.

Durante nove meses, italianos e brasileiros estarão juntos para celebrar a amizade, a história e a simpatia entre os dois povos, falando de arte, cultura, música, design, moda, de gastronomia e das festas tradicionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores