terça-feira, 22 de maio de 2012

Greve CPTM 2012: Em assembleia, trabalhadores do Metrô de São Paulo e da CPTM decidem entrar em greve a partir da 0h de amanhã


Fonte: Uol

Os trabalhadores do Metrô de São Paulo e das linhas 1, 2, 3, 5, 11 e 12 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metroplitanos) decidiram em assembleias realizadas nesta terça-feira (22) entrar em greve a partir da 0h desta quarta-feira (23).

A decisão da categoria aconteceu horas depois de uma audiência entre representantes do sindicato e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), à tarde, no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), e que terminou sem acordo.

Os metroviários exigiam 5,13% de reposição e 14,99% de ganho real e criticavam o fato de as contratações não terem sido suficientes para atender o número maior de passageiros transportados. Com a operação da linha 4-amarela, o movimento de passageiros aumentou para 4,4 milhões de pessoas por dia.

O estado de greve foi decretado pelos trabalhadores em assembleia realizada no próximo dia 16 –mesmo dia em que um acidente envolvendo dois trens na linha 3-vermelha deixou 49 pessoas feridas.
A categoria também exige equiparação salarial, jornada de 36 horas semanais e adicional de risco de vida de 30%.

O Metrô propôs reposição de 4,67% e 0,50% de aumento real a partir da data-base de 1º de maio, além de reajuste no vale-alimentação e no auxílio-creche também no índice de 4,67%. A companhia informou ainda que mantém a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para os metroviários.

Já os ferroviários querem aumento de 7,05%, além de tíquete refeição no valor de R$ 21,50. A proposta da CPTM é de reajuste de 6,17% e tíquete refeição de R$ 19,50.

As negociações da categoria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos começaram em março e as tratativas passaram a ser intermediadas pela justiça trabalhista em maio, sem previsão de data de realização.
O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo convocou uma assembleia para a tarde desta quarta-feira (23) para definir sua posição.

Outros Estados
O transporte público também sofre com greves em cinco estados do Nordeste. As greves de ônibus, trens urbanos e metrô seguem causando transtornos nesta terça-feira (22) à população de cinco estados do Nordeste. Cerca de 900 mil pessoas são afetadas pelas paralisações.

Em Maceió, João Pessoa e Natal, os trens fazem apenas 30% das viagens diárias. Já em Recife, o metrô opera há oito dias com 50% das viagens e em horários de pico – das 5h às 9h e das 16h às 20h.
Segundo a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), são 300 mil pessoas prejudicadas. A greve dos servidores completou oito dias nesta terça-feira (22).

Em São Luís, os rodoviários endureceram a paralisação nesta segunda-feira (21), e 100% dos ônibus estão parados nas garagens. Segundo as empresas de ônibus, 600 mil usuários circulam pelos coletivos na capital e região metropolitana. A greve teve início na terça-feira da semana passada (15).
O metrô em Belo Horizonte também está paralisado desde o dia 14, afetando o cotidiano de aproximadamente 215 mil pessoas na capital mineira. Lá, os trens só funcionam nos horários de pico – das 5h20 às 8h30 e das 17h às 19h30.

Já o Rio Grande do Sul também sofreu nesta segunda-feira (21) com uma paralisação de 24 horas da Trensurb. O Sindicato dos trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviário e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul reivindica reajuste de 21,51% nos salários.

Um comentário:

  1. É neh! Fazer o que? Enquanto esses políticos estão se preocupando em tirar das ruas os pobres camelôs, que estão tentando ganhar seu pão de cada dia, o povo trabalhador tem que passar por isso. Além da superlotação diariamente nos trens, agora ter que se virar somente de ônibus, que já são péssimos, e com certeza estarão mais lotados do que nunca, isso pra quem tem essa opção não é!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores