segunda-feira, 14 de maio de 2012

Projeto visando formação de mão de obra ganha 'Prêmio Mário Covas'


Fonte: CPTM

O projeto Retorno de Investimento Realizado Para Formação De Mão De Obra Especializada no Setor Ferroviário, da CPTM, venceu a 8ª edição do Prêmio Mário Covas na categoria Inovação em Gestão Estadual. O evento foi realizado na última quinta-feira [10], no palácio dos Bandeirantes

A categoria Inovação em Gestão Estadual premia as iniciativas desenvolvidas por servidores e empregados públicos estaduais reconhecendo as melhores práticas de gestão pública no âmbito estadual, apoiando a modernização da administração pública do Estado de São Paulo, motivando os empregados públicos estaduais e valorizando os trabalhos por eles desenvolvidos, bem como divulgando esses trabalhos, a fim de possibilitar a troca de experiências.

O prêmio tem como objetivo promover práticas inovadoras, que aprimorem a qualidade dos serviços públicos e elevem o bem-estar dos cidadãos de São Paulo. O Governador Geraldo Alckmin ressaltou o interesse que a premiação vem despertando. "Neste ano temos 299 trabalhos, 25% a mais que no ano anterior, inclusive com duas categorias novas: Gestão Estadual e Gestão Municipal".

Criado em 2004, o Prêmio Mário Covas é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública [SGP]. Nesta edição, além do projeto vencedor, a CPTM também teve outro classificado entre os 40 finalistas. As iniciativas inscritas estão em prática e visam melhor à qualidade dos serviços ofertados:

Retorno de Investimento Realizado para Formação de Mão de Obra Especializada no Setor Ferroviário [vencedor]
Para a reposição de mão-de-obra especializada, foram criados cursos técnicos em Sistemas Mecânicos e Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos, adotando uma grade curricular própria, definida por um comitê de especialistas da área, desenvolvidos em ambientes específicos da área ferroviária e ambientes de simulação. Os resultados alcançados foram ao encontro das necessidades da empresa, contratando para seu quadro de funcionários, desde 2004, 62% dos alunos formados pelo CFP "Engº James C. Stewart" - CTPM, havendo, nos últimos cinco anos, 70% de aproveitamento de alunos pela empresa.
A qualificação formal e prévia de pessoal admitido para as atividades profissionais no ambiente ferroviário traz consigo a melhoria da performance empresarial, que se reverte integralmente em benefício dos usuários do serviço de transporte público. Além disso, a CPTM, em conjunto com o SENAI-SP, cumpre atividade de Responsabilidade Social ao promover a educação integral e o desenvolvimento da cidadania, foco de todos os cursos e programas de formação.

Sistema Informatizado de Controle de Bicicletário - SCB [classificada]
Devido ao crescente uso de bicicletas como transporte nos grandes centros urbanos, proporcionalmente, houve um aumento de procura por vagas de estacionamentos nos pontos finais de destino de viagem, que é o caso dos bicicletários da CPTM. Para melhorar o serviço oferecido nesses bicicletários, foi desenvolvido o Sistema de Controle de Bicicletários - SCB que consiste em um banco de dados de informações pessoais, com registro fotográfico de pessoas e bicicletas, armazenado em um servidor central, que possibilita, em tempo real, acesso aos dados de qualquer estação de trabalho. Essa iniciativa trouxe vários benefícios à empresa, ao usuário e ao meio ambiente, já que proporcionou redução significativa de impressões que eram utilizadas para controle e cadastro dos usuários, diminuiu o tempo de controle de acesso. E o incentivo ao uso de bicicletas, colabora diretamente com o aumento do uso de transporte não poluente e diminui o tráfego de veículos nos centros, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores