sexta-feira, 1 de junho de 2012

CAF 8000 circulando na Linha 9-Esmeralda?

CAF 8010 na estação Pinheiros, sentido Osasco

Por Diego Silva
Foto de Tiago Vieira, twitteiro do @UsuárioCPTM

Caros leitores, uma imagem que circulou hoje pela manhã nos grupos da CPTM no Facebook chamou a atenção: ao que parece, o CAF 8000 'S03' (8009/8012) circulou na Linha 9-Esmeralda. Não sabemos se a foto é uma montagem, mas foi postada pelo twitteiro @UsuárioCPTM. 

Caso a foto seja verídica, a CPTM mais uma vez quebra um protocolo. Desde o princípio, foi noticiado que os trens da série 8000 seriam exclusivos da Linha 8-Diamante, pois trata-se de um contrato firmado entre a empresa CAF e a própria CPTM. Essa parceria público-privada contempla a aquisição de 36 trens de oito carros, além de fornecer à CAF a manutenção da frota por 20 anos.

Vale lembrar: a linha 9-Esmeralda conta com uma frota quase que total composta pelos trens da série 7000, outrora prometidos para as linhas 7-Rubi e 12-Safira (na época da aquisição, foram prometidas 20 composições para cada linha). A Linha 9 opera com trens completamente novos, dando a entender que ainda é a favorita da companhia. Mesmo passando por diversos problemas nos últimos tempos, o deslocamento de novos trens ainda continua.

26 comentários:

  1. eu vi o 8038 operando por lá também. tava dentro de um trem e ele passou no outro sentido, rápido demais pra eu pensar em tirar foto...

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  2. num é montagem eu vi ele tbm no morumbi, mais nem pensei em que ele era para linha 8, intão eu ignnorei e nem tirei foto, mais é o 8000 sim!!!

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  3. outro dia meu sogro pegou em osasco para descer na pinheiros, e andou no CAF 8000 também, até comentou sobre a inexistência de divisórios entre os vagões, que era uma novidade para ele

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  4. Penso que os Trens, independente de qual seja a série, SÃO DE PROPRIEDADE DA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS - CPTM, (GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO)!

    PORTANTO CABE EXCLUSIVAMENTE A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DE OPERAÇÃO DESTA EMPRESA, DESTINAR OS TRENS, A SUAS RESPECTIVAS LINHAS, EM ACORDO COM SUAS NECESSIDADES OPERACIONAIS!

    ALIAS, EU PENSO QUE QUANDO OS TRENS SÃO LICITADOS E COMPRADOS, NOS CONTRATOS DEVERIA MESURAR APENAS QUE SÃO PARA COMPOR A FROTA DE TRENS DA CPTM. E NÃO PARA QUE LINHA IRÃO OPERAR.
    É UM ERRO MENCIONAR DETERMINADA LINHA PARA QUAL SERÁ COMPRADO, SE O TREM PODE SERVIR EM QUALQUER LINHA DA REDE, QUE ESTEJA MAIS NECESSITADA DE RECEBE - LO!

    É o meu ponto de vista e opinião!

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    1. Quando o governo do Estado foi com o Pires na mão solicitar empréstimo para o S7000, apresentou a situação precária das linhas 7 e 12. Assim, os órgãos financiadores, comovidos com a precariedade, forneceram o empréstimo para o PROJETO DE MELHORIA DESSAS LINHAS. Logo, o financiamento tinha o objetivo de resolver os problemas apontados. Ou seja, os trens SÃO DA LINHA 7 E 12, pois o seu financiamento está vinculado a elas. Bem como há o vínculo na questão do S8000.

      Infelizmente o que se assina sentado, não se cumpre em pé, e o pior de tudo, ainda encontra apoio por parte de pessoas desinformadas como você! Francamente.

      Essa mesma direção e coordenação que você defende, é tão incompetente que não lembrou que trens novos demandam mais energia e não construiu as subestações necessárias. E é tão incompetente que não se planejou corretamente para cumprir os contratos, planejar com antecedência peças sobressalentes, inaugurar estações conforme prometido.

      E outra, não precisa escrever o texto todo em caixa alta.

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  5. bom creio que essa foto e um 8000 sim, pois se olhar atentamente na parte de dentro do carro você consegue ver parte da estrutura Gangway, como sempre a CPTM quebrando um galho.

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  6. Pô, aí não. Esses trens devem ficar na linha 8. Só depois da Caf entregar os 30, 40 trens para a 8 é que poderão começar a fabricar e entregar os novos trens dessa frota 8000 para a 9, assim a frota das duas linhas seriam praticamente padronizadas. O problema seria as linhas 7 e 12 ter de esperar mais pelos 7000.
    A linha 9 pode ser a favorita, e é compreensível os 7000 estarem lá para suprir as necessidades , mas agora que sua frota é excelentíssima, chega de tirar trens de outras linhas, a não ser em caso de emergência, mas só.

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    1. Chegou uma explicação óbvia para a utilização desses trens na Linha 9: indisponibilidade de frota. Os técnicos de Presidente Altino reteram 15 trens, pelas mais diversas avarias, deixando a frota mínima operacional incompleta. Foi necessário utilizar dois trens da série 8000, que estão sobrando na Linha 8, para ajudar nos horários de pico.

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  7. Não é montagem, de fato rodaram dois trens série 8000 na linha 9 hoje, devido a indisponibilidade de trens da linha 9, rodaram apenas 5 7000, 3 7500, 4 3000 e 4 2070, esses 2 8000 completaram a frota. Existem cerca de 7 trens série 7000 retidos devido a problemas no ATC, são aqueles de onde o módulo foi retirado para equipar os 8000, que não possuiam o equipamento, espero que tudo seja em breve resolvido.

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    1. Indisponibilidade? A linha 9 tem mais de 23 trens exclusivos pra ela (7000 e 7500) e ainda ta faltando disponibilidade? A linha 7 está com uma frota de apenas 22 trens (11 1100, 7 1700 e míseros 4 7000, pois a maioria esta na linha 9), no pico da manhã não fica nenhum trem na reserva e cadê que eles mandam algum reforço pra cá?

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  8. O trem série 8000, diferente dos outros trens, 7000 e 7500, não é propriamente comprado pela CPTM, a CPTM contratou uma empresa para fornecer trens e manutenção do material rodante para a linha 8, foi uma PPP, quem ganhou foi a CAF, ela até assumiu a manutenção dos atuais 5000(derrubando assustadoramante a confiabilidade e MKBF dessa frota), afinal, ela ganhou o contrato para manter toda a frota, no final de 30 anos, os 36 trens 8000 passarão para a CPTM, mas até lá eles estão como se fosse um leasing, um empréstimo. Nas novas compras a CPTM já tem colocado na licitação que os trens poderão rodar em qualquer linha. Aliás, 7 trens 7000 estão retidos(sem condições de circulação), esses 7 são os que tiveram um de seus módulos de ATC retirados para colocar nos 8000.

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  9. Nao e mentira naum,eu mesmo fui trabalhar hj de manha e peguei um deles na estacao grajau,ate aquela plaquinha q mostra as estacoes da linha tava da linha 8 ainda

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  10. NAO GOSTEI NADA DE TER OUVIDO ISSO QUE OS CAF 8000 ESTAVAN NA LINHA 9, ISSO É UM DESRESPEITO COM OS USUARIOS, SE OS TREN SAO EXCLUSIVOS DA LINHA 8 ELE TEM QUE FICAR NA LINHA 8, E NADA DE IR PRA LINHA 9, DEIXA A LINHA 9 COM SEUS PROBLEMAS.

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  11. Bom, pessoal, parece que está ocorrendo com a CPTM algo semelhante ao que ocorre no Metrô-SP. Os trens modernizados estão chegando sem ATC, aí as empresas que modernizam o trem "emprestam" o sistema de ATC para colocar nestes trens.
    E aí, as linhas que já deveriam operar em modo CBTC, que é o que os trens novos já vêm preparados, não operam. É uma maré de desencontros e transtornos.

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    1. Pode crer, Bruno C. Vi um Alstom operando na linha 3 sentido Palmeiras-Barra Funda, quando estava à bordo do expresso leste. Quando cheguei em casa procurei na Net no site Via Trólebus que a tendência do metrô é deslocar trens para diferentes linhas já que, por exemplo, alguns dos trens reformados os mostradores vêm com os mapas das linhas 1, 2 e 3 num painel só.

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    2. Se você viu o Alstom que roda na L2-verde, frota G (bancos verdes), isso foi decisão da Companhia em deslocar mais trens com ar-condicionado para a L3-Vermelha. Quanto aos modernizados, a tendência é que operem mesmo nas diferentes linhas. A princípio na L2-verde, que provavelmente será a primeira a desfrutar do sistema CBTC.
      O Alstom Frota G é um trem que tem sido muito elogiado e preferido pelos próprios OTs do Metrô. Operam bem e sem avarias constantes.

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    3. Ultimamente o problema no Metrô hoje é a questão dos trens antigos que saem para modernização, gerando indisponibilidade de trens. Para o metrô, quanto mais os trens forem flexíveis e operar em linhas diversas, melhor (e para o usuário também).
      O governo deveria comprar mais trens, tá caro modernizar! Só para complementar e não fugir do assunto, na L3-Vermelha rodou o Alstom-Milênio Frota E. Depois de mais ou menos 10 meses, retornou à linha-2. Como ele apresentava falhas na L3, mas até que rodava.

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  12. Só queria entender uma coisa: Como é possivel 7 trens novos(ou mais) ficarem parados devido a falha de manutenção (pelos menos é isso que eu entendi) e a CPTM ter que tirar trens de outras linhas para suprir outras linhas porque não há trens suficientes para atender a demanda de outra linha? Acho que a falta de planejamento e a incompetência da CPTM já atingiram um
    nível absurdo e intolerável...

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  13. Se emprestarem os 2000, o Expresso Leste fica sem trens, hehe...alias vi um 2000 I lá para os lados de Altino...não costumo ir para lá...

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  14. pior que é verdade , no sabado andei nesse da foto ... e outra coisa que eu já nao via na linha 9 ... os "gaitinhas" série 3000 operando ... eu vi pelomenos uns 3 ... nao sei se eram 3 mesmo ... pq podia estar voltando 1 pelo intervalo de tempo que andei na linha ... sai e voltei

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  15. Realmente, a Linha 9 é a "preferida", desde os tempos do S2070. A famosa linha da rede globo, que anabolizada com o suor das outras linhas, está com trenzinhos 100% novos enquanto as outras penam por aí.

    Há contrassenso maior que o rompimento de contratos firmados? O contrato de financiamento do S7000 dizia que eram 20 para a 12 e 20 para a 7. Mas na hora H, tungaram trens para a "pobre menina rica da zona sul".

    Não bastasse isso, ao invés de devolverem os trens novos para a Linha 12, estão mandando 5 trens 2070 usados para lá! Outro contrassenso, pois além de tudo, foi necessário treinar maquinistas, manutenção. Porque não apenas devolver os S7000, quando isso seria mais prático e econômico? Está certo que os 2070 já foram roubados do Expresso Leste no passado, mas há coisas que só acontecem para a linha 9...

    Que essa linha continue tendo problemas proporcionalmente aos trens roubados de outras, pois é isso que merecem...

    E viva o planejamento da empresa...

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    1. o mau planejamento é a PPP que o governo estadual insiste em fazer.

      a culpa disso se chama CAF

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  16. tem que botar os 8000 na linha 9 mesmo, já que os 8000 só estao rodando graças ao ATC emprestado da serie 7000, o que está ocasionando muitos problemas. quando foi transferido varios trens da linha 9 para a linha 8 por causa da indisponibilidade do 5000, ninguem reclamou.

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    1. É, e os usuários da Linha 8 que se danem, né?

      Ah, vá !

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  17. Os 2070 são 2000 fase II ...opa EL....hehe...
    Vamos ver onde tudo vai acabar, que haja trens novos e subestações suficientes em TODAS as linhas!!

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  18. quarta tavão todos 8000 do s1 ao s13 na linha 8 diamante mais dois serie 3000 não vai mais chegar trens da serie 8000 diego

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