quarta-feira, 6 de junho de 2012

CPTM adquire equipamentos de alta precisão para manutenção ferroviária

Reguladora de Lastro Plasser & Theurer
Fonte: CPTM

A CPTM está investindo cerca de R$ 57 milhões na ampliação e capacitação de seu parque de máquinas de manutenção, com a aquisição de 14 veículos auxiliares ferroviários de alta precisão. Com a entrega dos últimos três novos equipamentos, a CPTM encerra essa primeira fase de investimentos no parque de máquinas. Fabricados com tecnologia de ponta, os equipamentos vão ser usados no aprimoramento dos serviços de inspeção e manutenção dos sistemas de via e rede aérea de energia.

Equipados com motor a diesel de última geração, os três novos veículos são fabricados de acordo com as atuais exigências de emissão de poluentes, respeitando-se o meio ambiente e facilitando a sua utilização em túneis e demais ambientes com baixos níveis de ventilação.

Um dos destaques é o carro-controle modelo EM 100U, considerado um dos mais modernos do mundo, capaz de identificar fissuras e falhas internas nos trilhos. Outra aquisição de peso é o conjunto de máquina desguarnecedora e escarificadora de lastro, que tem como função retirar toda a brita sem mexer nos dormentes ou trilhos, além de um veículo lançador e recolhedor de cabos da rede aérea de alimentação de trens.

De acordo com o gerente geral de Manutenção, Evaldo Ferreira, a aquisição desses equipamentos representa inovações muito importantes que irão agilizar e aperfeiçoar o serviço de manutenção. Pelo elevado nível técnico exigido na operação desse maquinário, apenas as ferrovias de grande porte, cujo volume de tráfego é elevado e as tolerâncias geométricas são pequenas, utilizam equipamentos desse tipo. "O investimento em mecanização da manutenção mediante a adoção de equipamentos de alta tecnologia é uma tendência mundial, em função do tempo cada vez menor para execução dos trabalhos", observa o gerente.

Investimento por equipamento:

Carro-Controle: 8.561.290,91 libras
Desguarnecedora e Escarificadora de Lastro [VM 250 Jumbo]: 9.810.162,00 libras
Veículo Lançador de Rede Aérea de Tração [VLR]: 3.345.000,00 libras

Carro-Controle

Fabricado na Áustria, o modelo EM 100U é dos mais modernos do mundo, capaz de realizar inspeção ultrassônica identificando possíveis defeitos internos nos trilhos. Com tecnologia de última geração, está equipado com sistema de medições de acelerações, detecção de posicionamento de postes e registros de imagens em vídeo, além de um potente sistema de iluminação, já que a maioria das inspeções ao longo das vias é realizada no período da noite.

A análise da via férrea é realizada por meio de um dispositivo que faz medição precisa da geometria da via, empenos, alinhamento, nivelamentos e raio de curvas, entre outros parâmetros. Qualquer fissura ou falha interna nos trilhos é diagnosticada pela inspeção ultrassônica, permitindo a correção preventiva. Na rede aérea, verifica a posição, altura e o zigue-zague do fio de contato.

Desguarnecedor, Escarificador de Lastro e Vagões Hooper

Composto por três vagões com esteiras transportadoras, o veículo de manutenção de última geração tem como função retirar toda a brita [lastro] sem mexer nos dormentes ou trilhos. O equipamento possui um dispositivo, como um aspirador de pó, de grande capacidade de sucção. A remoção da brita é realizada por dois tubos que entram na via, removem e armazenam a brita na própria máquina ou nos vagões acoplados ao veículo. Sua capacidade de trabalho permite retirar 35 m³/hora, o que equivale a aproximadamente 15 metros de via.

Chamado de VM 250 Jumbo, o escarificador de lastro faz a retirada e limpeza da brita, podendo reaproveitá-la ou substituí-la por outras pedras. Operado por dois técnicos, o equipamento proporciona economia de tempo e de mão de obra, já que quando é feito manualmente, o serviço executado mobiliza vários empregados.

VLR 01 - Veículo de Lançamento de Rede Aérea
Veículo de Lançamento de Rede Aérea:

É formado por um carro de apoio para tração e um vagão de onde é feito o lançamento, recolhimento e tensionamento de fios e cabos da rede aérea. Em quatro horas, o equipamento lança e recolhe cerca de 1.700 metros de fio, tarefa que anteriormente demandava, no mínimo, nove horas de trabalho.

Sua tecnologia permite recolher um fio de contato gasto ou cabo mensageiro que necessite de substituição e, simultaneamente, lançar um fio novo, em ambos os sentidos, sem a necessidade de inversão da composição. 

Parque de Máquinas


A exemplo do padrão de qualidade de modernas empresas de transporte sobre trilhos, a CPTM está investindo em um parque de veículos de manutenção com alta capacidade tecnológica para prestar serviço de qualidade. Nos últimos anos, a Companhia vem investindo na tecnologia e no trabalho incessante das equipes de campo para realizar uma manutenção preventiva e corretiva de seus 740 km de vias eletrificadas [incluindo vias auxiliares e as áreas de manobras em pátios], distância semelhante entre a cidade de São Paulo e a de Caldas Novas, em Goiás.

Em 2006, marco dessa renovação tecnológica, a CPTM investiu R$ 5 milhões na compra do VCA01 [Veículo de Controle e Apoio Autopropelido], um dos mais modernos equipamentos de manutenção da ferrovia brasileira, fabricado na Europa pela Geismar. Para a inspeção das condições da rede aérea, o veículo dispõe de um sistema computadorizado chamado "magic", que faz eletronicamente a medição, registro e análise das características da rede aérea por meio de câmera posicionada acima da cabine de condução. O sistema possui no-break permitindo funcionamento ininterrupto.

Outro aparelho de ponta incorporado ao arsenal da manutenção é o termovisor. Semelhante a uma filmadora handcam com monitor acoplado, ele é capaz de detectar, por meio de raios infravermelhos, pontos de aquecimento provocados por mau contato em componentes e conexões, permitindo agir preventivamente em sistemas elétricos de energia.

A manutenção da via permanente passou a dispor também de veículos chamados de Socadora e Alinhadora/Niveladora de Via, que permitem executar os serviços de modo automatizado. Completam a lista seis caminhões de linha, equipados com duas pranchas de reboque cada um, que foram adquiridos para trabalhos de manutenção e inspeção de via permanente e sinalização, equipados com guindaste hidráulico telescópico.

ITEM - EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS

1 - Socadora, Alinhadora e Niveladora de Vias PLASSER & THEURER
2 - Socadora, Alinhadora e Niveladora de AMVs PLASSER & THEURER
3 - Reguladora de Lastro PLASSER & THEURER
4 - Caminhão de Linha GEISMAR
5 - Caminhão de Linha GEISMAR
6 - Caminhão de Linha GEISMAR
7 - Caminhão de Linha GEISMAR
8 - Caminhão de Linha GEISMAR
9 - Caminhão de Linha GEISMAR
10 - Veículo de Controle e Apoio à Rede Aérea GEISMAR
11 - Veículo de Controle e Apoio à Rede Aérea GEISMAR
12 - Veículo Lançador e Rebobinador GEISMAR
13 - Máquina Desguarnecedora e Escarificadora de Lastro
14 - Carro-Controle

A CPTM já iniciou os preparativos para nova licitação visando adquirir mais seis veículos com tração própria, para manutenção da rede aérea, em substituição aos antigos trens de serviços tracionados por locomotivas. Serão comprados mais três VCA [Veículo de Controle e Apoio Autopropelido]. Cabe ressaltar que, por se tratar de equipamentos fabricados sob medida para as características de cada ferrovia, a entrega está prevista para após 2014, a um custo estimado em 70 milhões de libras.

Investimentos


Para atender à demanda crescente de passageiros, registrada nos últimos anos, a CPTM vem realizando investimentos significativos na renovação e ampliação de sua frota, na construção de oficinas de manutenção, pátios de estacionamento de trens, na modernização dos sistemas de sinalização, de energia, de via permanente e rede aérea, na reforma e na construção de novas estações, adequando-as para oferecer acessibilidade no transporte de 2,7 milhões de passageiros/dia.

Assim, os recursos destinados à manutenção também estão crescendo. De 2010 para 2011, houve elevação de 12%, o que permitiu a execução das intervenções preventivas e corretivas na via permanente, no material rodante, na rede área e em outros segmentos, oferecendo à operação as condições para atender a oferta de transporte programada para o ano .

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