segunda-feira, 2 de julho de 2012

CAF 7000 poderá circular na Linha 10 até o fim do ano


Por Diego Silva

Caros leitores, uma situação que está sendo cogitada aqui pelos lados da Linha 10 é a possível chegada de alguns trens da série 7000, para atuarem utilizando a nova sinalização CBTC. Segundo informações de uma fonte interna das oficinas, existe um estudo dos novos trens operarem em testes na linha que liga São Paulo à região do Grande ABC.

Com isso, a Linha 10-Turquesa, até então 'invicta' de novos trens, receberia um número ainda indefinido de composições com 8 carros. Acredita-se que esses trens possam dar o auxílio em um pré-Expresso ABC, uma vez que o projeto já está próximo da data de entrega, mas ainda não há qualquer novidade sobre o assunto. Obras ocorrem ao longo do trecho que será abrangido, mas em ritmo lento.

14 comentários:

  1. Nossa!!! Isso sim é novidade! Se eles operarem mesmo na Linha, não haveria necessidade de aumentar as plataformas em algumas estações? Mesmo operando no Pré-Expresso ABC eles usariam a via auxiliar que existe hoje?

    ResponderExcluir
  2. Radio peão. Colocar um trem de alto desempenho para operar junto com de baixo desempenho além de ser burrice, mostra o qto os gestores atuais não servem para continuar a frente no comando da CPTM. É sabido que na Linha 9, a mistura dos 7000, 2070 e 3000 com os 2100 resultou em restrição permanente na velocidade, onde os trens operaram em velocidade reduzida o dia todo por meses durante todo o percurso. Foi tirar os 2100 de lá para a velocidade e o tempo de volta cair de modo bem significativo.

    Além disso, o Expresso ABC nem saiu do papel ainda, as obras nem começaram. Até sair do papel, até assinar os contratos, construir e entregar, vai ai longos anos, ainda mais dado a morosidade dessa gestão mequetrefe da dupla Bandeira/Jurandir.

    ResponderExcluir
  3. E A CPTM muda de idéia toda hora, então nem da para levar a sério....

    ResponderExcluir
  4. presente de grego para os usuarios da linha 10, os trens da CAF sao um lixo.

    alias, os 2100 tambem sao... deu empate.

    a unica coisa boa da espanha é a sua seleçao.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente ridículo... Só faltam roubarem trens da 7 e da 12 novamente...

    ResponderExcluir
  6. a linha 10 está "invicta" tanto de novos trens quanto de problemas que causam interrupções maiores que 5 minutos!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, a Linha 10 esse mês não apresentou nenhuma avaria grave - talvez seja a única linha em que essa proeza ocorreu.

    Acharia, no mínimo, curioso caso algum CAF viesse realmente pra cá. Seria legal ver o desempenho dele, como seria essa espécie de pré-expresso e tudo mais.

    Mas espero, de verdade, que isso não seja algo "permanente" - se de fato essa ideia for implantada. Primeiro por que esses 7000 não irão cair do céu. A CPTM vai retirar eles de alguma linha, e pode ter certeza que não será da 9 e nem da 11. Seria injusto removê-los das linhas 7 e 12. Eles fora prometidos para essas linhas. Não importa se a linha que uso será privilegiada, quero ser tratado igualmente. Prometeram para as linhas 7 e 12, honrem o compromisso. Caso abram uma licitação para aquisição de uma nova frota para o expresso ABC, tudo bem. Seria até mais prudente, visto que as obras nem começaram por aqui. A única coisa que ficou em aberto no texto, foi a questão da sinalização. Ela já está implantada no trecho? Se sim, seria legal a nível de teste somente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns reclamaram, mas não na mesma proporção das reclamações sobre a retirada dos 7000 de suas linhas. Isso porque a frota da linha 9 é composta quase inteiramente por trens novos. E nesse caso, a retirada foi temporária, os 8000 começaram a preencher as lacunas deixadas pelos 5000, e alguns até já circularam pela linha 9 prestando serviços, mesmos sendo licitados para a linha 8. Eu não vejo a linha 9 como a "queridinha", ela tem muitos problemas que precisam ser corrigidos, como a falta de subestações, que ocasionaram muitos problemas no início desse ano. No entanto, é obvio que a linha 9 é privilegiada. Eu não acho isso justo, mas é só minha opinião.

      Excluir
    2. acho que seria retirado da linha 11 pois os caf 9000 q serão entregues ate o fim do ano ocuparao os lugares dos 2000 e dos 7000 que atualmente operam na linha

      Excluir
    3. Os 9000 não são da CAF e sim da ALSTOM.

      Excluir
  8. a cptm esqueceu completamente a lnha 10 turquesa
    ela deveria renovar a frota tambem por aqui ja que esse estão operando ja esta ultrapassado
    A demanda de gente por aqui aumentou por causa do metro em tamanduatei a linha 2 verde
    portanto vamos lá cptm queremos coforto e segurança

    ResponderExcluir
  9. Hoje vi um 1700 em Tamanduatei. Procede ou é mais uma alucinação minha? :P

    ResponderExcluir
  10. Lá é lugar só para o 2100 e ponto. Se querem ampliar a frota da linha que mandem construir mais trens parecidos com o 2100 e já chega de tirar trens de outras linhas que já é ridículo isso.

    ResponderExcluir
  11. para n aumentarem as plataformasa cptm veveria ceder alguns caf 8000 q atualmente operam na linha 8 diamante e os mesmos tem passagens entre vagoes aberta

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores