terça-feira, 24 de julho de 2012

Governador lança edital para trem de Alphaville


Fonte: Folha de Alphaville

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) publicou, neste mês, edital de contratação de serviços de elaboração do projeto funcional e estudos de viabilidade ambiental e econômico-financeira de um novo ramal para atendimento a Alphaville e Tamboré. A previsão é que a abertura das propostas ocorra no dia 2 de agosto, às 9h30.

De acordo com a companhia, em nota à redação, após a conclusão desse estudo, serão contratados os projetos básico e executivo. Portanto, a expectativa é de que esse serviço entre em operação após 2015. A CPTM informa também que as estações terminais e de conexão com a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) fazem parte dos estudos e da elaboração do projeto funcional, assim como a estimativa de custo de implantação e da demanda.

O desenvolvimento do projeto funcional está estimado em 10 meses, sendo que o prazo começa a contar somente após a sua efetiva contratação.

Promessa desde 2010
A implantação de um ramal da CPTM em Alphaville começou a ser discutida em junho de 2010. À época, a CPTM já informava sobre um estudo para a elaboração de um projeto de transporte não-poluente de média capacidade para ligar a linha 8-Diamante ao bairro.

"Por enquanto é apenas um estudo de demanda. Há alternativas abertas e acredito que valha a pena realizar um consulta pública", informou Alberto Epifani, diretor de planejamento da companhia quando esteve em Alphaville para discutir a ampliação do sistema.

Agora, a informação é que uma ligação do sistema de transporte metropolitano com a região de Alphaville consta do Projeto de Lei do PPA 2012-2015 e no Projeto de Lei da LOA para 2012, com previsão orçamentária.

De acordo com informações, o plano de investimentos para a malha ferroviária do governo do estado tem orçamento de R$ 19 bilhões e se concentra em sete projetos, muitos dos quais tiveram a fase de licitações iniciada neste ano. Considerando apenas o período de 2012 a 2015, a previsão é investir R$ 9,4 bilhões.

Os projetos previstos são: a extensão da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) até Varginha, zona sul de São Paulo; os expressos do ABC e de Jundiaí; a ligação até Alphaville; os trens regionais para Santos e Sorocaba; e o trem até Guarulhos. Agora, pelas previsões da própria CPTM, a fase de licitações deve ter início em 2013.

Para Alphaville, conforme anunciado pelo governo, a intenção é implantar o ramal de trem, mas com padrão metrô, ou seja com trens menores, classificado como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No entanto, a definição virá a partir deste estudo, que está sendo contratado pela CPTM, porque ele apontará a demanda da região, o que poderá indicar qual o sistema ideal para atender Alphaville e Tamboré.

2 comentários:

  1. Acredito que um ramal de trens para Alphaville deverá seguir padrões de monotrilho, devido ao excesso de desníveis do local, atualmente praticamente todo construído. Tem também a presença do Rio Tietê. Enfim, será de grande utilidade para nós da região. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há algum tempo atrás, esse projeto havia sido apresentado a mim por monotrilho. Capaz que permaneça assim, pois como você disse, é um local com desníveis e com um trânsito sério, segundo informações.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores