terça-feira, 24 de julho de 2012

Mapa metropolitano de 2014 prevê mudanças importantes. Desativação da estação Júlio Prestes está em pauta.

Estação Júlio Prestes deverá mesmo ser desativada
Por Diego Silva

Nos últimos dias, o Governo do Estado de São Paulo lançou na internet a versão do mapa do transporte metropolitano, horizonte 2014. Em reuniões que aconteceram entre a diretoria do Metrô e os blogueiros (entre eles, este que vos fala agora), ganhamos uma cópia do mapa, com horizontes 2014 e 2030. Na primeira versão, algumas novidades que fizeram certo alarde, mas que de algum modo, já eram esperadas. Agora, as coisas mudaram um pouco de panorama.

A primeira observação que merece destaque é a desativação da imponente, porém não tão importante estação Júlio Prestes (a desativação desta estação foi notícia neste blog, em 13/10/2011 e pode ser lida clicando nesse link: 'Estação Júlio Prestes poderá ser desativada'). Como dito na matéria postada, a estação possui uma demanda bastante reduzida, além de servir para viagens negativas por parte de seus usuários. 

Porém, para um completo equilíbrio do sistema, a desativação de Júlio Prestes precisava coincidir com a construção da Nova Luz ('Nova Luz'). Afinal, se hoje a estação Luz mal comporta os usuários das linhas 7 e 11, que dirá receber mais o fluxo da Linha 8?

65 novos trens estão a caminho: CPTM preparando novos desafios

Outra situação curiosa foi a construção da Linha 13-Jade sem a estação CECAP. Recentemente, o Governo autorizou as obras da nova linha da CPTM para o início do ano que vem ('Obras da Linha 13 começam ano que vem'). Segundo o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, existia a possibilidade de entregar a Linha 13 sem a estação Zezinho Magalhães, que seria entregue um ano após a inauguração desta nova linha da CPTM.

Ainda falando de novas estações, dois projetos que já são notícia há bastante tempo: novas estações das linhas 9-Esmeralda e 12-Safira. A primeira, deverá ganhar duas estações sentido sul, que seriam Mendes e Varginha, ambas após Grajaú ('Linha 9 vai ganhar duas novas estações'). Enquanto isso, na zona leste, a Linha 12-Safira ganharia as estações União de Vila Nova e Tiquatira (esta última, teria integração com a futura Linha 15-Branca do Metrô).

Ou seja, caros leitores, em breve teremos algumas novidades bastante interessantes. Apesar da demora em muitas obras da CPTM, da compra de uma centena de trens novos aproveitando a mesma via e a mesma energia de trens mais antigos, aos poucos o sistema tenta crescer, mesmo que a passos curtos. Só temo pelo colapso que essa malha pode virar.

6 comentários:

  1. Olá Diego, você assim como eu, usa a linha 10, né?

    Neste mapa de 2014, tem o expresso ABC! Eu to achando que o prazo está muito apertado, para esta inauguração!
    É esperar para ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandro! Sim, uso a Linha 10 de ponta a ponta, todos os dias. Também tenho dúvidas sobre a inauguração do Expresso ABC em dois anos. Ainda há muito a se fazer.

      Excluir
  2. é não esqueçam da linha10 me parece que o governo esqueceu da população do abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juarez, lembre-se que o Governo apenas financia a CPTM. A empresa é que decide para onde os trens irão.

      Excluir
    2. Diego e o trecho de itapevi-amador bueno? Como esta no novo mapa?sera eskecido mesmo ou vai realmente voltar? E se voltar? Qdo vai voltar?

      Excluir
    3. Itapevi, Santa Rita, Amador Bueno. Espera-se para 2014 ou 2017, no mais longe.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores