segunda-feira, 30 de julho de 2012

Projeto viabilizará trens até distrito de Cesar de Souza


Fonte: Sinferp


O corredor de ônibus que fará a ligação dos principais distritos da Cidade pode ser considerado um avanço importante na viabilização do projeto de extensão dos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até César de Souza, que é uma das grandes bandeiras levantadas na Cidade por O Diário.

Isso porque, caso aprovada junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra vai solucionar um dos principais entraves para ampliação da Linha 11-Coral, que é a construção da passagem subterrânea na Avenida Manoel Bezerra Lima Filho, nas proximidades do shopping.

Com a implantação da transposição, a passagem dos trens para além da Estação Estudantes não provocaria qualquer conflito de trânsito, já que a proposta é de construção do futuro terminal ferroviário antes da Avenida Ricieri José Marcatto. Outra questão técnica apontada pela CPTM como empecilho para a extensão da linha é o compartilhamento dos trilhos com a MRS Logística, porém a empresa já sinalizou positivamente para isso em diversas oportunidades. A principal barreira é, portanto, financeira. 

4 comentários:

  1. Esse trem para Cezar de Souza é mais que necessário pois a rede ferroviária de passageiros precisa ser extendida ,o ideal seria a linha 11 coral ser esticada até Guaratinguetá parando em guaraema,jacareí,são josé dos campos aparecida e taubaté e guaratinguetá,pois o trem pode vir a ser um excelente meio de transporte pois não para em semáforos quando normais as condições anda em velocidade mais elevada que a maioria do trãnsito,leva mais pessoas por viagem e utiliza energia limpa sustentável que é a energia elétrica,por isso as autoridades deveriam investir e pesadamente na ferrovia aki nesse Brasil

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    1. É uma boa ideia mas acho que estender a linha 11-Coral para além de Mogi das Cruzes não vira. A linha está além do limite e o melhor seria o governo criar uma linha de trens de alta velocidade saindo da estação de Mogi das Cruzes para os destinos que você falou. As pessoas ao desembarcarem em Mogi das Cruzes talvez teriam de pagar uma nova tarifa mas pelo menos o tempo de viagem seria menor. Além disso eles deveriam investir mais nesse sistema para trens saindo de São Paulo rumo a Sorocaba, Campinas, Santos e etc... assim nosso país seria referência em ferrovias porque tecnologia existe de sobra mas falta mesmo interesse e seriedade das autoridades para concretizar essas idéias.

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    2. Márcio, particularmente eu gostaria de ver a Linha 11 chegando pelo menos em Guararema. Mais além, acho inviável para agora. O que há de pesar contra é o seguinte: alto investimento x baixa demanda. A condição de custo x benefício vai contra a CPTM, o que é determinante para esse projeto ficar emperrado.

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  2. O imposto arrecadado por usar o carro e superior ao pib do Uruguai, ampliar linhas significa perder em tributos. Qual político quer perder 6% do Pib? Fora o desembolso financeiro para a ampliação das linhas!

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