domingo, 22 de julho de 2012

Um desabafo


Por Diego Silva

Caros leitores, abro esse espaço para uma breve descrição. Durante dois anos, o blog 'CPTM em Foco', pioneiro no setor de comunicação institucional sem vínculos com empresa, noticiou e abordou diversos temas sobre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Sucesso do início até tempos atrás, ganhou o merecido reconhecimento ao conquistar o 3º lugar de um dos mais cobiçados prêmios que envolvem blogs de todo o Brasil, o Prêmio Top Blog, edição 2011.

Fiz a cobertura de duas greves, informando leitores e usuários do início ao fim da paralisação das linhas. Acompanhei de perto alguns acidentes envolvendo trens da empresa. Fiz um grande marketing, sem nunca ter esperado nada em troca. Ganhei credibilidade e respeito de muitas pessoas, ficando conhecido por grande parte dos funcionários da Companhia. Ao ingressar no Senai, mais pessoas puderam conhecer um pouquinho desse trabalho, enquanto outras conheciam pessoalmente quem o faz.

Infelizmente, como todo produto, um dia chega o declínio. Ganhamos uma boa ascensão, principalmente incorporando ferramentas de compartilhamento. Mas isto não foi o suficiente para manter o blog no topo. Atualmente, existem diversos outros blogs que fazem um trabalho similar, o que afasta um pouco o público cativo desta página. A concorrência para noticiar a CPTM virou uma disputa muito acirrada. Já ao notar isso, nascia há pouco mais de um ano o blog 'Metrô em Foco', outra jogada de pioneirismo de minha parte.

Hoje, vejo este blog com muito orgulho. Conquistei muita coisa com esse trabalho. Mais do que a marca de quase 500 mil visitas, conquistei quase 500 mil amizades. Meio milhão de pessoas passaram aqui atrás de notícias, novidades, mudanças, informações. São meio milhão de amigos que conquistei ao longo desse tempo. O respeito e credibilidade que ganhei com todos vocês, isto ninguém vai me tirar. Mas infelizmente, como um 'produto', o blog entrou em um declínio muito complicado. Enquanto concorrentes decolam, difamando o nome da companhia, nosso humilde trabalho de noticiar e informar anda sendo ridicularizado, por pessoas que sequer merecem um espaço na mídia. 

Mas, de todo coração, eu agradeço à cada um de vocês que passou por aqui durante esse tempo. O blog 'CPTM em Foco' continua na ativa, porém, com menos importância do que antes. Começamos como coadjuvantes nessa história, e pelo visto, continuaremos coadjuvantes. Mas sempre com a certeza de que estamos cumprindo nosso papel. Como toda empresa grande, a CPTM tem seus erros. Nós apontamos, da maneira mais clara, propostas de melhoria. Enquanto isso, outros blogs apontam o dedo na cara da empresa, ganhando mais credibilidade. Muitos vão achar que o Diego Silva é invejoso, que está fazendo drama por não ter um índice de visitas razoável. Mas não, caros leitores. Me preocupo em manter o meu trabalho, em ser ético, em pensar a cada dia uma nova forma de poder melhorar o meu transporte. O meu, e de outros 3 milhões de pessoas. Criticar um bom trabalho é simples, o difícil é fazer igual.

5 comentários:

  1. Seu trabalho,é Util unico e indispensável,todo e quaisquer outro blog que por ai esteja,só estará agregando a sua credibilidade a apenas um unico propósito,Diferenciar que se igualar jamais,Competêtencia ética não se compra e sim se adquire,com educação familiar gestão de éticas e conquistas,CPTM em FOCO e METRÔ em FOCO são blogs que Merecem, totais credibilidades por diferentes e incalculavéis veiculos de imprensa.Forte abraço...Diego Silva..ass Binho Francorail Mte!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Diego, Fico feliz pelo seu trabalho e é inenarravelmente indispensável, saiba que seu blog ñ é só para divulgar pequenas informações, saiba que nesses 2 anos o seu blog se tornou de utilidade PÚBLICA, espero que pequenos empecilhos ñ te desmotive, acredito em vc e na sua capacidade e saiba que vc tem toda á credibilidade, conquista que vc teve por méritos! é essa a diferença e que, me faz estar sempre ligado á esse veículo de comunicação, Obrigado e Parabéns!
    ASS: Rodrigo H. Godoy

    ResponderExcluir
  3. Amigo Diego não desanime o seu trabalho é indispensavel sempre acesso ele e comparado com outros blogs o seu é o mais imformativo de todos os demais ficam sempre com mesmo conteudo que o seu blog apresenta,o seu é que tem a melhores imagens e o melhor texto não troco o CPTM em Foco por nenhum outro blog Obrigado e "Cuide-se Bem".

    ResponderExcluir
  4. Caro Diego,como vc mesmo disse "Criticar um bom trabalho é simples,o difícil é fazer igual".Portanto os diversos blogs que tem por aí fazendo este mesmo trabalho pode sim ser um "produto" com prazo de validade.
    As pessoas sabem identificar o imparcial ao que apenas faz críticas.
    Portanto podem sim existir inúmeros "produtos" no mercado,mas as pessoas vão buscar o de melhor "qualidade" no caso o seu.
    Pense nisso..

    Clayton-ABC

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Diego, seus textos são didáticos, fáceis de se entender , você sempre procura a informação, trás suas histórias , aventuras e opiniões!
    Sua escrita é muito melhor que muita gente que se acha e fica escrevendo nos uol, ibest, yahoo, r7, globo.com ... da vida!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores