quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sumidos da operação, trens Siemens atuam na reserva da Linha 9-Esmeralda


Por Diego Silva

Com a preferência da CPTM em manter somente trens novos na Linha 9-Esmeralda (como os trens série 7000 e 7500) e mais recentemente, com o envio da frota 2070 para a Linha 12-Safira, o espaço dos trens série 3000 ficou pequeno na operação. Antes prioritários na operação da linha que atende os usuários da zona sul, os trens alemães agoram operam somente como frota reserva das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Com a quilometragem muito alta (cada trem já extrapolou a marca de 2 milhões de quilômetros rodados), mas em plenas condições operacionais, as cinco composições dessa série ainda aguardam a hora de estacionar e passar pelo processo de revisão geral (completa desmontagem do trem para revisão de todas as peças e substituição de componentes antigos por novos). Enquanto isso não acontece, com uma frequência muito baixa, algumas composições ainda saem para a operação comercial.

Sem informações oficiais da oficina de Presidente Altino, não temos certeza se a revisão geral da frota já foi agendada (apesar de haver uma licitação em aberto, que contempla a manutenção preventiva e corretiva de diversas frotas, incluindo esta), tampouco se existe algum problema que o impeça de ser remanejado para outra linha, a fim de atender o constante crescimento da demanda. Boatos iniciais davam conta que esses trens seriam remanejados para a Linha 12-Safira, juntamente com os trens da série 2070, ou até mesmo para a Linha 7-Rubi. Mas até agora, nenhuma das informações foi concretizada.

10 comentários:

  1. Infelizmente. Trens que tem condições de rodar parados, enquanto a linha 7 fica rodando com um monte de lixo que faz 3 semanas só causam avarias, hoje de manhã não foi diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São esses trens antigos que ainda mantém a Linha 7 ativa, Leandro. Os novos trens da série 7000, se estivessem em sua maioria, só teriam piorado as coisas: comem muita energia (e não existem subestações suficientes). Por enquanto, é o que há.

      Excluir
  2. Realmente a LINHA 7 está carecendo e mais trens e modernizar a frota, já que por esta linha trafegam os 1100 com mais de 50 anos de uso. Por lá quase não circulam trens novos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jluis, segundo a CPTM, novos trens estão por vir. Um novo lote de 65 composições deverá dar números finais à trens como o série 1100.

      Excluir
  3. Tá Parecendo que o Siemens 3000 está sofrendo o mesmo destino do Budd 1100 na linha 10 Turquesa quando era titular da linha com a chegada do CAF UT 440R (2100) passou a ser reserva até não ser mais util pra linha e prestar serviço em definitivo na linha 7 Rubi claro que ele é muito novo pra ser aposentado mas depois da revisão geral ele deve cair como uma luva em alguma linha é esperar e ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, segundo me consta, o Siemens 3000 pode estar sendo poupado para atuar na Linha 12-Safira em breve (são informações de fontes confiáveis).

      Excluir
  4. o 1100 tem "54 anos" contados de carroceria só ... e nem isso direito ... em 1997 eles foram totalmente reformados e feito aquele crime que é a mascara de "plastico" ficou muito com cara de gambiarra aquela frente ... quer modernizar ? podiam fazer direito pelomenos como o tang foi feito ... cortar e colocar novas janelas nele ... infelizmente o série 100 foi canibalizado ... perdeu-se tudo de epoca e quando forem aposentados talvez sejam até irrecuperaveis a nao ser pelas mascaras centrais que com um pouco de trabalho e peças como vidros e portas oriundos de algum 1400/1600 podem voltar a ter a aparencia da mascara original de volta e repousar nas maos da abpf ... o 1100 é meu trem favorito da frota agora visando que vao baixar os 5000 e VIDA LONGA AO MILZINHO .. que tem histórias e mais histórias para contar ... desde a ser o unico da frota que ja rodou depois de paranapiacaba descendo via funicular... mais valor histórico que isso é impossivél na frota atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, este é um trem que merece respeito de muitas pessoas. Pelo menos 3 gerações puderam viajar nessas composições e queira Deus e as pessoas responsáveis que ao menos uma composição seja preservada.

      Excluir
  5. na minha opiniao os 3000 deveriam passar logo pela revisao geral e receber a nova identificaçao das cptm em prata e vermelho...ficaria liiiiiiiiiiiiindo e deveriam manda-los para a linha 7 sim ate porque nao e so as linhas 9,11 e 12 que a cptm tem e precisa de trens,ja nao basta as linhas 9 e 11 ter ROUBADO TRENS carimbados para a linha 7 e a linha 12 agora ja que nao da para receber mais 7000s pelo menos receber esses 3000s em contrapartida seria bem melhor doke akeles lixos dakeles 1100 e 1700 que so quebram toda hora... e a linha 12 tem o dobro de 7000s que a linha 7 tem e agora ganhou os 2070s neh, sera que a linha 7 nao mereceria esses 3000s agora? esse povo ai encima so sabe olhar pra outras linhas e a linha 7 que se f...acho injusto isso,ai ja sei oq vao falar...mais a cptm comprou 65 trens e blablabla... como sempre neh vai demoraaaaaaaaaaaaaaar mto ate chegar esses trens e como tem linhas que tem PRIORIDADES OU COMO CHAMAM COLOCANDO OUTROS NOMES TIPO = NECESSIDADES OPERACIONAIS,e capaz de colocar esses 65 trens em outras linhas ai pegar os 7000s ja surrados e vandalizados na linha 7 falando q eles sao os trens que deveriam ser daki...sacanagem como sempre a cptm faz com a linha 7...

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, deveriam ser retirados da linha 12 os trens da serie 4400, pois estes trens foram realizadas varias manutenções que montaram um novo, mas porém, a aderência e o amortecimento deste não são bons por este motivo a Linha 12 merece estes trens pois já passou por piores situações nas quais a maioria lembra: "ficavam com o bagaço da laranja"

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores