sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CPTM e Jurandir Fernandes não se entendem e frustram expectativas dos usuários

Estação Suzano em obras: Expresso Leste terá sua parada final aqui
Fonte: DAT

Foi só o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, vir a público e afirmar que o Expresso Leste poderia chegar até Suzano em 2013, um ano antes do previsto, para a assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) trazer à tona a realidade e jogar um balde de água fria nas expectativas dos usuários do serviço na cidade. Embora a estação e a passarela provisórias já estejam montadas e prestes a serem abertas aos passageiros, o cronograma de obras da estação definitiva ainda mantém o primeiro semestre de 2014 como o prazo atual para a conclusão dos serviços.

Ou seja, pode ser que até o final de junho daquele ano, quando a Copa do Mundo já tiver começado em São Paulo, a desumana baldeação continuará sendo feita em Guaianazes. "Pode ser" porque levando-se em conta o histórico de promessas e prazos não cumpridos pela CPTM os usuários do transporte ferroviário na região ainda correrão o risco de ouvirem novas previsões até lá, como tem acontecido nos últimos anos. Se o primeiro anúncio tivesse sido verdadeiro, os passageiros teriam o Expresso Leste à disposição há muito tempo. Infelizmente, não foi o que ocorreu.

A presença do secretário estadual na região na semana passada, quando estimou a possibilidade de adiantar o início do serviço do trem espanhol nas cidades daqui, mais especificamente na Linha 11-Coral, foi também para dar corpo à campanha à reeleição do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Não era nem sua intenção fazer qualquer anúncio nesse sentido, porém, após ser questionado, acabou fazendo mais uma previsão que a própria CPTM já demonstrou ser completamente furada. Claro, pois a vinda do Expresso Leste para as cidades do Alto Tietê, no caso Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano, em um primeiro momento, e Mogi das Cruzes, em uma segunda ocasião, depende exclusivamente da reconstrução das estações nesses municípios, pois passarão a ter estrutura para receber trens mais modernos e não mais os de subúrbio, os chamados "sucatões".

Toda essa lambança e desinformação é fruto de uma falta de planejamento por parte da CPTM e do governo do Estado em falar com mais clareza desde o início com o cidadão que depende do transporte ferroviário. Do contrário, nada disso estaria ocorrendo agora. No entanto, o que paira sobre os passageiros é a incerteza sobre o assunto e a incredulidade nas autoridades. Ninguém mais sabe em quem acreditar e dar um voto de confiança. Se não tem condições de entregar uma obra em tempo, ou mesmo antecipá-la, ou não conseguirá oferecer um serviço como gostaria por enquanto, que não enchesse então as pessoas de expectativas. Só quem pega trem todos os dias e sofre com o descaso do serviço oferecido - além do desrespeito de muitos usuários nas plataformas e nas composições - sabe o que não é feito por parte da CPTM e quanto tudo precisa melhorar.

Certamente, o secretário e as autoridades da empresa estadual não sentem na pele essa situação. Daí a vir a público e gerar esperanças infundadas que só aumentam a insatisfação dos passageiros é no mínimo irresponsável. As pessoas estão cansadas de promessas. Elas querem resultados práticos. Hoje é possível ver que a obra da nova estação de Suzano caminha a passos largos, com praticamente todas as demolições necessárias já providenciadas e vários funcionários da empreiteira contratada trabalhando no canteiro. Isso, por si só, já deixa os passageiros esperançosos de que algo começa a ser concretizado. Agora, em um momento eleitoral jogar informações que não vão se converter em realidade é tão cruel quanto os problemas que o atual serviço oferece.

Um comentário:

  1. meus caros amigos seguidores deste blog,vou aqui dizer uma coisa que eu tenho notado na cptm desde que a diretoria da cptm mudou eu infelizmente notei que desde que a mudança na diretoria da cptm aconteceu percebi consideráveis pioras na qualidade dos serviços prestados,principalmente nas linhas da zona leste que são as linhas 11 e linha 12 pois eu notava que pelo menos no ano passado as coisas caminhavam na cptm a passos um pouco melhores e nesse ano percebo muita falta de empenho e descaso por parte da cptm para que com as linhas da zona leste pois noto que as obras da estação de Ferraz de Vasconcelos caminham a passos mais lentos do que os de uma tartaruga e o mesmo acontece com a estação de Suzano mas essa última está em condições um pouco melhores que a de Ferraz e sem falar que a linha 11 assim como a linha 12 também é cheia de restrições de velocidade o que nos oferece um atraso considerável nas viagens todo o domingo a cptm faz obras por lá mas a gente não nota melhorias algumas nas linhas e sim a situação cada vez mais pior e sem falar dos enormes atrasos que essas obras causam todo fim de semana e que com isso essas obras servem para somente atrasarem embaraçarem e atrapalharem a vida dos outros e digo também que os maquinistas da cptm não são tão gentis como eram antes ,mas isso acredito que seja por eles trabalharem desmotivados,pois ganham pouco e por isso eles se desmotivam-se do serviço e enquanto ao sr Jurandir Fernandes e companhia eu digo que essas promessas que eles fazem não passam de politicagem que serve para iludir o povo que é trouxa de votarem nesses governantes e o povo por suas vezes não deveriam acreditarem nessas promessas deslavadas que eles fazem,infelizmente tenho que por fim dizer que a cptm está caminhando para a deficiência diante dessas situações que observo na cptm e a cptm tem ainda tudo para ser uma empresa que preste um ótimo serviço que seja bem avaliado pela maioria de seus usuários mas isso só vai começar a acontecer se essa diretoria e companhia mudarem e novos rumos serem dados nessa saudosa cptm

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores