quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Momento ruim da CPTM é refletido no blog


Por Diego Silva

Notável que, há algum tempo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos foi do céu ao inferno, por conta de inúmeros problemas que acontecem diariamente na operação comercial e nos bastidores. Fato é que, até mesmo na página oficial do blog no Facebook, usuários publicam uma avalanche de reclamações sobre o serviço da empresa. Descontentes, alguns entendem que o blog é a empresa, o que não é verdade.

Desde a fundação do blog, o foco foi apresentar a empresa como os usuários nunca conheceram. Os bastidores da operação, as novidades, as mudanças e as notícias da Companhia, reunidos em uma única página. Na época do lançamento do blog, a CPTM vivia um tempo de mudança, liderado pelo Governo Serra, juntamente com o secretário José Luiz Portella e o presidente Sérgio Avelleda. O início da chegada de novos trens, novas estações e uma nova cara no sistema, que estava com um alto índice de aprovação pelos usuários, que enfim observavam a tão sonhada mudança no sistema de trens.

O tempo passou rápido e, na troca de Governo, trocou-se também o cenário e a diretoria. Uma imagem não muito difundida da CPTM estava retornando. Todo um trabalho feito por pessoas sérias e dedicadas foi por terra. Por mais que ainda estejam em prática, muitos projetos hoje não são mais tão eficientes quanto antes. Os novos trens funcionam bem, mas o sistema não estava pronto para suportar tanta tecnologia. Falta energia para tanto trem, o que torna o sistema lento e irrita profundamente os usuários.

Aos finais de semana, a empresa tenta realizar manutenções e modernizações que já deveriam ter sido feitas antes da compra dos trens. Agora, tentam explicar ao usuário o quanto isto é necessário para o bom funcionamento do sistema no futuro. Infelizmente, a cabeça do passageiro que embarca diariamente não é tão assertiva assim e o que já é difícil, torna-se ainda pior. Como citado, toda essa problemática está sendo refletida no blog, que teve seu grande momento junto com a empresa. Agora, estamos em declínio junto com a opinião dos usuários. O que me chateia é que alguns leitores fantasiam que, por noticiarmos a Companhia, fazemos parte dela.

Demora-se muito para conquistar a confiança do passageiro, mas leva apenas um minuto para perdê-la. Essa é a grande verdade. Aqui no blog, não é diferente. Se não publico o que os leitores querem ver (problemas, caos, lotação, reclamações e etc), o blog não evolui. Sou taxado de ''puxa-saco'' por só noticiar coisas de interesse da empresa, mas àquilo que é de interesse público, o usuário não se interessa. Por conta disso, 'CPTM em Foco' entra em um momento mais difícil de sua curta história e visando manter uma boa relação com o usuário e leitor, irei me afastar um pouco das atividades, pelo menos até essa poeira baixar um pouco.

Diego Silva é Tecnólogo em Logística, formado pela Universidade Nove de Julho e administra os blogs 'CPTM em Foco' e 'Metrô em Foco', sem fins lucrativos.

5 comentários:

  1. Perdoe os paulistanos.
    O paulistano sofre tanto com o transporte público que acaba extravasando sua revolta por todos os meios que encontra, sejam eles justos ou não.
    Trabalhar com qualquer mídia é estar exposto a isso, ainda mais quando se trata de um assunto tão importante quanto esse.

    Continue com o blog, desative os comentários se for preciso, coloque um Disclaimer fixo dizendo que você é um comunicador independente.

    Parabéns pelo trabalho realizado até agora.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Hoje com tanto conteúdo na internet está cada vez mais raro ver um trabalho excelente como esse...





    ResponderExcluir
  3. Diego cara, não se afaste só por causa que pessoas desatentas as definições de publicações do blog, pensam que aqui é o lugar certo para fazer suas reclamações. Admiro muito o seu trabalho aqui no CPTM em Foco. Tanto que quero criar um blog da CBTU/METROREC.

    Não desista. Simplesmente ignore.

    ResponderExcluir
  4. Diego, continue com seu trabalho, vc sempre traz novidades, novas linhas , projetos ...
    seus textos são objetivos e de linguagem clara, sem blá blá bla...
    melhor que muito jornalistas dos sites g1,r7, ibest, yahoo, ...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores