sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dia Nacional do Maquinista Ferroviário completa 1 ano

Diego Silva, na cabine de um trem da Linha 7-Rubi

Fonte: Revista Ferroviária

A criação do Dia Nacional do Maquinista Ferroviário completa um ano neste sábado, 20 de outubro. A data foi instituída através da Lei Nº 12.621, assinada pela presidente Dilma Rousseff; pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e pelo ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola.

A proposta do projeto de Lei foi apresentada pelo deputado federal Julio Semeghini (PSDB/SP). Na justificativa do projeto, o deputado lembrou que apesar de todas as tecnologias disponíveis, o maquinista ainda é grande responsável pelo trem, “aquele que consegue manter, em pleno e perfeito controle, possantes máquinas pesando várias toneladas e o grande número de vagões cruzando os longínquos trilhos das ferrovias”.

O dia 20 de outubro foi escolhido por ser a data de fundação da Associação dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), em 1907.

Os maquinistas são fundamentais na ferrovia. Eles são responsáveis pela condução de grandes trens de carga, um trabalho muitas vezes solitário, sem a companhia de auxiliares. A edição Outubro-Novembro da Revista Ferroviária, que será lançada no começo de novembro, terá uma reportagem sobre a Ferrovia do Aço, contando como é o dia a dia dos maquinistas.

2 comentários:

  1. operando o milzinho eim ... rs ... para mim o melhor da frota ... conforto que vá pra.... o clássico que manda ...rs

    ResponderExcluir
  2. OS MAQUINISTAS REALMENTE EXERCEM UMA PROFISSÃO BONITA E DE FUNDAMENTAL PAPEL PARA A CPTM E ATÉ PARA A SOCIEDADE ,MAS POR OUTRO LADO ESSE PROFISSIONAL TERIA QUE SER BEM MAIS VALORIZADO POIS ELES TERIAM QUE RECEBEREM UM SALÁRIO MAIOR TEREM MENAS PRESSÃO E MENAS COBRANÇAS POR PARTE DA CPTM E A CPTM DEVERIA POR SUAS VEZES MOTIVAR MAIS ESSE PROFISSIONAL A GOSTAR MAIS DE SEU TRABALHO DE SUA FUNÇÃO NA EMPRESA E ASSIM OS MAQUINISTAS DA CPTM TRABALHARIAM MAIS SATISFEITOS COM O SEU SERVIÇO E ATÉ DE MELHOR HUMOR,INFELIZMENTE COMO EM TODA A PROFISSÃO EXISTEM OS MAUS PROFISSIONAIS OU SEJA ESSA PARCELA DE´VERIA SER DEMITIDA DESLIGADA DA CPTM POIS ELES NÃO MERECEM O EMPREGO QUE TEM MAS FELIZMENTE ELES SÃO AINDA MINORIA NA CPTM

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores