segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Integração CPTM-Metrô será grátis na zona leste


Fonte: R7

O governo do Estado vai parar de cobrar passagem para usuários dos trens das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que quiserem fazer transferência para o Metrô nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, ambas da linha 3-Vermelha, na zona leste. Será um benefício válido apenas nos dias úteis, das 11h às 15h e depois das 21h. A medida começa a valer no próximo dia 22, uma segunda-feira.

A ideia do governo é redistribuir melhor pela rede os passageiros da zona leste, que atualmente só têm a estação Brás para fazer a troca entre os modelos. Atualmente, a mudança de ramal em Itaquera e no Tatuapé é tarifada – são os dois únicos locais na cidade onde quem está na CPTM precisa pagar para trocar para o Metrô e vice-versa.

Nesta segunda-feira (15) também começa a valer o desconto dado pelo governo para quem quiser usar os trens da linha 9-Esmeralda (que liga a zona sul a Osasco, passando pela marginal do Pinheiros). Entre 9h e 10h, em vez de R$ 3, a tarifa vai custar R$ 2,50 - um incentivo para as pessoas deixarem de usar a linha no horário de pico.

Também nesta segunda, o Estado vai começar a pagar a passagem de ônibus de moradores da zona sul que usam o Metrô até a estação Largo 13, da linha 5-Lilás, e descem no terminal Santo Amaro da SPTrans. A medida vai valer até que as obras de expansão da linha Lilás até a Chácara Klabin, na zona sul, fiquem prontas – a previsão de conclusão é 2015.

O anúncio oficial da integração entre CPTM e Metrô na zona leste será feito na segunda-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na estação Corinthians-Itaquera. O evento vai servir também para o governador anunciar o edital de licitação das obras de prolongamento até Guarulhos da linha 2-Verde do Metrô, que passa pela avenida Paulista. O ramal, que para hoje na estação Vila Prudente, vai receber mais 12 estações e chegará à futura estação Dutra. O prolongamento terá 13 quilômetros e a estimativa de custo da obra é de R$ 2 bilhões. A promessa do governo do Estado é que o novo ramal fique pronto até 2017.

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