sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Trem até o aeroporto de Guarulhos tem data marcada para 2014


Fonte: Terra

O governo de São Paulo estipulou uma data para a construção do tão esperado trem até o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana da capital. A meta, de acordo com a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), é que a estação e a linha estejam operando até 2014 - mas não para a Copa do Mundo. O edital de pré-qualificação de empresas interessadas na obra deve ser lançado no começo de dezembro deste ano. 

A integração por via férrea da capital paulista até o terminal internacional de aeronaves terá 11 km e deve ser feita com a construção da nova Linha-13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ligará a estação Engenheiro Goulart, da Linha 12, até o terminal com uma estação no terminal rodoviário Cecap.

"Esta linha esté sendo prevista para o segundo trimestre de 2014, mas para a Copa será difícil", disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O anúncio foi feito após a divulgação do prolongamento da Linha 9-Esmeralda, que deve ser aumentada desde Jurubatuba até a região de Parelheiros, no terminal Varginha.

De acordo com Alckmin, a meta é de entregar a extensão em 18 meses, também com prazo em 2014. "Queremos, se Deus quiser, começar as obras em abril", disse. Para a construção serão desapropriadas as casas de 381 famílias que ficam no caminho da linha e terão como optar entre serem realocadas ou receber indenização. O custo total desta obra é R$ 350 milhões.

Um comentário:

  1. Já estamos em 2016, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2020 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscal (mais conhecida como "Pedaladas fiscais"), que pune os governantes que gastam mais do que arrecadam, e que burlam a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas ou mal planejadas, como as maiorias das ociosas ciclovias em detrimento aos corredores de ônibus e o questionável Monotrilho, e infindáveis festivais de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.

    De qualquer forma a extensão da Linha 2-Verde atualmente continua a ser a melhor opção do que quaisquer outras que é a de se utilizar as linhas 13- Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou a projetada linha 14-Onix que não saiu do papel ou os Monotrilhos.

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