terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Produção do novo série 9000 está quase no fim


Por Diego Silva

Os novos trens da Linha 11-Coral (Expresso Leste) já estão quase prontos. A informação veio da própria Alstom, durante conversa com um dos funcionários da empresa que está fabricando as novas composições para a CPTM. Nesse momento, o sexto trem (de um total de nove composições) está em montagem dentro da Alstom, no bairro da Lapa, em São Paulo. Até março, a última composição já deverá estar pronta e em testes. Vale lembrar que, com essa incorporação na frota, será possível ampliar o Expresso Leste, que passará a atender desde Palmeiras-Barra Funda até Suzano.

T01 em testes na Alstom (foto de Denis Castro)

O primeiro trem dessa nova série, vulgo T01, encontra-se em testes no pátio de Presidente Altino, onde ainda recebe as últimas instalações e identificações visuais internas. A expectativa era ter entregado o trem no segundo semestre desse ano, fato que não se concretizou. As informações seriam que esse trem poderia inaugurar o trecho Guaianazes-Suzano até metade do ano que vem. Quando as nove composições estiverem prontas e testadas, a Linha 11 receberá um importante reforço na operação. Mas ainda fica uma incógnita sobre o fator energia: será que a subestação irá aguentar mais de 25 trens em operação conjunta? (atualmente, dezenove composições das séries 2000 e 7000 se revezam na operação de pico).

Salão de passageiros contínuo (foto de Denis Castro)
Os novos trens seguem o padrão da série 8000, fabricado pela CAF: salão contínuo de passageiros, portas mais largas para facilitar o embarque e o desembarque, mas com um detalhe: uma menor quantidade de assentos. Ainda sobre assentos, é possível notar que são assentos lisos, sem a proteção estofada, o que leva em conta o fator manutenção, mas pesa no fator conforto. O Metrô utiliza em quase todas as frotas esse tipo de padrão, mas leva-se em conta a distância percorrida pelos usuários (segundo pesquisa, os usuários do Metrô não passam mais que vinte minutos à bordo, enquanto na CPTM, se passa até mais de uma hora). Atualmente, existe uma licitação aberta para compra de mais 65 trens no mesmo padrão.

5 comentários:

  1. Há tantos anos, e ainda me pergunto a mesma coisa. Quando os 7000 virão para a L7?? se bem que após tanto tempo, eu preferia que viessem alguns desse novo lote de 65 trens, mas aí já seria sonhar alto demais....

    ResponderExcluir
  2. Os novos trens são muito bem vindos,porém lamento o fato da CPTM não ter um pouco mais de sensibilidade em relação ao conforto dos usuários, deixando um espaçamento interno muito grande, sendo mais voltado àqueles que viajam em pé.
    Espero que a renovação e ampliação sejam constantes e que o padrão do metrô deixe de ser apenas um mero projeto.
    Parabéns amigo Diego, pelas matérias, sempre muito bem esclarceedoras, agradáveis e imparciais!
    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. TODOS OS DIAS NE DEPARO COM UMA FROTA DA LINHA 7 RUBI EM DESGASTE E COM SUPERLOTAÇÃO, AVARIAS E LENTIDÃO NAS VIAGENS,O FATO QUE SÓ EXISTEM 3 TRENS 7000 EM OPERAÇÃO NA LINHA, DEVE - SE O FATO QUE O SISTEMA DE ENERGIA DA LINHA NÃO SUPORTA MAIS TRENS MODERNOS, ENQUANTO SÓ TEMOS PROMESSAS DE REFORMAS DE ESTACÕES E LICITAÇÕES, COMPRAS QUE NUNCA CHEGAM, E VALE LEMBRAR OS TRENS 7000 QUE ESTÃO SENDO CANIBALIZADOS NO PATIO DA LAPA, ISSO É UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO COM OS USUÁRIOS. SAUDADES DA 8 QUE SE NÃO FOSSE UMA PPP, ESTARIA NO MESMO CAOS. POR QUE EM VEZ DE LEILOAR OS 5000, QUE O LEILÃO FOI UM FRACASSO, POR QUE NÃO OS ADAPTAR NA LINHA 7, ENQUANTO OS LENDÁRIOS TRENS PROMETIDOS A LINHA NÃO CHEGAM.

    ResponderExcluir
  4. É O TREM REALMENTE É BONITO MAS DE NADA ADIANTA COLOCAR UM TREM DESSES NUMA LINHA QUE É CHEIA DE RESTRIÇÕES DE VELOCIDADE,ENFIM QUE É UM LIXO,NUMA SINALIZAÇÃO QUE É UM LIXO TAMBÉM, E NUMA REDE AÉREA QUE É MUITO FRACA QUE NÃO SUPORTA O QUE UM TREM DESSES TEM A OFERECER ENFIM UM TREM MODERNO VAI CIRCULAR EM UMA ESTRUTURA MUITO ANTIQUADA E QUE NÃO SOFRE MANUTENÇÕES PROFUNDAS E RIGOROSAS,ENFIM,INVESTIR EM TRENS NOVOS É ÓTIMO ,É MUITO IMPORTANTE,MAS O GOVERNO E A CPTM TEM QUE TEREM CONSCIENCIA DE QUE NÃO DEVE PARAR POR AÍ DEVE-SE INVESTIR E PESADAMENTE NAS DEMAIS ESTRUTURAS DO SISTEMA COMO AS VIAS PERMANENTES DE TODAS AS LINHAS, NA SINALIZAÇÃO E NA REDE AÉREA CONSTRUINDO SUBESTAÇÕES QUE REFORCE A POTENCIA DA MESMA PARA ENFIM ESSES TRENS NOVOS PODEREM OFERECER TUDO O QUE ELES TEM E CIRCULAREM COM MAIS RAPIDEZ E AGILIDADE EM TODAS AS LINHAS DA CPTM.

    ResponderExcluir
  5. O trem é bonito desde que esse não venha parar nas mão da Linha 9 Esmeralda que em termos de trem zerado essa linha tá muito gulosa.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores