sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Rede metroviária alcança marca de 2 bilhões de passageiros transportados no ano


Fonte: CPTM

A rede metroferroviária paulista [trens do Metrô e da CPTM] deve ultrapassar a marca de 2 bilhões de passageiros transportados em todo o ano de 2012, nesta sexta-feira [21/12]. O número equivale a quase 30% de toda a população da Terra, com mais de 7 bilhões de pessoas.

Com 335 quilômetros de extensão, 153 estações e integração gratuita entre os sistemas, a rede sobre trilhos da metrópole transporta atualmente cerca de 7,3 milhões de passageiros por dia, representando mais de 75% de todos os usuários transportados por metrôs e trens urbanos no Brasil. A tendência é que esse número cresça ainda mais com a ampliação da malha metroviária, podendo alcançar cerca de 10 milhões de passageiros transportados em 2014.

400 km de extensão
Uma das metas da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, até 2014, é a implantação de mais 30 km de linhas de metrô, ultrapassando 100 km e mais 40 quilômetros de CPTM, totalizando mais de 400 km de quilômetros de sistema metroferroviário na Região Metropolitana de São Paulo.

Entre os principais empreendimentos do Metrô estão a implantação da segunda fase da Linha 4, o prolongamento da Linha 5, a construção, em sistema monotrilho, da Linha 15, ligando o bairro Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, e da Linha 17 [ligação com o aeroporto de Congonhas].

Na CPTM, o foco é a modernização das seis linhas existentes, que recebem obras de infraestrutura, reconstrução e readequação das estações mais antigas e renovação da frota. Haverá ainda a expansão dos serviços da CPTM. Estudos para ligações ferroviárias regionais e trens expressos também foram contemplados.

Um comentário:

  1. É muito passageiro por ano, tem mesmo que modernizar todas as linhas e crescer mais e mais a cada ano!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores