sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Abril


Por Diego Silva

No quarto mês desse ano, as seguintes notícias foram destaque neste blog:

- Investigando o caos ferroviário
O Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana foi atrás de explicações para tantas falhas e avarias na CPTM. O resultado de tanta investigação foi publicado também aqui no blog.
Clique e relembre: Investigando o caos ferroviário 

- Blog pirata se passa pelo 'CPTM em Foco'
Curioso a que ponto chega a inveja alheia. Em abril, tivemos a infeliz surpresa de saber sobre um plágio descarado desta página, administrada sabe-se lá por quem. Imediatamente, acionamos todos os órgãos legais sobre a cópia, que foi retirada do ar. Suspeitas de quem o fez não faltam, mas até agora, ninguém foi descoberto.

- Obras da nova estação Ferraz paradas novamente
O que não é novidade. Muitas das obras da CPTM estão a passos de tartaruga, o que atrapalha todo o cronograma de entregas, além claro, de prejudicar ainda mais a vida do usuário, que se acomoda em estação provisórias muito simples, por vezes com piso de madeira.


- Para usuários, situação piora a cada dia
A situação piora principalmente por conta dos próprios usuários. O embarque na estação Luz é um verdadeiro caos, justamente por, sabe-se lá qual motivo, os usuários faltam arrancar as portas dos trens numa corrida por um assento. Se o embarque fosse civilizado e calmo, creio que o transporte fosse muito melhor. Para muitos, os trens são o pior transporte da capital.

- Demanda na CPTM cresceu
A demanda cresceu de maneira considerável, em contrapartida da oferta. Ainda faltam trens e novas estações, faltam mais linhas e mais interesse do Governo em investir nos trens. Por isso, a lotação de hoje está em níveis críticos.
Clique e relembre: Cresce número de passageiros        


- Casal em ato sexual é flagrado por câmera do trem
Essa notícia caiu como uma bomba: um casal simplesmente resolveu ir mais além à bordo de um trem da série 7000, na Linha 12-Safira. As câmeras (meros enfeites dos trens), filmaram toda a ação. Curiosamente, vazaram na mídia, que noticiou de todas as maneiras. Agora fica a dúvida: se essas imagens não tivessem vazado, haveria alguma providência a respeito?


- Expresso Turístico completa 3 anos
O Expresso Turístico completou seu terceiro ano em atividade em abril deste ano, sendo muito bem avaliado por grande parte de seus passageiros. Ainda opera com apenas três destinos (Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, sendo esta última o destino mais procurado), porém, com planos de ir mais longe em breve.

- Governo suspeita de sabotagem na CPTM
Diante de seguidas falhas e de seguidos dias de caos, o Governo investigou se a Companhia não passava por sabotagens. Até hoje, ninguém soube explicar o que aconteceu de fato, até porque as falhas continuam e os usuários continuam no mesmo problema de sempre.


- Governo define VLT que ligará ABC à Guarulhos
Uma futura linha, decidida a operar em formato VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), foi anunciada pelo Governo. Partindo da antiga Parada Pirelli e seguindo até Guarulhos, a nova linha teria integração com outros sistemas. Segundo informações, planos são para operação até 2020.


- Linha 12 deverá ganhar onze trens
Noticiado a transferência de trens da Linha 9-Esmeralda para a Linha 12-Safira, inicialmente apenas as composições da série 2070 seguiram para a zona leste. Os trens da série 3000 estão todos fora de serviço.

- Líder em panes, Linha 7 deverá fechar aos domingos
Não dá para apontar qual linha seja a mais problemática. Sabe-se que, aos poucos, o Governo enxerga que existem problemas em todas elas e está repassando dinheiro para tentar consertar aquilo que mais apresenta pioras: trens e sistemas de energia.


- Secretário: ''Confusão em F. Morato foi por motivação política''
O tumulto generalizado em Francisco Morato, gerado por conta da falha de um trem no horário de pico da manhã, foi o fim do pavio de paciência de uma população cansada de descasos. Claro, vandalismo não levará a lugar nenhum, muito pelo contrário. Se com o atual sistema está ruim, que dirá sem ele?

- Demanda e falta de estrutura geram problemas na CPTM
São mais de 2,5 milhões de usuários todos os dias. São 89 estações e pouco mais de 100 trens para tanta gente. É natural que algo apresente desequilibrio, ainda mais se falando de São Paulo.

- Corredor de integração no Brás é ponto de pedintes
Alvo de diversos pedintes, noticiei esse problema tentando mostrar à CPTM e ao Metrô sobre o que acontece naquele corredor. Até hoje, a CPTM não se manifestou sobre o assunto. O Metrô de São Paulo prometeu providências, já tomadas em determinadas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores