sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Janeiro

Diego Silva, editor do blog
Por Diego Silva

Caros leitores, mais um ano está indo embora... Este já é o terceiro ano que estou administrando este blog, para trazer notícias e novidades sobre o seu transporte. Esse ano de 2012 foi um ano atípico na CPTM, com muitos problemas, muitas falhas e indignação geral da população. Mas também tivemos entregas de novos trens, anúncios de mais investimentos, muitas obras para modernização e novas integrações. Vamos então voltar no tempo e relembrar tudo o que de mais importante aconteceu nesse ano, numa série especial de matérias, contando os destaques neste blog.

Incêndio atingiu Favela do Moinho no final de 2011
01.01.2012 - Demolição da Favela do Moinho
No final do ano passado, tivemos um incêndio de grandes proporções que afetou uma antiga edificação localizada entre as estações Luz, Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, conhecida como 'Favela do Moinho'. O prédio foi condenado e as autoridades competentes acharam por bem demolir todo o conjunto. Mas a demolição por si só foi um fracasso: durante a implosão, o prédio teve apenas as bases demolidas, ficando praticamente intacto. O processo por si só demorou quase duas semanas. Nesse meio tempo, os trens das linhas 7-Rubi e 8-Diamante ficaram impedidos de transitar no trecho especificado, alterando a circulação de usuários e aumentando o tráfego na Linha 3-Vermelha, que era a única alternativa de se chegar ao centro de São Paulo.

03.01.2012 - Novo layout do Blog CPTM em Foco
Ano novo, vida nova. Foi esse o pensamento para a virada de ano e a virada para uma nova mentalidade para administração deste blog. O projeto gráfico anterior, defasado, ficou para trás. Foi inserida uma nova imagem no cenário, valorizando os novos trens da CPTM. Todo o layout foi alterado, ganhando destaque nas páginas e com poucos links. Uma aparência mais jovem e simples, menos carregada, que possibilitou uma leitura mais agradável aos seguidores.
Clique e relembre: Conheça o seu novo blog


13.01.2012 - Linha 10 definitiva na estação Brás
A maior polêmica de 2011 ainda teve capítulos neste ano. Uma das alterações mais comentadas nos últimos tempos foi a exclusão da estação Luz da Linha 10-Turquesa, que passou a fazer terminal na estação Brás. Insatisfeitos, usuários fizeram manifestação, se uniram em redes sociais e fizeram seguidos protestos contra a decisão. Em vão. CPTM bateu o pé e decidiu que a linha do ABC ficaria mesmo no Brás. A notícia repercurtiu em diversos veículos de comunicação, principalmente neste blog, que trouxe a informação antes mesmo de acontecer, ainda em 2011.

Eletrocarro encerrou suas atividades em janeiro: não deixou saudades
16.01.2012 - O fim dos Eletrocarros
Dando início à renovação das frotas, a CPTM dava por encerrada a história da frota 5500, adquirida pela Fepasa em 1978. As composições, em aço inox, foram se degradando com o tempo e apresentavam seguidos problemas. Ainda chegaram a circular na Linha 8-Diamante, num momento completamente inesperado e saudoso. Mas por lá também não duraram. Aos dezesseis dias de janeiro, anunciávamos o fim desta frota, que ainda permanece em atividade, apenas com os trens modernizados pela Bombardier.

24.01.2012 - Aumento da tarifa da CPTM e do Metrô
Num 'furo jornalístico', antecipamos antes mesmo de qualquer canal de mídia que as tarifas da CPTM e do Metrô seriam reajustadas para R$ 3,00. A notícia, adquirida por uma fonte que mantém contato com diversas autoridades dos transportes, se confirmou em seguida, mostrando mais uma vez a credibilidade e rapidez deste blog em apurar as novidades e trazer em primeira mão aos seus leitores.

26.01.2012 - Demora para entrega dos CAF 8000
Prazo dado não é prazo cumprido. Essa máxima vem sendo cumprida à risca pela CPTM nos últimos anos. Promessas vagas, que ainda iludem os olhos dos usuários, são lançadas como a salvação do transporte, mas infelizemente, não é assim que as coisas funcionam. Nessa matéria, informamos o atraso para entregar os trens da série 8000. A Linha 8-Diamante, necessitada de reforço de frota, aguardava pelos novos trens.

Trens colidiram nas proximidades da estação Itapevi
27.01.2012 - Colisão de trens em Itapevi deixa sete feridos
Mal havíamos postado a matéria dos novos trens da Linha 8 e chegava a notícia de uma colisão em Itapevi. A história foi a seguinte: um trem teria avançado um sinal vermelho com permissão, vindo a colidir com outro que estava em transposição de via. Saldo geral: sete feridos, menos dois trens na operação e algumas explicações a serem dadas pelo presidente, pelo diretor de operações e pelo secretário.

30.01.2012 - Linha 9-Esmeralda na estação Lapa
Projeto ainda em discussão, mas se levado a sério será de grande benefício. Após o anúncio de se criar um trem expresso entre Pinheiros e Barueri, tivemos acesso à um plano da CPTM de levar a Linha 9-Esmeralda até a estação Lapa, integrando esta com as demais linhas que cortam o centro de São Paulo. Para tanto, seria necessário a construção de uma nova estação Lapa, completamente integrada, aquisição de novos trens, adequação da demanda e alterações no perfil da via.

Projeto da Nova Luz
31.01.2012 - Nova Luz
Outro projeto que parece trazer um grande alívio para o gargalo logístico no centro de São Paulo: a nova estação Luz. Subterrânea, seria construída onde hoje é o pátio da Luz. Abrigaria as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 10-Turquesa, 11-Coral e 14-Ônix (o então Expresso Aeroporto, projeto abandonado pelo Governo). Além disso, teria uma linha segregada para trens de carga e até mesmo para trens expressos. Traria ainda de bônus, o fechamento da estação Júlio Prestes, que viraria um Centro de Convenções.
Clique e relembre: Nova Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores